Benfica 2-1 Braga | Águias viram resultado e estão nos Quartos da Taça

Mário Cruz / Lusa

O Benfica venceu hoje o Sporting de Braga por 2-1 e apurou-se para os quartos de final da Taça de Portugal em futebol, num encontro em que esteve a perder, disputado no estádio da Luz, em Lisboa.

No reencontro entre dois semifinalistas da época passada, o autogolo do central Ferro colocou os visitantes em vantagem aos 14 minutos, mas a dupla benfiquista deu a ‘volta a texto’, com o médio a empatar, aos 18, enquanto o avançado participou no lance que consumou a reviravolta, aos 62, que contou com a ‘ajuda’ do guarda-redes Tiago Sá, que acabou por introduzir na sua baliza.

Com o triunfo, o Benfica juntou-se a Académico de Viseu, Varzim, Rio Ave, Canelas 2010 e Paços de Ferreira nos quartos de final da ‘prova rainha’, cujo alinhamento ficará definido na quinta-feira, com os duelos FC Porto-Santa Clara e Famalicão-Mafra.

O guarda-redes Zlobin foi a única novidade num ‘onze’ que está a ser cada vez mais rotinado e trabalhado por Bruno Lage, desde logo com uma dupla de meio-campo que tem dado ‘frutos’, composta por Taarabt e Gabriel, e um Pizzi que está a subir de produção com o decorrer da época.

O ‘criativo’ marroquino foi o primeiro a tentar ‘desatar o nó’, com um remate que saiu ligeiramente ao lado, algo que não iria suceder logo de seguida, na baliza de Zlobin, quando Ferro desviou um cruzamento de Sequeira para a própria baliza e colocou os bracarenses em vantagem.

No entanto, Pizzi voltou a ‘puxar dos galões’ e, nem cinco minutos volvidos, repôs a igualdade na Luz, com um pontapé fora do alcance de Tiago Sá, dando sequência à temporada mais produtiva da carreira – 19 golos em 25 partidas oficiais.

Se o clima esteve pouco convidativo para idas ‘à bola’, quem se deslocou ao recinto benfiquista não terá dado por mal empregue o tempo em que ali esteve, tendo em conta a qualidade técnica e tática apresentada pelas duas equipas, que colocaram em campo todos os ‘condimentos’ para um belo jogo de futebol.

Mesmo assumindo uma postura de menor domínio, o Braga conseguiu construir duas excelentes situações para voltar à vantagem, primeiro num livre de Sequeira, que rasou a baliza de Zlobin, e depois num pontapé de Wilson Eduardo, a tentar surpreender o guardião russo.

A dinâmica imprimida pelo Benfica esteve na génese de uma soberana situação para os ‘encarnados’, só que, desta feita, o poste ‘minhoto’ evitou males maiores e rechaçou a tentativa de Chiquinho.

O médio benfiquista reentrou na segunda parte com vontade de assistir Carlos Vinícius, mas, depois de tirar Wallace do caminho, não direcionou da melhor forma o passe para o avançado brasileiro, que já só estava à espera de confirmar a reviravolta ‘encarnada’.

O mesmo Vinícius iria perder o duelo com Tiago Sá, pouco depois, valendo a grande intervenção do guarda-redes ‘arsenalista’, que, à passagem da hora de jogo, ficou muito mal na ‘fotografia’ e abriu caminho para a vantagem do Benfica.

Taarabat, absolutamente desaparecido desde o reatamento, emergiu no jogo, ‘rasgou’ a defesa bracarense com um passe a isolar Carlos Vinícius, que, quase sem ângulo, rematou algo atabalhoado, mas acabou por beneficiar do ‘erro’ do jovem guardião.

A desvantagem levou Ricardo Sá Pinto a dar maior propensão ofensiva ao Sporting de Braga, tirando o central Wallace e lançando Paulinho, que ficou perto do empate, enquanto Bruno Lage colocou Samaris e ‘desenhou’ um meio-campo a três, com o grego atrás de Taarabt e Gabriel.

A dificuldade física dos jogadores benfiquistas começava a evidenciar-se, particularmente no marroquino e no luso-brasileiro, mas, mesmo assim, as ‘águias’ ainda dispuseram de duas situações soberanas para aumentar a vantagem e ‘fechar’ a partida, por Chiquinho e, depois, por Seferovic e Pizzi, desperdício esse que não teve consequências para o desfecho do duelo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …