Benfica bate Sporting e vence segunda edição da Taça da Liga feminina

O Benfica conquistou esta quarta-feira, pela segunda vez, a Taça da Liga feminina de futebol, ao vencer o Sporting por 2-1 na final da segunda edição, que se disputou em Leiria.

Com uma entrada muito forte, as encarnadas marcaram dois golos no primeiro quarto de hora, vantagem que garantiu a vitória na segunda edição da competição, mesmo jogando mais de uma parte com menos um elemento.

O Sporting, que esta época já tinha ganhado duas vezes ao Benfica para o campeonato, ainda reduziu, mas não evitou a derrota, desperdiçando a superioridade numérica e várias oportunidades para empatar.

Os primeiros minutos em Leiria foram fatais para o Sporting. Um conjunto de erros abriu brechas defensivas que o Benfica explorou bem.

Logo aos 4 minutos, Andreia Jacinto perdeu uma bola à entrada da área, as centrais hesitaram e a guarda-redes Inês Pereira ainda defendeu a primeira tentativa de Kika Nazareth, mas não travou o remate de Cloé Lacasse.

O Benfica, que vinha de uma derrota em casa para o campeonato frente às leoas, esteve sempre melhor organizado e mais concentrado. As avançadas foram sempre setas apontadas à baliza do Sporting e Kika Nazareth quase marcou aos 10 minutos. Isolada, atirou por cima.

O 2-0 chegou minutos depois: Ana Borges derrubou Kika dentro da área e Nycole Raysla converteu com qualidade a grande penalidade aos 13 minutos.

O Benfica quase voltou a marcar aos 23 minutos, numa das várias escapadas de Cloé Lacasse, mas o remate da canadiana foi travado por Inês Pereira.

O Sporting tentou reagir, mas só voltou a dominar após a expulsão de Beatriz Cameirão, aos 34 minutos.

Jogando a toda a largura do campo e com pressão à saída da grande área contrária, as leoas reduziram logo após o intervalo, num cabeceamento ao segundo poste da jogadora Bruna Lourenço, após cruzamento de Ana Capeta.

O golo agitou o jogo e, na resposta, o Benfica quase marcou por duas vezes, por Kika e Cloé, mas o Sporting também esteve a centímetros do empate, num desvio de Tatiana Pinto que rasou o poste.

Com menos uma jogadora, o Benfica acusou o desgaste e, à medida que os minutos passavam, foi recuando cada vez mais, deixando o ataque entregue à velocidade de Cloé Lacasse. Mas foi o suficiente para o Sporting não arriscar, pois, mesmo com as adversárias remetidas ao meio-campo, as quatro defesas mantiveram-se em sentido.

Até ao final, as sportinguistas tiveram o golo mais duas vezes nos pés – aos 83 minutos Andreia Jacinto atirou por cima e Carolina Mendes rematou à barra aos 90 –, mas o Benfica segurou a vantagem e conquistou a Taça da Liga.

Em janeiro, o Benfica tinha derrotado o Sporting de Braga na final da primeira edição, adiada para este ano, devido à pandemia de covid-19.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Fisco vai devolver 82 milhões no IVAucher

O programa IVAucher irá devolver aos contribuintes 82 milhões de euros, anunciou, esta terça-feira, António Mendonça Mendes. O secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, anunciou esta terça-feira que os contribuintes acumularam …

Creches passam a ser gratuitas para todas as crianças do 2.º escalão

Esta terça-feira, o Governo anunciou o alargamento da gratuitidade das creches a todas as crianças dos agregados do 2.º escalão de rendimentos da comparticipação familiar.  A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de …

Bissouma disse que é o melhor médio na Premier League. O que dizem os números?

O jogador do Brighton & Hove Albion apresenta dados importantes, numa equipa que está no quarto lugar da Premier League. As declarações causaram algum impacto e também foram reproduzidas pelo ZAP: “Não quero ser arrogante, mas …

Governo britânico expôs acidentalmente identidade de mais de 250 tradutores afegãos

Os endereços eletrónicos de mais de 250 afegãos que colaboraram com as forças britânicas e procuram realocação no Reino Unido foram divulgados por engano pelo Ministério da defesa britânico. O Ministério da Defesa britânico expôs as …

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Pandemia já matou quase tantos norte-americanos como a gripe espanhola

A covid-19 já matou quase tantos norte-americanos, no último ano e meio, como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, de acordo com dados esta terça-feira divulgados pela Universidade Johns Hopkins. Embora o aumento das novas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: A sexta, a bonança e um festival de juventude

O pleno das águias, o regresso do campeão às vitórias e um dragão jovem com chama alta. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. A prática de Darwin SL Benfica 3 …