Bento XVI sepultado em três caixões

2

Ettore Ferrari / EPA

Funeral do Papa emérito Bento XVI

Bento XVI vai ser sepultado num caixão triplo na cripta da Basílica de S. Pedro, onde os papas são tradicionalmente enterrados. A primeira urna, em madeira de cipreste, será colocada dentro de um caixão de zinco, que será depois colocado dentro de um outro caixão em madeira de carvalho.

O funeral ocorreu esta quinta-feira, no Vaticano, após um velório de três dias. Durante esse período, o corpo de Bento XVI, que morreu no sábado passado aos 95 anos, esteve exposto no interior da Basílica de S. Pedro, indicou a Reuters.

De acordo com a agência, o Papa emérito foi velado sem símbolos papais, devido ao facto de ter morrido após ter abdicado.

O caixão de madeira de cipreste foi selado esta quarta-feira à noite, numa cerimónia específica que decorreu à porta fechada.

No seu interior foram colocados os símbolos do pontífice: vestes episcopais (pallia); moedas comemorativas e medalhas cunhadas durante os oito anos de pontificado de Bento XVI ; e um ato notarial, em latim, com a descrição dos traços marcantes da sua vida e dos pontos altos da sua governação, dentro de um cilindro de metal.

Após o fim da missa fúnebre, a urna do Papa emérito foi transportada para o interior da Basílica de S. Pedro para uma cerimónia privada que será acompanhada pelos cardeais. Depois de ser colocada no interior dos outros dois caixões, será transportada para a cripta.

Bento XVI será sepultado no antigo túmulo do seu antecessor, transladado para uma sepultura no interior da Basílica de S. Pedro depois da sua canonização, em 2011. Foi o próprio Papa emérito que escolheu o local.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.