Benfica aponta o dedo aos rivais no roubo de informação

O vice-presidente do Benfica, Varandas Fernandes, desconfia do envolvimento de Sporting e FC Porto no roubo de documentos de que o Benfica foi alvo por um alegado hacker português.

O dirigente das ‘águias’ abordou o conteúdo de esta quinta-feira publicado pela revista Sábado, que revela a identidade do suposto pirata informático e a forma como acedeu a documentos e e-mails do clube.

“Trata-se de um crime, um roubo de correspondência e estamos preocupados, verdadeiramente preocupados. Não brincamos com situações sérias, estamos muito preocupados com esta situação”, afirmou Varandas Fernandes.

De seguida, deixou claro que “o que mais importa é saber de que modo é que o produto roubado chegou ao FC Porto e aos restantes blogues”.

Mesmo confirmando não ter em mãos provas que possam acusar alguém, o dirigente ‘encarnado’ foi mais longe, ao deixar no ar se alguém seria capaz de cometer tal crime sem receber nada em troca, voltando a referir-se aos rivais Sporting e FC Porto.

“Alguém acredita que um hacker ia oferecer essa informação a troco de nada? Ninguém acredita nisso. Neste processo, já se sabe que o diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, está constituído arguido e essa informação veio também a ser partilhada em blogues afetos ao Sporting e muito provavelmente com conivência da anterior direção do clube”, apontou.

Contudo, Varandas Fernandes crê que a verdade virá a ser conhecida: “A justiça conseguirá provar a forma e as contrapartidas financeiras que estiveram por trás do modo como o FC Porto obteve a informação roubada. Registámos a forma atabalhoada e apressada como ontem (quarta-feira) vieram logo dizer que não tinham pago nada”.

O dirigente do Benfica terminou o seu discurso ao dizer que o clube “não está preparado para enfrentar o crime organizado porque não tem essa experiência, nem tarimba”.

Pirata informático tem medo de regressar a Portugal

O pai de Rui Pinto, o hacker que a PJ suspeita que esteja por trás do roubo dos e-mails do Benfica, afirma que se o filho viesse a Portugal, seria preso.

Em declarações ao Jornal de Notícias, Francisco Gonçalves, pai do pirata informático, disse duvidar que o filho esteja envolvido nos crimes que lhe são associados. “Duvido muito que tenha conhecimentos informáticos para fazer o que o acusam. Não é assim tão perito quanto isso. Emigrou há alguns anos. Acho que está a trabalhar como freelancer”. 

O pai revela que fala de forma cuidadosa com o filho até porque, depois do caso dos Football Leaks a PJ disse ao progenitor que caso Rui Pinto viesse a Portugal seria preso. Francisco Gonçalves diz que o seu filho de 30 anos tem “medo de regressar”.

Em 2015, Rui Pinto violou os sistemas informáticos do FC Porto, Sporting e Doyen, fundo de investimento que financia passes de jogadores e treinadores. Terá pedido um “resgate” à Doyen pela informação conseguida.

FAZ // Lusa / Futebol365

PARTILHAR

RESPONDER

O melhor Pizzi de sempre ameaça recorde de Bruno Fernandes

Pizzi voltou a ser decisivo no jogo do Benfica frente ao Famalicão, marcando dois dos quatro golos dos encarnados na partida. O médio alcançou assim o 18.º golo desta temporada - no que toca a …

Montenegro denuncia irregularidades na atualização de dados de militantes do PSD

A campanha de Luís Monenegro acusa o PSD de irregularidades no processo de atualização de dados de militantes e já pediu a intervenção do presidente do Conselho de Jurisdição, através de um requerimento apresentado esta …

"Raro" busto do faraó Ramsés II encontrado no Egito

Um "raro" busto do faraó Ramsés II foi encontrado num terreno particular perto do templo de Ptah, perto da antiga cidade Memphis, a 30 quilómetros a sul do Cairo, anunciou esta semana o Ministério das …

Eldorado fiscal. Governo admite taxar reformados estrangeiros

O Governo admite vir a taxar reformados estrangeiros que vivem em Portugal, avançou o semanário Expresso, dando conta que o dossiê voltou ao Conselho de Ministros no encontro deste sábado. Os reformados estrangeiros que estão …

Francisco Rodrigues dos Santos anuncia candidatura à liderança do CDS

Francisco Rodrigues dos Santos anunciou, no Facebook, novidades para terça-feira, às 21h, num hotel do Porto. Luís Marques Mendes disse, na SIC, que será nessa altura que apresentará a sua candidatura à liderança do CDS. …

Até os dinossauros tinham piolhos

Insetos ancestrais semelhantes ao piolhos modernos parasitavam os dinossauros, alimentando-se das com suas penas, como evidenciado por um novo par de fósseis em âmbar. Por vezes, os pássaros modernos são infestados por piolhos que mastigam e …

Simeone confessa que gostava que João Félix "tivesse mais gasolina"

O treinador do Atlético de Madrid, Diego Simeone, elogiou João Félix no final da partida deste sábado contra o Osasuna, mas confessou que gostava que o internacional português "tivesse mais gasolina na fase final dos …

Ex-diretor do FBI admite que houve "negligência" na investigação da ingerência russa

O ex-diretor do FBI James Comey admitiu este domingo que “verdadeiras negligências” foram cometidas pela polícia federal no início da investigação sobre a ingerência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos. Donald Trump, …

"Alcochete sempre". Equipa do Sporting vaiada à chegada aos Açores

A comitiva do Sporting foi este domingo vaiada à chegada ao hotel em Ponta Delgada, nos Açores, na véspera do jogo contra o Santa Clara. "Alcochete sempre", gritou um grupo de cerca de 30 adeptos à …

Os seus genes não são o único fator que determina o risco de Alzheimer

O desenvolvimento da doença de Alzheimer não está exclusivamente ligado à genética, sugere um artigo científico publicado recentemente. No primeiro estudo publicado sobre a doença de Alzheimer em trigémeos idênticos, os cientistas descobriram que, apesar de …