Benfica conquista sexta Taça da Liga frente ao Marítimo

Paulo Novais / Lusa

-

O Benfica fechou hoje a época 2014/15 como começou, há oito meses, com a conquista de um troféu, agora a Taça da Liga em futebol, após o triunfo por 2-1 sobre o Marítimo, na final de Coimbra.

Um golo do suplente holandês Ola John, aos 80 minutos, selou o triunfo dos encarnados, que arrebataram pela sexta vez a prova, em oito edições, e somaram o terceiro caneco da época, após a Supertaça e o bicampeonato.

A equipa de Jorge Jesus, que somou o seu 10.º troféu pelo Benfica, no último encontro da sua sexta época, marcou primeiro, pelo brasileiro Jonas, aos 37 minutos, mas, mesmo reduzido a 10 desde os 47, face ao segundo amarelo a Raul Silva, o Marítimo empatou, por João Diogo, aos 56.

A jogar, praticamente, em casa, filme que se viu ao longo de quase toda a época, em quase todos os estádios do país, os encarnados tiveram excelente réplica dos insulares, mas acabaram por justificar um triunfo arrebatado em nome do infortunado Salvio, que se lesionou e vai parar meio ano.

Em relação ao jogo de sábado, para a I Liga, cada equipa apresentou uma alteração, com Sulejmani a ser aposta de Jesus para substituir Salvio e Salin a surgir na baliza do Marítimo, em vez de Wellington.

A formação insular entrou personalizada, pressionante, a defender alto, perante um Benfica que falhava muitos passes, mas, aos oito minutos, criou a primeira ocasião, com Jonas a isolar Lima e este a dominar mal e ser desarmado por Raul Silva.

A resposta foi dada por Xavier, com vários cruzamentos perigosos da esquerda, só que, aos 19 minutos, foi de novo o conjunto da Luz que quase marcou, por Lima, que, isolado por Gaitán, rematou ao lado do poste direito.

Melhor a trocar a bola, o Benfica foi tentando assumir o comando de jogo e, aos 37 minutos, chegou à vantagem: num livre sobre a esquerda, Eliseu tocou para Pizzi, que lançou na direita Jardel, com este a dominar e cruzar para ao cabeceamento vitorioso do inevitável Jonas.

Até ao intervalo, destaque para nova incursão de Xavier pela esquerda, desta vez para um corte precioso de Eliseu, para canto, com vários maritimistas prontos para encostar.

A segunda metade começou com nova arrancada de Xavier, que rematou para defesa difícil para canto, do qual nasceu uma boa oportunidade para o Benfica, com Lima a correr meio campo e a rematar, ainda de longe, para defesa com os pés de Salin.

Paulo Novais / Lusa

-

Instantes depois, aos 47 minutos, a situação complicou-se para o Marítimo, com Raul Silva a carregar Lima à entrada da área e a ser expulso por acumulação de amarelos, o que obrigou Ivo Vieira a recuar Danilo Pereira para central.

O Benfica quase fez o segundo aos 52 minutos, primeiro por Lima e depois por Maxi Pereira, mas, após uma recuperação de bola a meio campo, foi o Marítimo que empatou, com Xavier, sempre ele, a isolar João Diogo, que bateu Júlio César.

A formação encarnada sentiu o golo e demorou a reagir, mas conseguiu-o, com a entrada, aos 68 minutos, de Talisca, que, logo a seguir, esteve na origem de duas oportunidades flagrantes perdidas por Jonas, aos 70 e 72.

Os falhanços continuaram, por Lima, aos 73 e 78, e Maxi Pereira, aos 76.

Jorge Jesus também apostou no holandês Ola John, que entrou bem e acabou por conseguir o segundo golo, ao fuzilar na área, de pé esquerdo, aos 80 minutos, depois de uma jogada de Jonas na área dos insulares.

Até ao final, o Marítimo ainda tentou o golo que colocaria a final no desempate por grandes penalidades, já que a Taça da Liga não contempla prolongamento, mas a grande ocasião ainda foi de Gaitán, servido por Ola John, aos 90+3 minutos.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Bactérias benéficas do leite materno mudam ao longo do tempo

De acordo com um novo estudo, a mistura de bactérias benéficas transmitidas pelo leite materno muda significativamente com o tempo. Este pode atuar como uma injeção de reforço diário para a imunidade e metabolismo infantil. Os …

Quando um tigre vale mais morto do que vivo: A sórdida realidade das quintas de procriação

Em alguns países asiáticos, quintas de procriação de tigres exploram até ao tutano o valor económico do animal, submetendo-o a condições de vida degradantes. Tigres já foram puderam ser encontrados em grande parte da Ásia, do …

Ana Estrada Ugarte. Em decisão histórica, Peru abre as portas à eutanásia

Numa decisão histórica esta quinta-feira, o 11.º Tribunal Constitucional do Superior Tribunal de Justiça de Lima, no Peru, ordenou ao Ministério da Saúde do país que respeitasse a vontade de Ana Estrada Ugarte de acabar …

Árbitros estrangeiros na próxima época? APAF recusa "atestado de incompetência"

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) tem a certeza de que o Conselho de Arbitragem (CA) não irá passar um "atestado de incompetência" aos árbitros portugueses, chamando estrangeiros para encontros de Ligas nacionais. Segundo …

Depois do desconforto que a série causou na Família Real, Harry defende "The Crown"

Durante uma entrevista a James Corden, para o programa americano The Late Late Show, o príncipe Harry defendeu a série The Crown da Netflix, explicando que embora não seja “estritamente precisa”, retrata a pressão da …

Benfica vai apresentar queixa por ameaças de morte a Vieira e vandalismo

O Benfica vai avançar com queixas devido às ameaças de morte ao presidente do clube em tarjas colocadas nas imediações do Estádio da Luz, mas também pela vandalização de várias casas benfiquistas. Segundo o jornal online …

Submarino civil transparente pode levá-lo ao local do naufrágio do Titanic

A Triton, uma empresa com sede na Florida, fabrica submarinos civis de última geração há mais de uma década. Agora, vai fazer nascer o Triton 13000/2 Titanic Explorer, que para além de oferecer aos passageiros …

Catorze detidos nos novos protestos em Barcelona a favor de Pablo Hasél

Pelo menos 14 pessoas foram detidas pela polícia catalã, este sábado, durante os distúrbios que se seguiram a mais uma manifestação em Barcelona a reclamar a libertação do rapper Pablo Hasél. Segundo o jornal Público, pelo …

Procuradores avançam para tribunal contra nomeações de chefias

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) está envolvido numa nova polémica, depois do concurso que culminou na indigitação de José Guerra para a Procuradoria Europeia. Segundo avança o Jornal de Notícias, este domingo, um concurso para …

A partir de segunda-feira, eletrodomésticos vão ter novas etiquetas energéticas

As organizações não-governamentais ambientalistas saúdam as novas etiquetas energéticas, que entram em vigor esta segunda-feira, mas pedem “mais atenção” ao consumidor e “maior rapidez” na reclassificação de “mais produtos”. Em comunicado, a cooligação Coolproducts, um grupo …