Benfica já garantiu quase 43 milhões de euros na Champions

Manuel de Almeida / Lusa

Os valores são idênticos aos da época passada, sendo que 15,25 milhões de euros (contra 15,23) correspondem à presença na fase de grupos e 27,7 ao valor mínimo que pode receber pelo ‘ranking’ dos últimos dez anos.

O Benfica pode chegar aos 44,06 milhões de euros antes de começar a jogar, o que acontecerá se o FC Porto cair na terceira pré-eliminatória ou no ‘play-off’, sendo que, se chegar à fase de grupos, será esse o valor que cabe aos azuis e brancos.

No ‘ranking’ da UEFA a dez anos, o FC Porto é oitavo e o Benfica é 10.º, mas os ingleses do Manchester United, sextos, e do Arsenal, nonos, não entram nestas contas, já que não estarão entre os 32 participantes na fase de grupos da ‘Champions’ 2019/20.

Para o ‘ranking’, a UEFA atribui 1,108 milhões de euros ao 32.º posicionado, entre os presentes, sendo essa verba será multiplicada pela ordem inversa à tabela, com o primeiro classificado, o Real Madrid, a ter direito a 35,456.

Como na época passada, uma vitória na fase de grupos vale 2,7 milhões de euros e um empate 900 mil euros, sendo que os remanescentes 900 mil euros de cada empate serão distribuídos no final pelas equipas em função das vitórias.

Quanto às equipas que seguirem em frente, os ‘oitavos’ valem 9,5 milhões de euros, os ‘quartos’ 10,5, as ‘meias’ 12 e a final, a 30 de maio, em Istambul, 15, com o vencedor, que sucederá ao Liverpool, a receber ainda quatro suplementares.

A estes valores, acrescem ainda os do ‘market pool’, relacionados com os direitos televisivos. A UEFA distribuirá um total de 292 milhões de euros pelos 32 clubes, em função do valor proporcional dos países – se ficar sozinho, o Benfica receberá os 100% de Portugal e, se acompanhado, cederá 40% ao FC Porto.

Em 2018/19, os dragões, que chegaram aos quartos de final e foram a equipa com mais pontos na primeira fase, arrecadaram 78,44 milhões de euros, e o Benfica, afastado na fase de grupos – por Bayern Munique e Ajax -, encaixou 49,23, não contando com a verba remanescente dos empates.

No que respeita à Liga Europa, os valores são muito mais baixos, sendo que o Sporting, por ter lugar certo na fase de grupos, já garantiu 2,92 milhões de euros, verba que subirá em função do ‘ranking’ a 10 anos dos clubes participantes – de 71.430 euros para o 48.º até 3,428 milhões para o primeiro.

Entre os clubes com presença garantida na fase de grupos, os ‘leões’, vencedores da edição 2018/19 da Taça de Portugal e terceiros no último campeonato português, são sextos, atrás de Manchester United, Arsenal, Sevilha, Roma e CSKA Moscovo.

No que respeita a resultados, cada vitória na fase de grupos vale 570 mil euros e cada empate 190 – o remanescente das igualdades também será distribuído -, sendo que o vencedor de cada grupo encaixa um milhão de euros e o segundo meio milhão.

As formações que chegarem aos 16 avos ganham ainda meio milhão de euros, aos ‘oitavos’ 1,1, aos ‘quartos’ 1,5, às ‘meias’ 2,4 e à final, a 27 de maio, em Gdansk, 4,5, com o vencedor, o sucessor do Chelsea, a ter direito a 4 extra.

Para o ‘market pool’ estão reservados 168 milhões de euros, sendo que o Sporting ficará com 100%, 60% ou 40% do valor que couber a Portugal em função de estar só, com Sporting de Braga ou Vitória de Guimarães ou na companhia dos dois clubes minhotos.

Os vimaranenses, quintos no último campeonato, entram na segunda pré-eliminatória, face aos luxemburgueses do Jeunesse Esch ou aos cazaques do Tobol, e os bracarenses, quartos da I Liga 2018/19, começam na terceira pré-eliminatória.

PARTILHAR

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …