Este Benfica é o melhor de sempre (desde que a vitória vale 3 pontos)

1

Tiago Petinga/EPA

Robert Schmidt durante o Benfica-Boavista

Vitória sobre o Boavista foi complicada mas assegurou a maior pontuação do clube da Luz desde 1996.

Esteve tremido, aos 81 minutos estava empatado mas o jogo com o Boavista terminou com nova vitória do Benfica, por 3-1.

Na noite passada, no último duelo da 21.ª jornada, o líder do campeonato marcou por Gilberto aos 54 minutos, Nije empatou logo a seguir e só na recta final Gonçalo Ramos e Musa (este já nos descontos) deram a vitória à equipa da casa.

O Benfica tem um percurso quase perfeito nesta edição da I Liga. E já jogou 21 vezes.

Após 21 jornadas do campeonato, a equipa lisboeta tem 18 vitórias. Só empatou na oitava e na 16.ª jornadas, diante de Vitória de Guimarães e Sporting, respectivamente. A única derrota aconteceu em Braga, à 14.ª ronda.

São 56 pontos. É a maior pontuação de sempre do Benfica na I Liga, desde que cada vitória vale três pontos.

A contabilidade do Playmaker mostra que esta pontuação recorde supera o registo de 2012/13. Na altura o Benfica tinha 55 pontos e era comandado por Jorge Jesus.

Nessa época, o FC Porto estava apenas a dois pontos de diferença (agora está a cinco). E, nessa época, o FC Porto foi campeão, depois do famoso golo de Kelvin no Dragão. E o terceiro classificado era o Paços de Ferreira – o Sporting estava em 11.º.

Olhando para o passado mais próximo, verificamos que há um ano o Benfica tinha 47 pontos (menos nove pontos do que agora). Estava no terceiro lugar com menos 12 pontos do que o líder FC Porto.

Há duas épocas o cenário era ainda pior: 42 pontos, quarto lugar, a 13 pontos do líder Sporting. O treinador era Jorge Jesus.

Nas próximas jornadas o Benfica vai tentar reforçar este recorde perante adversários minhotos: Vizela e Famalicão. Mais tarde ainda vai defrontar, por esta ordem, FC Porto, Sporting de Braga e Sporting.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.