Benfica vs Belenenses | “Pastéis” pagam factura alemã

goalpoint-benfica-belenenses-liga-nos-201617-1068x522

O Benfica regressou à liderança da Liga NOS com um resultado gordo, a fazer esquecer o desaire europeu de Dortmund.

A formação encarnada recebeu e venceu o Belenenses por 4-0, fazendo-se valer da eficácia na concretização na segunda parte, isto após ter rematado mais na primeira e consentido 12 disparos dos visitantes na etapa complementar.

André Almeida, Mitroglou, Salvio e Jonas fizeram os golos.

O Jogo explicado em Números

  • Entrada forte do Benfica, com muita pressão a empurrar o Belenenses para junto da sua grande área. Nos primeiros dez minutos as águias registavam 77% de posse, três remates (desenquadrados) e sete cruzamentos. Até que, aos 12, André Almeida isolou-se e fez o seu primeiro golo de sempre na Liga NOS com a camisola do Benfica, aproveitando um deslize defensivo de Miguel Rosa.
  • Formação do Restelo com dificuldades em reagir, mantendo-se a toada de jogo. Aos 25 minutos o Benfica tinha 76% de posse, cinco remates, um apenas à baliza, e o Belenenses nenhum. Diga-se, porém, que os encarnados registavam somente dois passes para ocasião, por Pizzi e André Almeida.
  • À meia-hora André Almeida era, curiosamente, o jogador que carregava o Benfica em termos ofensivos: marcou o golo, fez um dos dois passes para ocasião, era, a par de Pizzi, o jogador que mais vezes colocara a bola na grande área contrária e era o homem em campo com mais cruzamentos (5), e eficazes (2). Primeiro remate forasteiro apenas aos 37 minutos.
  • Superioridade total do Benfica ao intervalo, que chegou ao descanso na frente, graças a nove remates, dois enquadrados, 71% de posse, 87% de passes certos (368) e 12 cruzamentos de bola corrida. André Almeida, o melhor em campo até esta fase, com um GoalPoint Rating de 6.9, fez metade desses cruzamentos, tendo sucesso em três. O lateral, que jogou devido à lesão de última hora de Nélson Semedo, fez o golo da sua equipa, dois passes para ocasião e colocou a bola oito vezes na área contrária. É obra! Uma palavra para Pizzi, com 6.4 e 72 toques na bola em apenas 45 minutos.
  • Reacção do Belenenses logo após o reatamento, com 59% de posse de bola, dois remates, um deles enquadrado e outro ao poste, por Miguel Rosa, aos 51 minutos. Mas na resposta, Kostas Mitroglou (52′) levantou o estádio com um grande remate, colocado, de fora da área, para o 2-0, o seu 14º golo nesta Liga NOS.
  • Salvio fez, à hora de jogo, o 3-0, com um excelente remate de fora da área. O encontro estava praticamente decidido, com o Benfica a marcar dois golos quando o Belenenses tentava reagir. Após o 3-0 as duas formações registavam quatro remates cada no segundo tempo, 3-2 em enquadrados. No total o Belém somava quatro remates de fora da área (o Benfica sete), em cinco tentativas, o que explica o menor aproveitamento.
  • Samaris também em destaque por volta dos 70 minutos, ele que acertara 75 de 80 passes, recuperara nove vezes a bola, ganhara oito de 11 duelos e somara cinco desarmes.
  • A verdade é que, a cinco minutos do fim, o Belenenses somava 11 remates, sendo dez deles fruto da exibição mais conseguida na segunda parte. Os três enquadrados aconteceram também no segundo tempo – o Benfica registava seis na etapa complementar, quatro à baliza.
  • A fechar, o 4-0, de Jonas, que regressou aos golos já nos descontos, após assistência de Mitroglou.

O Homem do Jogo

Não marcou nenhum golo, nem sequer fez qualquer assistência. Mas a sua influência no futebol benfiquista está sempre presente. Pizzi foi o melhor nesta partida (por pouco, diga-se), com um GoalPoint Rating de 7.3, mercê de uma exibição consistente, na qual todo o jogo da equipa passou por si. Fez vários passes de ruptura (oito longos certos), dois para ocasião, rematou duas vezes (enquadradas), tocou 111 vezes na bola e realizou quatro desarmes e duas intercepções. Pendular.

