Benfica recorre a tecnologia da NASA para recuperar Jonas

O Benfica está a tentar o tudo por tudo para poder contar com o seu melhor goleador ainda nesta época. E para apressar a recuperação do avançado que tem uma lesão nas costas, o clube aposta na passadeira anti-gravitacional que foi desenvolvida pela NASA para os astronautas.

O jornal A Bola revela que Jonas está a aliar os tratamentos médicos e as sessões de fisioterapia com o exercício controlado na passadeira anti-gravitacional AlterG.

Esta máquina foi criada pela NASA, a agência espacial norte-americana, com o intuito de recuperar a massa muscular dos astronautas, quando regressam do espaço com atrofia muscular.

O aparelho já é usado por muitas clínicas médicas nos EUA, para recuperação de pacientes, mas também se afirmou em força em equipas profissionais das maiores modalidades do país, nomeadamente nos clubes de basquetebol da NBA.

A passadeira anti-gravitacional também já é usada no universo do futebol europeu, por clubes como o Real Madrid, Barcelona, Manchester United e Chelsea.

E também o Benfica investiu nesta máquina que custa cerca de 30 mil euros e que está a ajudar Jonas a recuperar da lombalgia que o afastou dos relvados.

“Ao reduzir a gravidade até aos 80%, diminui, substancialmente, o efeito do impacto da corrida nas articulações ou músculos durante o exercício, permitindo reabilitações mais precoces, exercícios com mais intensidade, reforçando a confiança do atleta lesionado”, salienta o mesmo jornal desportivo.

A tecnologia anti-gravidade possibilita aos atletas treinarem com menos dor, já que reduz o peso corporal, bem como o impacto sobre as zonas lesionadas. E também reduz o stress nas articulações e músculos durante os treinos.

A máquina permite criar um ambiente seguro e controlado para os atletas poderem manter a forma, e ganharem mais confiança, enquanto o corpo recupera das lesões sofridas.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estratégia para abrandar envelhecimento pode estar escondida nos golfinhos

Uma equipa de investigadores está a estudar o envelhecimento em golfinhos da marinha norte-americana para tentar aprender estratégias para aplicar em humanos. Como os golfinhos envelhecem de maneira semelhante aos humanos, uma equipa de investigadores está …

Anãs negras, explosões na escuridão e um grito final. Astrónomo explica como o Universo vai acabar

Há muito tempo que os astrónomos estudam como será o fim do cosmos. Um novo estudo concluiu que o Universo dará um último grito antes de tudo escurecer para sempre. As leis conhecidas da física sugerem …

A NASA tem estado a disparar lasers para a Lua. Finalmente, recebeu uma resposta de volta

A NASA esteve nos últimos anos a disparar raios laser em direção ao Lunar Reconnaissance Orbiter, nave que está desde 2009 em órbita da Lua. Agora, pela primeira vez, o satélite respondeu. O Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) …

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …