Benfica 3-2 Famalicão – Jogo louco deu vantagem encarnada nas Meias da Taça

Manuel de Almeida / Lusa

Um golo de Gabriel, perto do apito final, deu hoje a vitória ao Benfica, por 3-2, diante do Famalicão, que chegou a estar a vencer (2-1), em jogo da primeira mão da meia-final da Taça de Portugal.

Com este resultado os ‘encarnados’ partem em vantagem para o jogo da segunda mão que se realiza a 11 de fevereiro, às 20:45 horas, em Vila Nova de Famalicão.

Foi necessário esperar pela segunda parte para ver golos no Estádio da Luz. Pizzi, de grande penalidade, aos 53 minutos, abriu o ativo. Pedro Gonçalves e Toni Martínez, aos 60 e 73, deram a volta ao marcador. O recém-entrado Rafa restabeleceu a igualdade, aos 78, e aos 90+5, quando os adeptos já estavam a sair, Gabriel selou o resultado.

Com uma primeira parte boa intensidade de jogo e com oportunidades de golos para ambos os lados, com ligeiro ascendente por parte do Benfica na posse de bola (51%-49%) e mais remates (5-3), a verdade é que a melhor ocasião pertenceu ao Famalicão.

Pedro Gonçalves, aos 18 minutos, recebeu a bola de Diogo Gonçalves, já na pequena área do Benfica, e atirou a rasar a parte exterior do poste direito da baliza de Vlachodimos.

A abrir a segunda parte Fábio Martins teve nos pés duas oportunidades de golo, aos 47 e 49 minutos, mas não deu o melhor seguimento à bola.

O Benfica não desarmou. Na jogada seguinte, após uma desmarcação de Taarabt, Seferovic procurou centrar para o coração da área, mas Riccieli cortou o lance com o braço. O árbitro lisboeta Hugo Miguel assinalou grande penalidade. Pizzi, chamado a converter, colocou o Benfica na condição de vencedor.

Quando os ‘encarnados’ estavam a crescer no terreno Pedro Gonçalves vestiu a pele de Maradona, correu pelo campo fora, fintou quatro jogadores do Benfica, passou a bola a Diogo Gonçalves, que, temporizou, e o assistiu novamente para a igualdade, aos 60 minutos.

Com 1-1 no marcador, Bruno Lage colocou em campo Carlos Vinícius e Rafa, para os lugares de Chiquinho e Cervi, mas foi (novamente) Pedro Gonçalves a gelar a luz. O jogador famalicense desmarcou Toni Martínez, na direita, e o espanhol, com um remate cruzado, aos 73 minutos, fez a reviravolta no marcador.

Embora o Benfica tenha perdido alguma capacidade de ligação entre a linha de meio-campo e a do ataque, ganhou maior agressividade no momento do remate e, aos 78 minutos, viu Rafa fazer o 2-2, depois de uma jogada iniciada por André Almeida, que serviu Vinícius na área. O guarda-redes Vaná defendeu para frente e na recarga o internacional luso não desperdiçou.

A cinco minutos do fim, João Pedro Sousa colocou em campo Roderick Miranda para o lugar de Pedro Gonçalves, num sinal claro que queria segurar a igualdade, contudo, aos 90+5 minutos, Gabriel selou o resultado na sequência de um canto, cobrado por Grimaldo.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …