Reforços em destaque. Benfica e Sporting superam testes de pré-época

SL Benfica / Twitter

Everton Cebolinha no SL Benfica vs Bournemouth.

Benfica e Sporting venceram os seus respetivos encontros de pré-temporada. De ambos os lados estiveram em evidência reforços para a nova época, nomeadamente Everton e ‘Pote’.

O Benfica venceu, este domingo, os ingleses do Bournemouth, por 2-1, em jogo de pré-temporada disputado no Estádio da Luz, com golos de belo efeito numa primeira parte com muita intensidade e bom futebol dos ‘encarnados’.

O médio marroquino Taarabt, aos 14 minutos, e o reforço brasileiro Everton, aos 21, apontaram os golos da equipa comandada por Jorge Jesus, enquanto o holandês Arnaut Danjuma, aos 17, fez o golo do Bournemouth, que vai disputar o segundo escalão de Inglaterra, após ter sido despromovido na época transata da Liga inglesa.

Jorge Jesus não pôde contar com o guarda-redes Helton Leite, os defesas Jardel e Grimaldo, o médio Samaris e o avançado Pedrinho, devido a lesão, deixando de fora da ficha de jogo, por opção técnica, o médio David Tavares e os avançados Jota e Dyego Sousa.

Com grande intensidade, pressão alta e ordem para atirar de meia distância, o Benfica apresentou movimentações ofensivas interessantes, sobretudo na primeira parte, diante dos ingleses, que resultaram em várias situações de perigo e jogadas de muito bom nível no último terço do terreno, a começar pelo fantástico ‘tiro’ ao ângulo superior de Taarabt, aos 14 minutos, num lance que se iniciou com uma recuperação de bola do marroquino na zona defensiva dos ingleses.

Respondeu rápido o Bournemouth, com outro bom golo, aos 17, por intermédio do holandês Arnaut Danjuma, que, à entrada da área, rematou em jeito, após assistência do espanhol Diego Rico, mas o Benfica continuou intempestivo e, aos 21, Everton mostrou serviço com novo tento de belo efeito, ao apanhar a bola em zona frontal e ao rematar junto ao chão e ao poste esquerdo de Asmir Begovic, recolocando as ‘águias’ na frente.

Ao intervalo, Jorge Jesus alterou a dupla atacante, com as entradas da contratação Waldschmidt e de Vinícius para os lugares de Pizzi e Seferovic, para uma segunda parte bem mais adormecida, fruto sobretudo das muitas substituições efetuadas pelos dois treinadores.

O ritmo baixo resultou em poucas aproximações às balizas, com o Benfica a almejar o golo com algum perigo apenas aos 86 minutos, por Diogo Gonçalves, que entrou aos 67, juntamente com Florentino, Gabriel e Cervi.

Gilberto foi outra cara nova a mostrar-se aos adeptos, rendendo André Almeida aos 70, com Ferro e Chiquinho a serem as últimas armas lançadas por Jorge Jesus, para render o internacional belga Jan Vertonghen, igualmente reforço, e Nuno Tavares, fazendo recuar Cervi para a lateral esquerda nos últimos minutos do encontro.

O guarda-redes Svilar e os defesas Tomás Tavares e Morato constaram da ficha de jogo, mas acabaram por não ser opções para o teste dos ‘encarnados’, que disputarão a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões de futebol daqui a cerca de duas semanas.

Sporting encerra estágio com vitória fácil

O Sporting aproveitou os erros do Belenenses SAD para somar um triunfo fácil (3-1), em jogo de preparação para a I Liga de futebol disputado no Estádio Algarve, que encerrou o estágio de uma semana dos ‘leões’ na região.

Ao intervalo, aproveitando as desatenções defensivas dos ‘azuis’, já o conjunto ‘verde e branco’ vencia por 2-0, com tentos de Pedro Gonçalves (14 minutos) e Tiago Tomás (25), vantagem avolumada no segundo tempo por Sporar (73) antes de Gonçalo Agrelos assinar o tento de honra dos vencidos (85).

O treinador ‘leonino’, Ruben Amorim, mudou todo o ‘onze’ que tinha apresentado na sexta-feira no triunfo frente ao Portimonense (2-1), manteve o sistema tático habitual (3-4-3) e incluiu dois reforços nas escolhas iniciais: o guardião Antonio Adán e o médio-ofensivo Pedro Gonçalves, colocado à esquerda de um ataque muito móvel, com Tiago Tomás à direita e Jovane Cabral no meio.

Já no Belenenses SAD, a fazer o primeiro jogo aberto à comunicação social, Petit optou por colocar em campo três caras novas, os médios Afonso Taira e Bruno Ramires e o extremo Miguel Cardoso, numa equipa distribuída em 4-3-3.

As primeiras ocasiões de perigo, ainda com as duas equipas em fase de estudo, pertenceram aos ‘azuis’, com um remate de Robinho ao poste esquerdo da baliza de Antonio Adán (cinco minutos) e um falhanço de Silvestre Varela, que acertou mal na bola em boa posição dentro da área (10).

O Sporting chegou à vantagem pouco depois, beneficiando de um dos vários erros acumulados pelo Belenenses SAD neste período, quer na fase de construção, quer na transição defensiva.

Aos 14 minutos, Jovane recuperou a bola e lançou Tiago Tomás, que rematou para defesa incompleta de André Moreira, recuperou o esférico e serviu Pedro Gonçalves para o 1-0.

O Belenenses esteve perto do empate – Antonio Adán defendeu o cabeceamento de Silvestre Varela (24) – e, na resposta (25), os ‘leões’ chegaram ao segundo golo.

Nuno Mendes lançou na profundidade para Jovane, que correu até à grande área, fixou o guarda-redes adversário e serviu Tiago Tomás, que já tinha marcado em Portimão, para uma finalização fácil.

A segunda parte decorreu numa toada bastante morna e sem grandes ocasiões até à passagem dos 70 minutos, quando Rúben Amorim trocou 10 jogadores de campo, que vieram incutir outro ritmo ao jogo.

Pouco depois (73), Luís Maximiano sacudiu a pressão ‘azul’ com um pontapé longo, o ponta-de-lança esloveno Sporar surgiu isolado e concluiu para o 3-0 sem dificuldades na cara do guardião André Moreira.

O Belenenses reduziu a desvantagem aos 85 minutos, com um golo de Gonçalo Agrelos após cruzamento de Miguel Cardoso, e Sporar ainda podia ter bisado, mas rematou ao poste com a bola a ressaltar para as mãos do guardião ‘azul’ (87).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

NASA vai construir telescópio espacial capaz de detetar asteroides ameaçadores

A NASA aprovou a produção de um telescópio espacial infravermelho para detetar asteroides que possam representar uma ameaça para a Terra. A agência está a desenvolver o telescópio espacial Near-Earth Object Surveyor - ou NEO Surveyor …

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …