Benfica vs Belenenses | “Pastéis” pagam factura alemã

goalpoint-benfica-belenenses-liga-nos-201617-1068x522

O Benfica regressou à liderança da Liga NOS com um resultado gordo, a fazer esquecer o desaire europeu de Dortmund.

A formação encarnada recebeu e venceu o Belenenses por 4-0, fazendo-se valer da eficácia na concretização na segunda parte, isto após ter rematado mais na primeira e consentido 12 disparos dos visitantes na etapa complementar.

André Almeida, Mitroglou, Salvio e Jonas fizeram os golos.

O Jogo explicado em Números

  • Entrada forte do Benfica, com muita pressão a empurrar o Belenenses para junto da sua grande área. Nos primeiros dez minutos as águias registavam 77% de posse, três remates (desenquadrados) e sete cruzamentos. Até que, aos 12, André Almeida isolou-se e fez o seu primeiro golo de sempre na Liga NOS com a camisola do Benfica, aproveitando um deslize defensivo de Miguel Rosa.
  • Formação do Restelo com dificuldades em reagir, mantendo-se a toada de jogo. Aos 25 minutos o Benfica tinha 76% de posse, cinco remates, um apenas à baliza, e o Belenenses nenhum. Diga-se, porém, que os encarnados registavam somente dois passes para ocasião, por Pizzi e André Almeida.
  • À meia-hora André Almeida era, curiosamente, o jogador que carregava o Benfica em termos ofensivos: marcou o golo, fez um dos dois passes para ocasião, era, a par de Pizzi, o jogador que mais vezes colocara a bola na grande área contrária e era o homem em campo com mais cruzamentos (5), e eficazes (2). Primeiro remate forasteiro apenas aos 37 minutos.
  • Superioridade total do Benfica ao intervalo, que chegou ao descanso na frente, graças a nove remates, dois enquadrados, 71% de posse, 87% de passes certos (368) e 12 cruzamentos de bola corrida. André Almeida, o melhor em campo até esta fase, com um GoalPoint Rating de 6.9, fez metade desses cruzamentos, tendo sucesso em três. O lateral, que jogou devido à lesão de última hora de Nélson Semedo, fez o golo da sua equipa, dois passes para ocasião e colocou a bola oito vezes na área contrária. É obra! Uma palavra para Pizzi, com 6.4 e 72 toques na bola em apenas 45 minutos.
  • Reacção do Belenenses logo após o reatamento, com 59% de posse de bola, dois remates, um deles enquadrado e outro ao poste, por Miguel Rosa, aos 51 minutos. Mas na resposta, Kostas Mitroglou (52′) levantou o estádio com um grande remate, colocado, de fora da área, para o 2-0, o seu 14º golo nesta Liga NOS.
  • Salvio fez, à hora de jogo, o 3-0, com um excelente remate de fora da área. O encontro estava praticamente decidido, com o Benfica a marcar dois golos quando o Belenenses tentava reagir. Após o 3-0 as duas formações registavam quatro remates cada no segundo tempo, 3-2 em enquadrados. No total o Belém somava quatro remates de fora da área (o Benfica sete), em cinco tentativas, o que explica o menor aproveitamento.
  • Samaris também em destaque por volta dos 70 minutos, ele que acertara 75 de 80 passes, recuperara nove vezes a bola, ganhara oito de 11 duelos e somara cinco desarmes.
  • A verdade é que, a cinco minutos do fim, o Belenenses somava 11 remates, sendo dez deles fruto da exibição mais conseguida na segunda parte. Os três enquadrados aconteceram também no segundo tempo – o Benfica registava seis na etapa complementar, quatro à baliza.
  • A fechar, o 4-0, de Jonas, que regressou aos golos já nos descontos, após assistência de Mitroglou.

O Homem do Jogo

Não marcou nenhum golo, nem sequer fez qualquer assistência. Mas a sua influência no futebol benfiquista está sempre presente. Pizzi foi o melhor nesta partida (por pouco, diga-se), com um GoalPoint Rating de 7.3, mercê de uma exibição consistente, na qual todo o jogo da equipa passou por si. Fez vários passes de ruptura (oito longos certos), dois para ocasião, rematou duas vezes (enquadradas), tocou 111 vezes na bola e realizou quatro desarmes e duas intercepções. Pendular.

