“Seis minutos de pesadelo”. Benfica fora da Champions, Europa depende de golos

Filip Singer / EPA

O Benfica deixou-se esta quarta-feira empatar frente ao RB Leipzig, numa partida disputada na Alemanha, ficando assim fora da Liga dos Campeões.

Os campeões nacionais estiveram a vencer por 2-0, graças aos golos de Pizzi e de Carlos Vinícius, mas não conseguiram conter o poderio alemão naquela que foi a melhor prestação da equipa da Luz nesta edição da liga milionária.

Já em período de descontos, os encarnados consentiram dois golos, ambos apontados por Forsberg. Com este empate, o primeiro na prova na Alemanha (dez derrotas até então), a equipa de Bruno Lage perde a hipótese de seguir em frente na Champions, embora possa ainda lutar pelo passagem à Liga Europa, escreve o Goal Point.

Para conseguir entrar na Liga Europa o Benfica precisa obrigatoriamente de vencer Zenit e até esta vitória pode não chegar: as águias dependem também de golos.

Na jornada de 10 de dezembro, o Benfica terá que vencer os russos. Um resultado por duas ou mais bolas apura a equipa encarnada. Contudo, há ainda outro cenário: o clube da Luz pode seguir em frente vencendo o Zenit por qualquer diferença de golos, mas, neste cenário, precisa sempre que o Leipzig triunfe frente ao Lyon na derradeira jornada.

O desaire do Benfica desta quarta-feira fez as capas dos principais desportivos portugueses esta quinta-feira. “Passarinhos”, “Inglório” e “Seis Minutos de Pesadelo”, pode ler-se nas manchetes dos jornais lusos.

“Não acredito em milagres”

No rescaldo da partida, o treinador do Benfica lamentou os dois golos sofridos nos descontos. “Fizemos um grande jogo, com personalidade, com ambição, mas não conseguimos o resultado que queríamos”, afirmou.

“A ganhar 2-0 aos 90 minutos os três pontos têm de ser nossos, mas acabámos por oferecer os dois golos”, realçou Bruno Lage. “Os pontos que não conquistámos em casa tínhamos de os conquistar aqui. Foi isso que nos faltou. Estaríamos certamente noutra posição”, acrescentou o técnico das águias, admitindo “tristeza” pelo resultado alcançado.

Lage disse ainda discorda da ideia de que só um milagre poderia qualificar o Benfica para os oitavos da Liga dos Campeões. “Não acredito em milagres, acredito em trabalho e foi isso que fizemos. Chegámos ao 2-0 com trabalho, não foi milagre de ninguém”.

“É importante separar o jogo do que tem sido a nossa campanha, especialmente fora (…). Seria muito importante vencer os jogos em casa porque sabíamos que o equilíbrio ia ser uma constante. Não vencemos esta equipa em casa e, hoje, perdemos excelente oportunidade de recuperar esses pontos perdidos em casa. Fazíamos seis pontos, e com nove, no fim, poderíamos seguir em frente”, disse na conferência de imprensa.

“É este Benfica que hoje se apresentou aqui, determinado, organizado, sempre em função das nossas ideias e estratégia para dizer presente, quer na Europa quer no campeonato nacional”, vincou o treinador.

O Leipzig, que tinha vencido 2-1 na Luz, lidera o grupo G com 10 pontos e já está apurado, enquanto Zenit e Lyon partilham o segundo lugar com sete pontos. O Benfica é o último classificado do grupo, somando quatro pontos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …