“Seis minutos de pesadelo”. Benfica fora da Champions, Europa depende de golos

Filip Singer / EPA

O Benfica deixou-se esta quarta-feira empatar frente ao RB Leipzig, numa partida disputada na Alemanha, ficando assim fora da Liga dos Campeões.

Os campeões nacionais estiveram a vencer por 2-0, graças aos golos de Pizzi e de Carlos Vinícius, mas não conseguiram conter o poderio alemão naquela que foi a melhor prestação da equipa da Luz nesta edição da liga milionária.

Já em período de descontos, os encarnados consentiram dois golos, ambos apontados por Forsberg. Com este empate, o primeiro na prova na Alemanha (dez derrotas até então), a equipa de Bruno Lage perde a hipótese de seguir em frente na Champions, embora possa ainda lutar pelo passagem à Liga Europa, escreve o Goal Point.



Para conseguir entrar na Liga Europa o Benfica precisa obrigatoriamente de vencer Zenit e até esta vitória pode não chegar: as águias dependem também de golos.

Na jornada de 10 de dezembro, o Benfica terá que vencer os russos. Um resultado por duas ou mais bolas apura a equipa encarnada. Contudo, há ainda outro cenário: o clube da Luz pode seguir em frente vencendo o Zenit por qualquer diferença de golos, mas, neste cenário, precisa sempre que o Leipzig triunfe frente ao Lyon na derradeira jornada.

O desaire do Benfica desta quarta-feira fez as capas dos principais desportivos portugueses esta quinta-feira. “Passarinhos”, “Inglório” e “Seis Minutos de Pesadelo”, pode ler-se nas manchetes dos jornais lusos.

“Não acredito em milagres”

No rescaldo da partida, o treinador do Benfica lamentou os dois golos sofridos nos descontos. “Fizemos um grande jogo, com personalidade, com ambição, mas não conseguimos o resultado que queríamos”, afirmou.

“A ganhar 2-0 aos 90 minutos os três pontos têm de ser nossos, mas acabámos por oferecer os dois golos”, realçou Bruno Lage. “Os pontos que não conquistámos em casa tínhamos de os conquistar aqui. Foi isso que nos faltou. Estaríamos certamente noutra posição”, acrescentou o técnico das águias, admitindo “tristeza” pelo resultado alcançado.

Lage disse ainda discorda da ideia de que só um milagre poderia qualificar o Benfica para os oitavos da Liga dos Campeões. “Não acredito em milagres, acredito em trabalho e foi isso que fizemos. Chegámos ao 2-0 com trabalho, não foi milagre de ninguém”.

“É importante separar o jogo do que tem sido a nossa campanha, especialmente fora (…). Seria muito importante vencer os jogos em casa porque sabíamos que o equilíbrio ia ser uma constante. Não vencemos esta equipa em casa e, hoje, perdemos excelente oportunidade de recuperar esses pontos perdidos em casa. Fazíamos seis pontos, e com nove, no fim, poderíamos seguir em frente”, disse na conferência de imprensa.

“É este Benfica que hoje se apresentou aqui, determinado, organizado, sempre em função das nossas ideias e estratégia para dizer presente, quer na Europa quer no campeonato nacional”, vincou o treinador.

O Leipzig, que tinha vencido 2-1 na Luz, lidera o grupo G com 10 pontos e já está apurado, enquanto Zenit e Lyon partilham o segundo lugar com sete pontos. O Benfica é o último classificado do grupo, somando quatro pontos.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …