Benfica aponta o dedo aos rivais no roubo de informação

O vice-presidente do Benfica, Varandas Fernandes, desconfia do envolvimento de Sporting e FC Porto no roubo de documentos de que o Benfica foi alvo por um alegado hacker português.

O dirigente das ‘águias’ abordou o conteúdo de esta quinta-feira publicado pela revista Sábado, que revela a identidade do suposto pirata informático e a forma como acedeu a documentos e e-mails do clube.

“Trata-se de um crime, um roubo de correspondência e estamos preocupados, verdadeiramente preocupados. Não brincamos com situações sérias, estamos muito preocupados com esta situação”, afirmou Varandas Fernandes.

De seguida, deixou claro que “o que mais importa é saber de que modo é que o produto roubado chegou ao FC Porto e aos restantes blogues”.

Mesmo confirmando não ter em mãos provas que possam acusar alguém, o dirigente ‘encarnado’ foi mais longe, ao deixar no ar se alguém seria capaz de cometer tal crime sem receber nada em troca, voltando a referir-se aos rivais Sporting e FC Porto.

“Alguém acredita que um hacker ia oferecer essa informação a troco de nada? Ninguém acredita nisso. Neste processo, já se sabe que o diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, está constituído arguido e essa informação veio também a ser partilhada em blogues afetos ao Sporting e muito provavelmente com conivência da anterior direção do clube”, apontou.

Contudo, Varandas Fernandes crê que a verdade virá a ser conhecida: “A justiça conseguirá provar a forma e as contrapartidas financeiras que estiveram por trás do modo como o FC Porto obteve a informação roubada. Registámos a forma atabalhoada e apressada como ontem (quarta-feira) vieram logo dizer que não tinham pago nada”.

O dirigente do Benfica terminou o seu discurso ao dizer que o clube “não está preparado para enfrentar o crime organizado porque não tem essa experiência, nem tarimba”.

Pirata informático tem medo de regressar a Portugal

O pai de Rui Pinto, o hacker que a PJ suspeita que esteja por trás do roubo dos e-mails do Benfica, afirma que se o filho viesse a Portugal, seria preso.

Em declarações ao Jornal de Notícias, Francisco Gonçalves, pai do pirata informático, disse duvidar que o filho esteja envolvido nos crimes que lhe são associados. “Duvido muito que tenha conhecimentos informáticos para fazer o que o acusam. Não é assim tão perito quanto isso. Emigrou há alguns anos. Acho que está a trabalhar como freelancer”. 

O pai revela que fala de forma cuidadosa com o filho até porque, depois do caso dos Football Leaks a PJ disse ao progenitor que caso Rui Pinto viesse a Portugal seria preso. Francisco Gonçalves diz que o seu filho de 30 anos tem “medo de regressar”.

Em 2015, Rui Pinto violou os sistemas informáticos do FC Porto, Sporting e Doyen, fundo de investimento que financia passes de jogadores e treinadores. Terá pedido um “resgate” à Doyen pela informação conseguida.

FAZ // Lusa / Futebol365

PARTILHAR

RESPONDER

Maior extinção da História. Identificado culpado que aniquilou quase toda a vida da Terra

Técnicas analíticas de ponta e modelos geoquímicos inovadores reconstruíram conclusivamente toda a cascata de eventos na maior extinção da história da Terra. Há cerca de de 252 milhões de anos, a maior extinção da história da …

Chovem críticas à Educação. Falta de professores e número de alunos por turma são o alvo

O ministro da Educação foi alvo de críticas dos partidos pela forma como geriu o regresso às aulas, com os deputados a referirem, entre outros problemas, a falta de professores e o número de alunos …

Europa com cuidados intensivos à beira do limite. Apertadas medidas e um "circuit-breaker" são a esperança

O número de infeções diárias de covid-19 tem aumentando drasticamente em grande parte dos países da Europa. Apesar de estarem a tentar evitar um novo confinamento, os governos europeus estão com receio que os cuidados …

Rui Rio e Adão Silva podem ser alvo de sanções (e até mesmo enfrentar expulsão)

Rui Rio e Adão Silva podem enfrentar sanções após contrariarem uma moção aprovada no último Congresso do partido relativamente ao referendo da eutanásia. Quando terminar a votação do referendo à eutanásia, a direção do PSD, encabeçada …

Vinícius fez duas assistências na estreia. Mourinho diz que "pode fazer melhor"

Carlos Vinícius estreou-se a titular pelo Tottenham com duas assistências para golo. José Mourinho gostou do desempenho do jogador emprestado pelo Benfica, mas acredita que o brasileiro é capaz de fazer melhor. Esta quinta-feira, Carlos Vinícius …

Estado fica com toda a responsabilidade das dívidas da TAP à banca

Em caso de falhas, o Estado fica com toda a responsabilidade das dívidas da TAP à banca. Anteriormente, as responsabilidades financeiras estavam repartidas entre o Estado e a Atlantic Gateway. Com a alteração dos estatutos da …

A "maglia rosa" de João Almeida caiu, mas o mundo do ciclismo rende-se ao português

Na etapa rainha do Giro, João Almeida perdeu a camisola rosa ao fim de 15 dias. O português mereceu o respeito do mundo ciclismo, chovendo elogios à sua prestação. João Almeida já não é o líder …

"Inverno escuro", negócios de família e o apelo aos "swing states". Assim foi o último debate presidencial

Os candidatos à presidência dos Estados Unidos encontraram-se pela última vez antes das eleições, em Nashville, Tennessee, mas desta vez num tom onde não prevaleceram os gritos e os insultos. Contudo, os ataques foram duros …

Casos diários podem duplicar até ao Natal devido ao efeito "cascata"

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes prevê que o número de infeções diárias em Portugal duplique em dois meses. O problema é o efeito "cascata" que escapou à atenção da saúde pública. A situação epidemiológica em Portugal …

Baixar o IRC "não é a melhor forma de apoiar as empresas"

Pedro Siza Vieira, ministro da Economia e Transição Digital, defendeu esta quinta-feira que a inclusão de medidas para a redução do IRC na proposta do OE2021 não traria vantagem para os negócios mais penalizados pela …