Jogadores em foco

  • Salvio 7.1 – O segundo melhor da noite. Fez um golo em quatro remates, uma assistência e teve sucesso em dois de quatro dribles. Não foi explosivo, mas decidiu quase sempre bem.
  • Samaris 6.9 – Esteve muito em jogo. Ofensivamente inexistente, garantiu o equilíbrio defensivo que a equipa precisava. Tocou 117 vezes na bola, acertou 93% dos seus passes, ganhou nove de 12 duelos, fez 11 recuperações de bola, cinco desarmes e três intercepções.
  • André Almeida 6.7 – Nunca tinha marcado pelo Benfica na Liga, mas fê-lo ante o Belenenses, sua antiga equipa (não festejou). Esteve muito bem a atacar, com três passes para ocasião, seis tentativas de drible com três eficazes e colocou a bola dez vezes na área contrária.
  • D. Duarte 6.6 – O melhor do Belenenses. A pressão do Benfica foi intensa, o que deu aos centrais dos azuis muito trabalho, e Duarte não desiludiu, com dois desarmes, seis intercepções e seis alívios.
  • Mitroglou 6.6 – Grande jogo do grego. Marcou um excelente golo, assistiu Jonas para o 4-0 e esteve muito bem na movimentação, pecando apenas nas três vezes em que caiu em fora-de-jogo.

Resumo

goalpoint-benfica-belenenses-liga-nos-201617-ratings

PARTILHAR

RESPONDER

Gabinetes dos novos membros do Governo custam 71 milhões de euros

O novo Governo terá 70 gabinetes no total, que representarão uma despesa anual de, pelo menos, 71 milhões de euros aos cofres públicos, mais sete milhões de euros do que o último. O primeiro-ministro, António Costa, …

Fim do cessar fogo na Síria. Turquia ameaça que milicianos curdos no terreno serão abatidos

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos (EUA) para permitir que as milícias curdas saiam do nordeste da Síria termina esta terça-feira, pelas 19:00 (20:00 em Lisboa), …

Ministro adjunto cabo-verdiano encontrado morto no gabinete

O ministro adjunto do primeiro-ministro de Cabo Verde para a Integração Regional, Júlio Herbert, foi encontrado morto, esta segunda-feira, no seu gabinete, no Palácio do Governo, na Praia, confirmou fonte governamental. Elementos da Polícia Nacional cabo-verdiana …

"Risco de desvio significativo" nas contas do Governo. Bruxelas com reservas sobre esboço do OE2020

A Comissão Europeia (CE) pediu esta terça-feira ao Governo português que apresente uma versão atualizada do projeto orçamental para 2020 “tão cedo quanto possível”, observando que o ‘esboço’ recebido aponta para o risco de um …

Goldman Sachs. Funcionário acusado de divulgar informação em troca de dinheiro

Bryan Cohen, vice-presidente de um dos departamentos do Goldman Sachs, foi acusado de tirar proveito de um esquema que gerou alegadamente cerca de 2,3 milhões de euros em lucros ilegais. Nos últimos 18 meses, dois funcionários …

Encontrada carruagem romana milenar com restos fósseis dos cavalos

Uma equipa de arqueólogos do Museu da Cidade de Vinkovci e do Instituto da Arqueologia de Zagreb, na Croácia, encontrou uma carruagem romanda de duas rodas com os corpos fossilizados de dois cavalos. Os especialistas consideram …

Caos no Chile. Governo anula aumento do preço do metro que iniciou protestos

O Governo do Chile anulou esta segunda-feira o aumento do preço dos bilhetes do metropolitano, depois de a medida ter provocado violentos protestos que se generalizaram no país. Esta terça-feira, com apenas uma linha do metro …

Deputado do PSD apela a Marcelo a que não dê posse a Cabrita até bombeiros receberem pagamentos em atraso

O deputado do PSD Duarte Marques, que costuma tratar dos assuntos da Proteção Civil, apelou esta segunda-feira ao Presidente da República par não dê posse ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, enquanto o Estado …

Cientistas "ressuscitaram" o gene que fez nascer a malária

O gene ancestral que fez nascer a doença mais mortal da História foi "ressuscitado" por cientistas, para que lhes fosse possível perceber a série de eventos que levou o parasita da malária a infetar humanos. A …

Governo anuncia acordo para dívida do sistema de ação social dos militares

Os ministérios da Defesa Nacional e das Finanças assinam “até ao final da semana” um acordo para a regularização de dívidas do Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA) aos prestadores de saúde, foi …