Transferências para o FC Porto envolvidas em teia de lavagem de dinheiro de droga

DR FCPorto / Facebook

As transferências de Jackson Martínez, Diego Reyes e Quiñones para o FC Porto foram intermediadas por uma empresa mexicana que terá ligações ao tráfico de droga. A SAD portista terá pago milhões em comissões, ajudando inadvertidamente a lavar dinheiro do narcotráfico.

Está em causa o Grupo Comercializador Cónclave, cujo presidente, Rodolfo David Dávila Córdoba, foi condenado por ser o responsável pelas finanças da família Carrillo Fuentes que controla o cartel de droga de Juárez, um dos mais fortes do México.

O site mexicano Aristegui Noticias revela informações constantes dos Relatórios e Contas do FC Porto, relativos aos anos de 2012 e 2013, para notar que o Grupo Comercializador Cónclave foi o “intermediário” nas contratações do mexicano Diego Reyes (contratado ao Club América e actualmente emprestado à Real Sociedad de Espanha) e dos colombianos Jackson Martínez (contratado ao Club Jaguares de Chiapas e agora a jogar no Guangzhou Evergrande, da China) e Héctor Quiñones (contratado ao Asociación Deportivo Cali).

Nesta investigação, feita em colaboração com a plataforma Connectas e com o Centro Internacional para Jornalistas, dá-se a entender que a SAD portista terá participado num suposto esquema de lavagem de dinheiro de droga sem ter consciência disso.

No Relatórios e Contas portista nota-se que, na transferência de Jackson Martínez, que custou 9,6 milhões de euros, foram gastos 750 mil euros em “despesas adicionais” (que serão as tais comissões pagas a intermediários).

No caso de Diego Reyes as comissões terão chegado a 2 milhões de euros, numa transferência de 9 milhões, enquanto Quiñones custou 100 mil euros de “despesas adicionais” num negócio de 2 milhões.

No caso de Jackson Martínez, o Aristegui Noticias releva que o negócio foi intermediado pelo empresário mexicano Guillermo Lara que também terá ligações ao cartel de Juárez.

Lara comprou o avançado colombiano por 100 mil dólares, pelo que teve um lucro astronómico com a sua transferência para o FC Porto por 9.6 milhões de euros.

As autoridades mexicanas suspeitam que este empresário estará no centro de uma rede de lavagem de dinheiro de droga através da transferência de jogadores colombianos para a Europa.

Uma investigação conjunta da cadeia colombiana RCN e da norte-americana Mundo Fox apurou que chefes do tráfico de droga, paramilitares e guerrilheiros colombianos terão investido milhões no futebol mexicano, entre 2003 e 2006.

SV, ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. O FCP não tinha conhecimento? Esta é p/ rir só pode. Todos no direção/SAD FCP estão metidos em negócios Ilícitos até á ponta dos cabelos. Acham mesmo que somos todos otários? NÃOOOOO

  2. Os adeptos de futebol, são como os adeptos de partidos políticos.
    Uma cambada de pacóvios que se vai guerreando entre eles, enquanto
    os espertalhões (incluindo os jogadores e políticos, para alem da máfia, claro),
    vão gozando a sua custa…
    ACORDEM PARA O MUNDO!

  3. Vamos dar toda a publicidade possível à notícia, devido ao clube em causa.
    Vamos relembrar a famigerada, mas já esquecida “porta 18”. Alguém se encarrega de dar ênfase a umas (notícias) e fazer esquecer outras. É só uma questão de cor…

RESPONDER

Feitos de estrelas. Os nossos ossos são compostos por estrelas que explodiram

Uma nova investigação concluiu que metade do cálcio do nosso Universo é oriundo de uma supernova rica em cálcio, que explodiu há milhões de anos. O novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista …

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …