Benfica volta a França nos “quartos” da Liga Europa; Champions com a mesma “final antecipada” há três anos

Jean-Christophe Bott / EPA

O sorteio da Liga Europa, desta sexta-feira, em Nyon (Suíça), ditou um duelo entre Benfica e Marselha nos quartos-de-final da Liga Europa. Momentos antes, foi anunciada uma “final antecipada” entre Manchester City e Real Madrid, pelo terceiro ano consecutivo, no sorteio da Liga dos Campeões

O campeão em título Manchester City vai defrontar o “dono da orelhuda”, o Real Madrid, que tem 14 troféus, no “jogo grande” dos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

Ingleses e espanhóis vão reeditar as meias-finais das duas últimas edições da prova, com decisão em Inglaterra.

Há dois anos, o Real Madrid passou e ganhou a competição; no ano passado, aconteceu o contrário.

O duelo entre os ingleses, de Rúben Dias, Bernardo Silva e Matheus Nunes, e espanhóis encabeça o ‘cartaz’ e é o único duelo entre anteriores vencedores.

O Arsenal, finalista em 2005/06 e ‘carrasco’ do FC Porto nos ‘oitavos’ desta edição, vai medir forças com o Bayern Munique, que, na 22.ª presença nos ‘quartos’ na ‘era Champions’ (desde 1992/93), vai em busca do seu sétimo título, e primeiro desde 2019/20.

A formação bávara, a 10 pontos do Bayer Leverkusen na Bundesliga, aposta tudo na Liga dos Campeões, enquanto os ‘gunners’, de Fábio Vieira e Cédric Soares, estão muito focados na Premier League, que lideram, com os mesmos pontos do Liverpool e mais um do que o City.

Pela experiência na prova, e com a segunda mão em casa, a formação em que alinha o português Raphaël Guerreiro parte como favorita, sendo que, seguindo em frente, vai ter pela frente nas ‘meias’ o City ou o Real Madrid.

O outro lado do quadro, do qual sairá o outro finalista, é “bem menos categorizado”, considera a análise da agência Lusa.

O Paris Saint-Germain, que lidera destacadamente a Ligue 1, vai medir forçar com o FC Barcelona, num embate que reedita, pela mesma ordem, o célebre duelo de 2016/17, com os parisienses a ganharam por 4-0 em casa e a perderem por 6-1 fora.

Os parisienses, de Nuno Mendes, Danilo Pereira, Vitinha e Gonçalo Ramos, partem com ligeiro favoritismo, mas os catalães, de João Cancelo e João Félix, são imprevisíveis e têm potencial, sobretudo individual, para assustar qualquer adversário.

O duelo teoricamente menos empolgante é o que opõe o Atlético de Madrid ao Borussia Dortmund, equipas que não disputam os títulos nos respetivos países.

Os ‘colchoneros’, que já foram três vezes finalistas, a última em 2015/16, são quartos na La Liga, a 14 pontos do líder Real Madrid, enquanto o Dortmund, campeão europeu em 1996/97, também é quarto na Bundesliga, a 20 pontos do Bayer Leverkusen.

Os encontros dos ‘quartos’ disputam-se em abril, em 9 e 10 (primeira mão) e 16 e 17 (segunda mão), com as ‘meias’ em 30 de abril e 1 de maio (primeira mão) e 7 e 8 de maio (segunda mão). A final realiza-se em Wembley, a 1 de junho.

Benfica reencontra Marselha

Na Liga Europa, o Benfica, sobrevivente português nas taças europeias, defronta os franceses do Marselha nos quartos-de-final.

A primeira mão realiza-se no Estádio da Luz, em Lisboa, a 11 de abril, e a segunda uma semana depois, no dia 18, em França.

Os ‘encarnados’ estiveram por cinco vezes nos ‘quartos’ da Liga Europa, conseguindo três apuramentos, para ‘cair’ nas meias-finais em 2010/11 e na final em 2012/13 e 2013/14, e duas eliminações, em 2009/10 e 2018/19.

Em caso de apuramento, o Benfica defrontará nas meias-finais o vencedor da eliminatória entre os ingleses do Liverpool e os italianos da Atalanta, ‘carrascos’ do Sporting, com primeira mão em casa, a 2 de maio, e segunda fora, a 9 de maio.

Benfica e Marselha defrontaram-se pela última vez em jogos oficiais, na época 2009/10, nos oitavos-de-final da mesma competição, com a eliminatória a ser favorável às águias. Curiosamente, na fase seguinte, o Benfica acabou por cair aos pés do Liverpool – mas pode ser que este ano o rumo seja diferente.

Do outro lado do quadro vai haver clássico italiano entre AC Milan e Roma e ainda um Bayer Leverkusen – West Ham.

A final da presente edição Liga Europa está marcada para 22 de maio, em Dublin, na República Irlanda.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.