Benfica vence Galatasaray e lidera grupo da Champions

Miguel A. Lopes / Lusa

-

O Benfica deu hoje um passo de ‘gigante’ rumo aos ‘oitavos’ da Liga dos Campeões em futebol, nos quais só chegou uma vez nos seis anos da ‘era Jorge Jesus’, ao bater em casa o Galatasaray por 2-1.

Os ‘trintões’ brasileiros Jonas, aos 52 minutos, e Luisão, aos 67, após bolas paradas de Gaitán, apontaram os tentos do conjunto de Rui Vitória, que se isolou na liderança do Grupo C, com nove pontos, contra sete do Atlético de Madrid e quatro dos turcos.

Para repetir 1994/95 (diretamente para os ‘quartos’), 2005/06 e 2011/12, o Benfica precisa de dois pontos, mas até pode perder os dois jogos, bastando, por exemplo, que os turcos não vençam na próxima ronda em Madrid.

A vitória dos ‘encarnados’, que criaram mais e melhores oportunidades, foi inteiramente merecida, mas os turcos ainda empataram aos 58 minutos, pelo alemão Podolski, que decidira na Turquia, e assustaram no final, depois da expulsão de Gaitán, por acumulação de amarelos, aos 85.

Face ao jogo de Istambul, o Benfica trocou apenas o castigado Samaris por Talisca, já titular face ao Tondela, enquanto o Galatasaray entrou com Olcan Adin, Denayer e Burak Yilmaz nos lugares de Carole, Öztekin e Omut Bulut.

A formação ‘encarnada’ entrou melhor, dominadora e rematadora, mas as tentativas de Gaitán (03 e 05 minutos), Jiménez (05), Gonçalo Guedes (11 e 14) e Jonas (19) não fizeram mexer o marcador.

Mais defensivo, pela certa, o Galatasaray só assustou aos 21 minutos, após tabela entre Sneijder e Podolski, com resposta pronta do Benfica, primeiro por Jonas e depois por Gonçalo Guedes, que, isolado por Gaitán, escorregou.

Com o passar dos minutos, e sem marcar, o conjunto de Rui Vitória perdeu confiança e fluidez, o que permitiu aos turcos equilibrarem o jogo até ao intervalo, mesmo longe da baliza de Júlio César, sem trabalho na primeira parte.

A formação da casa veio revigorada do intervalo, muito pressionante, e instalou-se no meio campo dos tucos, conseguindo adiantar-se no marcador aos 52 minutos, por Jonas, que se estreou a marcar na ‘Champions’.

Gaitán marcou um livre, ‘estudado’, para a cabeça de Jardel, o central, sobre a esquerda, colocou a bola no centro da área, Luisão deixou ficar e o ponta de lança brasileiro ‘fuzilou’ de pé esquerdo.

A vantagem do Benfica durou pouco, já que, seis minutos volvidos, aos 58, os turcos restabeleceram a igualdade, por Podolski, que aproveitou um ressalto e não perdoou, depois de um passe de Sneijder.

Os comandados de Rui Vitória não se mostraram, porém, afetados com o golo e partiram em busca do segundo, com Jiménez (62) e Talisca (65) a serem os primeiros a tentar, com remates de fora da área.

O segundo chegaria em nova jogada de bola parada, desta vez um canto. Gaitán marcou na esquerda, Jiménez ganhou um ressalto e centrou, com a bola a seguir para Luisão, que dominou e colocou a bola no ângulo superior esquerdo.

Novamente em vantagem, o Benfica foi então em busca de a aumentar, o que esteve muito perto de conseguir por duas vezes, aos 72 e 84 minutos, em ambas as ocasiões com Gaitán e Jiménez como protagonistas.

O terceiro não surgiu e, aos 85 minutos, as coisas complicaram-se, com Gaitán a perder a bola e a fazer um falta para evitar o contra ataque dos turcos, que lhe custou o segundo amarelo. Não jogará em Astana.

Mesmo com menos um, o Benfica poderia ter ‘acabado’ com o jogo, por Pizzi e Carcela, entretanto entrados, mas os instantes finais foram de sofrimento, com Júlio César a salvar perante Umut Bulut e Yasin Öztekin a atirar para as ‘nuvens’, já nos descontos.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …