João Félix coloca Benfica nas meias-finais da Taça

Miguel A. Lopes / Lusa

Um golo de João Félix, aos 14 minutos, bastou para o Benfica garantir hoje o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal em futebol, no encontro dos quartos de final com o Vitória de Guimarães.

Num jogo marcado pela boa entrada ‘encarnada’ e pela escassez de ocasiões de golo, com as ‘águias’ a manterem quase sempre o controlo das operações, o remate certeiro do avançado de 19 anos permitiu ao Benfica juntar-se ao Sporting de Braga e ao FC Porto nas meias-finais da prova ‘rainha’ e ficar à espera do próximo adversário – o vencedor do jogo entre Feirense e Sporting, na quarta-feira.

Anunciado, na segunda-feira, como treinador definitivo do Benfica até ao final da época, Bruno Lage colocou apenas Svilar no lugar de Vlachodimos face ao ‘onze’ do triunfo com o Santa Clara (2-0) e a turma da Luz protagonizou uma entrada forte, com Zivkovic a ameaçar o golo inaugural logo aos dois minutos, num remate defendido para canto por Miguel Silva.

No primeiro quarto de hora, as ‘águias’ tiveram mais bola, quase nunca permitiram que os vitorianos saíssem a jogar a partir da retaguarda e ‘coroaram’ esse ascendente com o golo, com João Félix a receber um passe longo de Rúben Dias no seio da área contrária e a bater o guardião vitoriano, que ainda tocou na bola.

Com um ‘onze’ mais alterado do que o do seu opositor – Miguel Silva rendeu Douglas na baliza e Joseph e Mattheus Oliveira foram as novidades no meio-campo -, o Vitória começou a circular melhor a bola após o golo sofrido e esteve muito perto de igualar aos 20 minutos, quando Alexandre Guedes rematou ao lado no ‘coração’ da área benfiquista.

Com o decorrer da primeira parte, os anfitriões libertaram-se cada vez melhor da pressão alta adversária, tendo ganhado espaço para sair para o ataque, mas nunca colocaram verdadeiramente em risco a vantagem ‘encarnada’, face à incapacidade em criar perigo nos momentos em que chegavam à área contrária.

A toada da primeira parte prolongou-se na segunda, com as duas equipas a quererem ter bola e o Benfica a manter a reação vitoriana sob controlo, embora sem criar perigo suficiente para dilatar o resultado.

O golo só voltou a rondar as balizas aos 66 minutos, quando, na sequência de um contra-ataque conduzido por Ola John, na ala direita, Davidson ganhou espaço na área e rematou em arco a centímetros do poste esquerdo.

Luís Castro arriscou tudo nos 15 minutos finais, com a entrada do ponta de lança Oscar Estupiñán para o lugar do médio Joseph, mas os vimaranenses continuaram insuficientes a nível ofensivo, mesmo com o Benfica a acusar algum desgaste físico nesse período.

 

PARTILHAR

RESPONDER

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …