Benfica 4 – 0 Portimonense | Veni, vidi, Vinícius

O Benfica regressou às boas exibições e às goleadas, numa jornada em que aproveitou o empate do FC Porto na Madeira para se isolar no comando da Liga NOS.

Na recepção ao Portimonense, as “águias” venceram por 4-0, numa partida em que Bruno Lage realizou várias mexidas – com a aposta em Samaris, Chiquinho, Gedson e Carlos Vinícius – e estas resultaram em pleno. O ponta-de-lança brasileiro bisou na partida, Chiquinho fez uma assistência e o grego foi dos melhores em campo.

O jogo explicado em números

  • Benfica com mais bola no primeiro quarto-de-hora (66% de posse), mas sem movimentações colectivas capazes de abrir brechas na defesa do Portimonense. Ao invés, os algarvios surgiam com perigo junto da baliza de Vlachodimos, que evitou o tento forasteiro aos 11 minutos, num remate de Koki Anzai na pequena área.
  • Contudo, aos 17 minutos, o Benfica marcou. Canto da direita de Chiquinho, Gabriel desviou ao primeiro poste e André Almeida, de cabeça, abriu o activo. Ao segundo remate “encarnado”, primeiro enquadrado, os anfitriões colocavam-se na frente do marcador.
  • O golo tranquilizou a formação benfiquista, que manteve o domínio (68%) e conseguiu conter um pouco as transições contrárias, mas não evitou que o Portimonense continuasse a rematar. À meia-hora, as duas equipas tinham ambas quatro remates, um enquadrado, sendo que os algarvios registavam apenas três acções na área contrária (que terminaram todas em remate).
  • Carlos Vinícius, uma das novidades da equipa de Bruno Lage, mostrava serviço com a sua capacidade física e técnica. Aos 35 minutos, o brasileiro registava duas tentativas de drible, ambas com sucesso, bem como dois remates. Isto apesar de contar apenas quatro passes, demonstrativo de que tinha os olhos postos na baliza contrária.
  • Vantagem benfiquista numa primeira parte nada fácil para os comandados de Bruno Lage, com muitas dificuldades para furar a defesa do Portimonense e incapaz de estancar as saídas rápidas dos visitantes, que criaram quase tanto perigo quanto os campeões nacionais – apesar do claro domínio das “águias” em termos de posse de bola. O melhor nesta fase era André Almeida, com um GoalPoint Rating de 6.5, fundamentalmente por causa do golo que marcou.

Rodrigo Antunes / Lusa

  • Entrada de rompante do Benfica na segunda parte. Num lance de insistência após um canto na direita, Álex Grimaldo cruzou e Rúben Dias (47′), à entrada da pequena área, desviou a contar, no primeiro remate após o descanso.
  • A boa reentrada não foi, contudo, acompanhada pelo domínio dos acontecimentos. A perder por duas bolas, os algarvios assumiram as despesas atacantes e chegaram à hora de jogo com 56% de posse de bola no segundo tempo e três remates, embora só um enquadrado. Ao mesmo tempo deixavam mais espaços na retaguarda e o Benfica aproveitou.
  • Aos 63 minutos, Grimaldo arrancou um excelente passe a rasgar, Vinícius ganhou em velocidade, ultrapassou Ricardo Ferreira e atirou a contar para o 3-0. Quatro remates no segundo tempo, três enquadrados, dois golos para os “encarnados”. E ao quinto, o 4-0, aos 65 minutos, de novo pelo ponta-de-lança brasileiro, desta feita após assistência de Chiquinho.
  • O jogo estava decidido, com o Benfica a marcar três golos em 20 minutos e a sentenciar a partida, fruto de uma inatacável eficácia ofensiva, que registava quatro remates enquadrados em seis, ao mesmo tempo que o Portimonense tinha bola, mas de forma inconsequente. E assim continuou até final.

O melhor em campo GoalPoint

Excelente jogo de Carlos Vinícius, titular no lugar de Haris Seferovic. O brasileiro desde cedo mostrou uma vontade e uma capacidade física que criavam problemas à defesa algarvia. Contudo, só na segunda parte a sua influência no jogo se fez notar de forma vincada, com dois golos no espaço de dois minutos. Vinícius terminou com um GoalPoint Rating de 8.3, ele que enquadrou dois de quatro remates e ainda completou as três tentativas de drible. O suíço que se cuide.

Jogadores em foco

  • Álex Grimaldo 7.7 – Um dos motores do futebol ofensivo “encarnado”. O lateral espanhol esteve sólido a defender, com três desarmes, sete recuperações e dois duelos aéreos defensivos ganhos em quatro, e registou duas assistências em cinco passes para finalização, sendo o mais interveniente na partida, com 101 acções com bola (o segundo, Samaris, teve 77).
  • André Almeida 7.2 – Mais um belo jogo do lateral-direito, a marcar um raro golo, de cabeça, ainda na primeira parte. Almeida atirou ainda uma bola ao ferro e criou uma ocasião flagrante de golo.
  • Andreas Samaris 6.8 – O grego regressou ao “onze” e não desiludiu, em especial na ocupação dos espaços, algo que lhe permitiu somar dez recuperações de posse, o máximo do jogo. E ainda fez quatro desarmes e foi dos mais activos.
  • Franco Cervi 6.5 – O argentino voltou a merecer a confiança do treinador, realizando um jogo positivo, embora sem grande brilhantismo. Ao todo fez três passes para finalização, um deles criando uma ocasião flagrante, e voltou a ser o melhor no capítulo do desarme, com seis, uma característica que o define.
  • Chiquinho 6.1 – O seu rating pode não ter sido dos mais altos – devido a uma ocasião flagrante desperdiçada -, mas a sua influência na melhoria do futebol do Benfica foi evidente, emprestando vertigem, intensidade e excelentes decisões. Numa delas fez uma assistência para golo de Vinícius e terminou como o mais rematador (a par do brasileiro), com quatro disparos.
  • Lucas Fernandes 5.6 – Um dos mais consistentes jogadores dos algarvios, o brasileiro foi o melhor da equipa de António Folha, terminando com três remates (todos de fora da área) e um passe para finalização.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …