/

Benfica vence Penafiel e volta a ter seis pontos sobre FC Porto

SportLisboaBenfica / Facebook

-

Talisca, Jonas e Jardel apontaram os golos que valeram este domingo a vitória do Benfica sobre o Penafiel (3-0), em jogo da 15ª jornada da Primeira Liga.

Ainda durante o primeiro tempo, Talisca abriu a contagem, igualando Maazou, do Marítimo, no segundo lugar da lista dos melhores marcadores da prova (9 golos), e, na etapa complementar, Jonas (78) e Jardel (88) selaram o triunfo, que volta a deixar a equipa da Luz com seis pontos de vantagem sobre o FC Porto, segundo classificado.

Com Lisandro ao lado de Jardel no eixo defensivo e Gaitán de regresso à ala esquerda do ataque ‘encarnado’, o Benfica deixou o primeiro aviso logo aos quatro minutos, quando Maxi Pereira tentou desviar um cruzamento de Ola John, sem sucesso.

Aos 14, foi o avançado holandês que surge em boa posição, depois de tabelar com Lima, mas o penafidelense Vítor Bruno consegue o desarme na ‘hora h’.

Sete minutos volvidos, as ‘águias’ dispuseram de uma oportunidade soberana para marcar, graças a uma “oferta” de Coelho – o guardião saiu da baliza para agarrar uma bola pelo ar, mas deixou-a escapar e esta ficou à mercê de Jonas, que não conseguiu mais do que ganhar o canto.

O golo do Benfica chegaria ainda durante o primeiro tempo, graças a uma jogada desenhada por Gaitán, Lima e Talisca: o argentino fez uma grande abertura para o número 11 dos ‘encarnados’, que ‘sentou’ Bura e serviu o compatriota Talisca.

As ‘águias’ não deslumbravam, mas davam a sensação de ter o jogo controlado, muito graças a um adversário que se revelou quase sempre inofensivo no ataque.

A prová-lo, o facto de a formação de Rui Quinta ter feito apenas um remate em toda a primeira parte – por Tony, aos sete, mas o tiro saiu muito por cima -, ao passo que a equipa de Jorge Jesus esteve perto de dilatar a vantagem ainda antes do intervalo, mérito de uma ‘trivela’ de Gaitán, que saiu a rasar a barra (45+1).

No reatamento, o Penafiel não deu o jogo por perdido e, aos 49, festejou mesmo o empate, quando Rabiola, na sequência de um livre, cabeceou para o fundo das redes, mas o avançado partiu de posição irregular.

Só que, aos 65, Tony foi expulso por acumulação de cartões amarelos e o tímido fulgor dos penafidelenses rapidamente se esgotou.

Na resposta, o Benfica ia-se acercando da baliza de Coelho e, já depois de Lima não ter dado o melhor seguimento a um cruzamento de Gaitán (76), Maxi Pereira combinou com Ola John na direita e assistiu Jonas que, com o peito, fez o segundo golo do encontro (78).

Frente a um Penafiel já sem capacidade de reação, o Benfica chegaria ao 3-0 final (88), na sequência de um canto, graças a um cabeceamento certeiro do brasileiro Jardel.

Futebol 365

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.