Jogadores em foco

  • Salvio 7.1 – O segundo melhor da noite. Fez um golo em quatro remates, uma assistência e teve sucesso em dois de quatro dribles. Não foi explosivo, mas decidiu quase sempre bem.
  • Samaris 6.9 – Esteve muito em jogo. Ofensivamente inexistente, garantiu o equilíbrio defensivo que a equipa precisava. Tocou 117 vezes na bola, acertou 93% dos seus passes, ganhou nove de 12 duelos, fez 11 recuperações de bola, cinco desarmes e três intercepções.
  • André Almeida 6.7 – Nunca tinha marcado pelo Benfica na Liga, mas fê-lo ante o Belenenses, sua antiga equipa (não festejou). Esteve muito bem a atacar, com três passes para ocasião, seis tentativas de drible com três eficazes e colocou a bola dez vezes na área contrária.
  • D. Duarte 6.6 – O melhor do Belenenses. A pressão do Benfica foi intensa, o que deu aos centrais dos azuis muito trabalho, e Duarte não desiludiu, com dois desarmes, seis intercepções e seis alívios.
  • Mitroglou 6.6 – Grande jogo do grego. Marcou um excelente golo, assistiu Jonas para o 4-0 e esteve muito bem na movimentação, pecando apenas nas três vezes em que caiu em fora-de-jogo.

Resumo

goalpoint-benfica-belenenses-liga-nos-201617-ratings

PARTILHAR

RESPONDER

Lares britânicos recomendam idosos a assinar cláusula de "não-reanimação"

Lares britânicos recomendaram aos mais velhos que assinassem uma cláusula de "não-reanimação" para que as camas dos hospitais não fossem ocupadas por pessoas com uma menor probabilidade de sobreviver. No Reino Unido, surgem denúncias de que …

Costa admite segunda onda de covid-19. E dá 4 de maio como limite para normalizar ensino

Esta sexta-feira, em entrevista à Rádio Renascença, o primeiro-ministro disse que não é altura de se "baixar a guarda" e assegurou que a decisão mais difícil é a da reabertura das escolas. Para vencer esta batalha …

Encontradas centenas de garrafas de cerveja tóxica da era vitoriana

Mais de 600 garrafas de cerveja com cerca de 140 anos foram encontradas no Reino Unido. Muitas ainda continham cerveja, que estava contaminada com elevados níveis de chumbo. Uma equipa de arqueólogos encontrou mais de 600 …

Há um fármaco, ainda em teste, que bloqueia efeitos da covid-19

Investigadores conseguiram decifrar como o SARS-CoV-2 interage e infeta as células humanas do rim e, a partir daí, começaram a testar o potencial do fármaco. Investigadores de um estudo internacional identificaram um fármaco, em fase clínica …

Europa quer usar Mecanismo Europeu de Estabilidade (e Centeno pode ir buscar 6 mil milhões)

O jornal espanhol El País revelou algumas das medidas de apoio às economias da Zona Euro que estão a ser preparadas pelo Eurogrupo. Portugal pode aceder a 6,3 mil milhões de euros. Os ministros da Finanças …

Cientistas descobrem novo parente do velociraptor nos Estados Unidos

Cientistas descobriram no Novo México, nos Estados Unidos, fósseis do chamado primo sul-americano do Velociraptor. De acordo com o site IFLScience, o Dineobellator notohesperus viveu durante o Cretáceo Superior, há cerca de 67 milhões de anos, …

Não é tempo de discutir aumentos. Prioridade da Função Pública é "garantir salários a 100%"

Pedro Siza Vieira não tem a certeza se os aumentos prometidos à Função Pública continuam de pé. Sindicatos dizem que a prioridade é garantir salários a 100% a todos os trabalhadores. O Governo prometeu à Função …

Elementos da equipa de Guaidó terão sido "sequestrados"

A oposição venezuelana denunciou esta sexta-feira que 10 colaboradores do líder opositor e presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, “foram sequestrados” nos últimos dias pelas forças de segurança. “Dez membros da sua equipa foram sequestrados, cinco …

Há um micróbio que pode metabolizar um dos plásticos mais difíceis de reciclar

Cientistas identificaram um micróbio que pode ajudar a decompor um dos plásticos mais resistentes que existem atualmente. Segundo o site Science Alert, o micróbio em questão é uma bactéria chamada Pseudomonas sp. TDA1 e poderá romper …

Fusão de estrelas de neutrões ajudou a formar o Sistema Solar

Uma nova investigação revelou que as colisões de estrelas de neutrões deram origem aos elementos pesados do Sistema Solar. Duas estrelas de neutrões a colidirem uma com a outra é um fenómeno extremamente raro. No entanto, …