Benfica bate Sporting e vence segunda edição da Taça da Liga feminina

O Benfica conquistou esta quarta-feira, pela segunda vez, a Taça da Liga feminina de futebol, ao vencer o Sporting por 2-1 na final da segunda edição, que se disputou em Leiria.

Com uma entrada muito forte, as encarnadas marcaram dois golos no primeiro quarto de hora, vantagem que garantiu a vitória na segunda edição da competição, mesmo jogando mais de uma parte com menos um elemento.

O Sporting, que esta época já tinha ganhado duas vezes ao Benfica para o campeonato, ainda reduziu, mas não evitou a derrota, desperdiçando a superioridade numérica e várias oportunidades para empatar.

Os primeiros minutos em Leiria foram fatais para o Sporting. Um conjunto de erros abriu brechas defensivas que o Benfica explorou bem.

Logo aos 4 minutos, Andreia Jacinto perdeu uma bola à entrada da área, as centrais hesitaram e a guarda-redes Inês Pereira ainda defendeu a primeira tentativa de Kika Nazareth, mas não travou o remate de Cloé Lacasse.

O Benfica, que vinha de uma derrota em casa para o campeonato frente às leoas, esteve sempre melhor organizado e mais concentrado. As avançadas foram sempre setas apontadas à baliza do Sporting e Kika Nazareth quase marcou aos 10 minutos. Isolada, atirou por cima.

O 2-0 chegou minutos depois: Ana Borges derrubou Kika dentro da área e Nycole Raysla converteu com qualidade a grande penalidade aos 13 minutos.

O Benfica quase voltou a marcar aos 23 minutos, numa das várias escapadas de Cloé Lacasse, mas o remate da canadiana foi travado por Inês Pereira.

O Sporting tentou reagir, mas só voltou a dominar após a expulsão de Beatriz Cameirão, aos 34 minutos.

Jogando a toda a largura do campo e com pressão à saída da grande área contrária, as leoas reduziram logo após o intervalo, num cabeceamento ao segundo poste da jogadora Bruna Lourenço, após cruzamento de Ana Capeta.

O golo agitou o jogo e, na resposta, o Benfica quase marcou por duas vezes, por Kika e Cloé, mas o Sporting também esteve a centímetros do empate, num desvio de Tatiana Pinto que rasou o poste.

Com menos uma jogadora, o Benfica acusou o desgaste e, à medida que os minutos passavam, foi recuando cada vez mais, deixando o ataque entregue à velocidade de Cloé Lacasse. Mas foi o suficiente para o Sporting não arriscar, pois, mesmo com as adversárias remetidas ao meio-campo, as quatro defesas mantiveram-se em sentido.

Até ao final, as sportinguistas tiveram o golo mais duas vezes nos pés – aos 83 minutos Andreia Jacinto atirou por cima e Carolina Mendes rematou à barra aos 90 –, mas o Benfica segurou a vantagem e conquistou a Taça da Liga.

Em janeiro, o Benfica tinha derrotado o Sporting de Braga na final da primeira edição, adiada para este ano, devido à pandemia de covid-19.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.