Jardel, Jonas (dois) e Mitroglou devolveram hoje a liderança da I Liga de futebol ao Benfica, ao marcarem os golos do triunfo, por 4-1, diante do Tondela, no jogo que encerrou a 26.ª jornada da prova.
Com o ‘bis’, o internacional brasileiro Jonas aumentou para 28 os golos da conta pessoal esta temporada para a I Liga (30 em todas as competições) e assumiu a liderança pela ‘Bota de Ouro’, ultrapassando Cristiano Ronaldo e Higuaín.
Depois do triunfo de sábado do Sporting frente ao Estoril-Praia, por 2-1, os ‘encarnados’ tinham perdido provisoriamente a liderança do campeonato, tendo recuperado hoje, um triunfo que ‘afunda’ o lanterna-vermelha na tabela, que fica agora a 11 pontos da linha de manutenção.
Em relação ao encontro com o Zenit, para a Liga dos Campeões (vitória, por 2-1), o Benfica, alinhado em 4-4-2, voltou a colocar no ‘onze’ inicial o defesa-central Jardel e o médio Talisca, que preencheu o lugar do castigado Renato Sanches.
Por sua vez, o Tondela, disposto em 4-2-3-1, fez duas alterações quando comparando a receção ao Arouca, da última jornada. Piojo, no banco, e Jhon Murillo foram os preteridos, tendo assumido a titularidade o médio Karl Júnior e o avançado Dolly Menga.
Os ‘encarnados’ assumiram as despesas do jogo, tendo Mitroglou introduzido a bola na baliza de Cláudio Ramos, aos dois minutos, mas o avançado grego estava em posição irregular.
Já Jardel, aos 11 minutos, fez valer, de cabeça, a abertura do marcador, após canto cobrado, na esquerda, por Nico Gaitan.
Na resposta, Nathan Júnior pegou na bola e, quando se aproximava da grande área do Benfica, foi abalroado por Jardel, que viu o quinto cartão amarelo da temporada e será baixa para o encontro com o Boavista, na próxima jornada. O mesmo acontecendo com Mitroglou, que tirou a camisola nos festejos do quarto golo ‘encarnado’.
Quando o Tondela procurava chegar ao empate, uma jogada iniciada com um toque de calcanhar de Nico Gaitàn, que triangulou com Pizzi, deixou o argentino solto na direita para servir Jonas para o 2-0, aos 24 minutos.
Foi já com Sálvio e Gonçalo Guedes em campo, que renderam respetivamente Talisca e Nico Gaitàn, que os bicampeões nacionais ampliaram a contagem.
Jonas bisou ao capitalizar um desacerto de Bruno Nascimento, aos 69 minutos, provocado pelo desequilíbrio do central Jardel, que apareceu na grande área do Tondela e serviu o brasileiro para o 3-0.
Antes, tinha sido a vez de Nathan Júnior e Dolly Menga, mas não conseguiram dar melhor seguimento à bola, tendo esta saído ao lado da baliza defendida por Ederson.
Aos 87 minutos, foi a vez de Mitroglou fazer o gosto ao pé, depois de levar a melhor sobre Bruno Nascimento e Tikito, não dando qualquer hipótese a Cláudio Ramos.
Antes do apito final tempo ainda para o Tondela fazer o golo de honra (4-1), por intermédio de Nathan Júnior, aos 90+2.
O atacante, que somou o 10 golo da temporada, recebeu a bola de Luís Alberto e, de pé esquerdo, bateu Ederson, deixando o treinador Rui Vitória irritado, depois de Pizzi ter perdido a bola em ‘zona proibida’.