Benfica envolvido em suspeitas de lavagem de dinheiro com jogador paraguaio

(dr) Francisco Vera / Instagram

Francisco Vera, avançado paraguaio contratado pelo Benfica em 2015.

Francisco Vera González é um nome que pouco diz à larga maioria dos benfiquistas, mas o jogador do Paraguai está a colocar o clube da Luz numa teia de suspeitas em torno de fraude fiscal e de lavagem de dinheiro. O Benfica ainda não comentou o caso.

O avançado paraguaio de 22 anos Francisco Vera foi contratado pelo Benfica ao Rubio Ñú, do Paraguai, em Julho de 2015, por 2,8 milhões de euros, mas não fez qualquer jogo pela equipa principal das águias.

Vera alinhou em 16 jogos da equipa B, marcando um único golo, e marcou presença como suplente não utilizado num único encontro da equipa principal do Benfica.

A transferência, que foi considerada “astronómica” à luz da realidade do Paraguai, conforme realça o jornal Hoy, está agora sob suspeita de fraude fiscal e de lavagem de dinheiro.

Uma reportagem do programa de televisão “La Caja Negra”, da estação de TV Unicanal, avança que o Rubio Ñu, clube do jogador, não declarou nenhum do dinheiro já recebido pela transferência.

Os valores da transferência de Vera foram revelados pela página Football Leaks, em fevereiro deste ano, apontando um negócio de 3,1 milhões de dólares (2,8 milhões de euros).

O contrato assinado por Luís Filipe Vieira e Domingos Soares de Oliveira, enquanto presidente e administrador da SAD da Luz, respectivamente, e pelo presidente do Rubio Ñu, Rubén Ruiz Diaz, e pelo então gerente do clube paraguaio, Carlos Gamarra, ex-defesa central dos encarnados, previa o pagamento do valor em sete prestações, segundo cita o Hoy.

A última prestação deve ser paga até ao próximo mês de dezembro, e o jornal paraguaio salienta que dos 1,46 milhões de euros que o Benfica já terá pago, nem um cêntimo foi declarado ao fisco pelo Rubio Ñu, de acordo com os registos da Autoridade Tributária paraguaia.

O Hoy destaca que há “indícios de evasão e de lavagem” de dinheiro e menciona o facto de o Paraguai estar entre os países investigados pelos EUA por suspeitas de que as transferências do futebol sejam usadas para branquear capitais.

O jornal paraguaio realça que este alegado esquema é suportado pelas “lacunas legais”, por “um sistema de controle frágil” e pela “cumplicidade de algumas autoridades”.

Também o campeonato do México tem sido apontado como um terreno fértil para a lavagem de dinheiro, nomeadamente oriundo do tráfico de droga.

Recentemente, foi notícia a ligação de cartéis de droga às transferências de Diego Reyes, Jackson Martínez e Héctor Quiñónez para o FC Porto.

Vera recebeu 530 mil euros pelo negócio

Vera, que assinou um contrato de cinco épocas com o Benfica, refere na reportagem do “La Caja Negra” que teve direito a 20 por cento dos valores do negócio, ou seja, cerca de 530 mil euros.

A investigação chega a avançar que o jogador se retirou do futebol e que passou a dedicar-se a um negócio de venda de artigos desportivos numa cidade do Paraguai.

No entanto, já depois disso, foi noticiado o empréstimo de Vera ao Fénix do Uruguai, e osite uruguaio Tenfield.com coloca mesmo Vera no onze que alinhou pelo Fénix frente ao Rentistas em jogo de preparação realizado na passada quarta-feira.

Vera, por seu turno, parece estar tranquilo, e no passado dia 26 de Agosto publicou no seu Instagram uma mensagem onde afirma ser o momento de “dar a volta” e de “começar de novo”.

SV, ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. O quê, o Benfica apanhado em lavagens de dinheiro? O BENFICA?!?! Só se for por distracção do Chefe que ele, nestas coisas, não brinca em serviço. Olha quem!

  2. Quem lê o titulo da reportagem chega logo à conclusão de que o Benfica anda metido na lavagem de dinheiro, que os seus dirigentes não são mais do que mafiosos que deviam estar todos presos, já agora os jogadores também, pois assim não poderiam revalidar o titulo. Porém ao lermos a respectiva reportagem lemos que o Benfica comprou um jogador a um clube do país X, está a pagá-lo em prestações e que ESSE mesmo clube não declarou o dinheiro da receita às finanças do respectivo país. É, os dirigentes do Benfica deviam ser todos presos por estarem a honrar o acordo firmado.

    • Olha lá!… O Nanibe tem TODA a razão! E nada tem a ver com clubismos! Só não vê é quem tem palas nos olhos (que talvez dê alguma dor de corno, talvez…)! O título sugere que o Benfica está (ou esteve) envolvido em lavagem de dinheiro, mas o texto NADA refere nesse sentido! Diz claramente, que é o clube paraguaio, que está envolvido em tais esquemas, e, em nenhum lado, existe qualquer referência ao envolvimento do Benfica. É mais um caso de um título (enganador) para chamar a atenção dos leitores. Truques da ZAP (e de outros). Seja algo que a Zap, e a maior parte da comunicação social não é: Isento!
      Nota: “Ó Nanibe vê lá bem como é que falas” Porquê? Disse algo ofensivo? Disse algo de inapropriado? Não! Então porquê isso do “vê lá bem como é que falas”?

  3. Pela porta 18 passam muitas malinhas de mão certamente e adversários no campeonato sempre carinhosos com o clube da Luz parece também haver até pelas declarações que vamos ouvindo durante as épocas de alguns responsáveis desportivos, portanto não me surpreende haver campeonatos fáceis para uns e difíceis para outros, mas tudo isto vai cair em saco roto como de costume.

    • É óbvio que não leu a notícia e ficou-se pelo título (que é totalmente enganador). Se ler o texto (eu li!) vai verificar que as “tais suspeitas de lavagem de dinheiro” dizem única e exclusivamente ao clube paraguaio. Até pode haver aquilo que considera como “campeonatos fáceis”, (e só pode falar disso quem não é adepto dos três grandes) mas não é disso que este “artigo” se trata. Leia e não se deixe “enganar” pelo título!

RESPONDER

Campo magnético da Terra pode mudar 10 vezes mais rápido do que se pensava

As mudanças na direção do campo magnético da Terra podem ocorrer dez vezes mais rápido do que se pensava até então, sugerem novas simulações levadas a cabo por cientistas da Universidade de Leeds (Reino Unido) …

O buraco negro mais faminto do Universo engole por dia uma massa equivalente à do Sol

No centro do quasar mais brilhante já descoberto "mora" um dos maiores buracos negros que é também o mais "faminto" de todo o Universo: por dia, engole o equivalente à massa do nosso Sol. As …

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …