João Félix coloca Benfica nas meias-finais da Taça

Miguel A. Lopes / Lusa

Um golo de João Félix, aos 14 minutos, bastou para o Benfica garantir hoje o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal em futebol, no encontro dos quartos de final com o Vitória de Guimarães.

Num jogo marcado pela boa entrada ‘encarnada’ e pela escassez de ocasiões de golo, com as ‘águias’ a manterem quase sempre o controlo das operações, o remate certeiro do avançado de 19 anos permitiu ao Benfica juntar-se ao Sporting de Braga e ao FC Porto nas meias-finais da prova ‘rainha’ e ficar à espera do próximo adversário – o vencedor do jogo entre Feirense e Sporting, na quarta-feira.

Anunciado, na segunda-feira, como treinador definitivo do Benfica até ao final da época, Bruno Lage colocou apenas Svilar no lugar de Vlachodimos face ao ‘onze’ do triunfo com o Santa Clara (2-0) e a turma da Luz protagonizou uma entrada forte, com Zivkovic a ameaçar o golo inaugural logo aos dois minutos, num remate defendido para canto por Miguel Silva.

No primeiro quarto de hora, as ‘águias’ tiveram mais bola, quase nunca permitiram que os vitorianos saíssem a jogar a partir da retaguarda e ‘coroaram’ esse ascendente com o golo, com João Félix a receber um passe longo de Rúben Dias no seio da área contrária e a bater o guardião vitoriano, que ainda tocou na bola.

Com um ‘onze’ mais alterado do que o do seu opositor – Miguel Silva rendeu Douglas na baliza e Joseph e Mattheus Oliveira foram as novidades no meio-campo -, o Vitória começou a circular melhor a bola após o golo sofrido e esteve muito perto de igualar aos 20 minutos, quando Alexandre Guedes rematou ao lado no ‘coração’ da área benfiquista.

Com o decorrer da primeira parte, os anfitriões libertaram-se cada vez melhor da pressão alta adversária, tendo ganhado espaço para sair para o ataque, mas nunca colocaram verdadeiramente em risco a vantagem ‘encarnada’, face à incapacidade em criar perigo nos momentos em que chegavam à área contrária.

A toada da primeira parte prolongou-se na segunda, com as duas equipas a quererem ter bola e o Benfica a manter a reação vitoriana sob controlo, embora sem criar perigo suficiente para dilatar o resultado.

O golo só voltou a rondar as balizas aos 66 minutos, quando, na sequência de um contra-ataque conduzido por Ola John, na ala direita, Davidson ganhou espaço na área e rematou em arco a centímetros do poste esquerdo.

Luís Castro arriscou tudo nos 15 minutos finais, com a entrada do ponta de lança Oscar Estupiñán para o lugar do médio Joseph, mas os vimaranenses continuaram insuficientes a nível ofensivo, mesmo com o Benfica a acusar algum desgaste físico nesse período.

 

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha aprova lei para proteger as crianças contra a violência. Decisão é pioneira a nível mundial

Espanha está a pouco mais de um mês de dar um passo importante em prol da defesa dos direitos sociais dos cidadãos. O Congresso dos Deputados aprovou na passada quinta-feira o projeto de lei de …

Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário

Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário Nacional (PFN). Esta segunda-feira, é dado o pontapé de saída para o debate nacional sobre a ferrovia. Em declarações à TSF, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno …

Sporting volta à carga por Yaremchuk, mas tem concorrência de Paulo Fonseca

Roman Yaremchuk volta a entrar na equação do Sporting. O avançado ucraniano leva 20 golos esta temporada e pode ser reforço para a próxima temporada. O Sporting CP não desiste de procurar opções para o ataque, …

Atraso de três meses do Governo terá facilitado venda de barragens da EDP

O Ministério do Ambiente demorou quase três meses a pedir uma avaliação do negócio das seis barragens da EDP à Engie, o que terá facilitado o processo de venda. Em 30 de julho de 2020, a …

Marques Mendes acredita que Sócrates tem ajudado a extrema-direita a crescer

Segundo Luís Marques Mendes, José Sócrates "tem dado um contributo enorme, enorme, enorme para o crescimento da extrema-direita em Portugal". No seu habitual espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC, Luís Marques Mendes defendeu …

Rio impôs candidatos a Leiria e Castelo Branco (e causou desconforto no PSD)

Em Leiria e Castelo Branco as estruturas locais do PSD mostraram-se descontentes com as escolhas de Rui Rio para a corrida às autárquicas e imputam os resultados de outubro à direção nacional do partido. Ainda no …

José Mourinho despedido do Tottenham

José Mourinho foi despedido do comando técnico do Tottenham. Os maus resultados da equipa ditaram a saída do treinador português. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo portal britânico The Athletic. O lugar do português já …

Começou a "fotografia perfeita da população". Já pode responder aos Censos pela Internet

Os Censos 2021, a maior operação estatística nacional, já arrancou. Com as cartas com os códigos que os recenseadores distribuíram pelas casas dos portugueses, já é possível responder ao inquérito pela Internet. Os Censos são o …

Foi descoberta a evidência mais antiga de um cão domesticado na Arábia

Os ossos de um cão, descobertos em 2018 na Arábia Saudita, podem representar o exemplo mais antigo da domesticação deste animal naquela região. De acordo com o site Live Science, os ossos do cão, com seis …

PS com pior resultado num ano. PSD também cai, Bloco e Chega sobem

PS e PSD, o chamado bloco central, continuam em queda nas intenções de voto. Já o Bloco de Esquerda e o Chega ganham peso. Com 36,2% das intenções de voto, o Partido Socialista (PS) continua a …