Transferências para o FC Porto envolvidas em teia de lavagem de dinheiro de droga

DR FCPorto / Facebook

As transferências de Jackson Martínez, Diego Reyes e Quiñones para o FC Porto foram intermediadas por uma empresa mexicana que terá ligações ao tráfico de droga. A SAD portista terá pago milhões em comissões, ajudando inadvertidamente a lavar dinheiro do narcotráfico.

Está em causa o Grupo Comercializador Cónclave, cujo presidente, Rodolfo David Dávila Córdoba, foi condenado por ser o responsável pelas finanças da família Carrillo Fuentes que controla o cartel de droga de Juárez, um dos mais fortes do México.

O site mexicano Aristegui Noticias revela informações constantes dos Relatórios e Contas do FC Porto, relativos aos anos de 2012 e 2013, para notar que o Grupo Comercializador Cónclave foi o “intermediário” nas contratações do mexicano Diego Reyes (contratado ao Club América e actualmente emprestado à Real Sociedad de Espanha) e dos colombianos Jackson Martínez (contratado ao Club Jaguares de Chiapas e agora a jogar no Guangzhou Evergrande, da China) e Héctor Quiñones (contratado ao Asociación Deportivo Cali).

Nesta investigação, feita em colaboração com a plataforma Connectas e com o Centro Internacional para Jornalistas, dá-se a entender que a SAD portista terá participado num suposto esquema de lavagem de dinheiro de droga sem ter consciência disso.

No Relatórios e Contas portista nota-se que, na transferência de Jackson Martínez, que custou 9,6 milhões de euros, foram gastos 750 mil euros em “despesas adicionais” (que serão as tais comissões pagas a intermediários).

No caso de Diego Reyes as comissões terão chegado a 2 milhões de euros, numa transferência de 9 milhões, enquanto Quiñones custou 100 mil euros de “despesas adicionais” num negócio de 2 milhões.

No caso de Jackson Martínez, o Aristegui Noticias releva que o negócio foi intermediado pelo empresário mexicano Guillermo Lara que também terá ligações ao cartel de Juárez.

Lara comprou o avançado colombiano por 100 mil dólares, pelo que teve um lucro astronómico com a sua transferência para o FC Porto por 9.6 milhões de euros.

As autoridades mexicanas suspeitam que este empresário estará no centro de uma rede de lavagem de dinheiro de droga através da transferência de jogadores colombianos para a Europa.

Uma investigação conjunta da cadeia colombiana RCN e da norte-americana Mundo Fox apurou que chefes do tráfico de droga, paramilitares e guerrilheiros colombianos terão investido milhões no futebol mexicano, entre 2003 e 2006.

SV, ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. O FCP não tinha conhecimento? Esta é p/ rir só pode. Todos no direção/SAD FCP estão metidos em negócios Ilícitos até á ponta dos cabelos. Acham mesmo que somos todos otários? NÃOOOOO

  2. Os adeptos de futebol, são como os adeptos de partidos políticos.
    Uma cambada de pacóvios que se vai guerreando entre eles, enquanto
    os espertalhões (incluindo os jogadores e políticos, para alem da máfia, claro),
    vão gozando a sua custa…
    ACORDEM PARA O MUNDO!

  3. Vamos dar toda a publicidade possível à notícia, devido ao clube em causa.
    Vamos relembrar a famigerada, mas já esquecida “porta 18”. Alguém se encarrega de dar ênfase a umas (notícias) e fazer esquecer outras. É só uma questão de cor…

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …