/

Bélgica vai usar drones com câmaras térmicas para vigiar cumprimento de regras no Natal

1

Stephanie Lecocq / EPA

A polícia belga vai utilizar drones com câmaras térmicas para fiscalizar o cumprimento das regras contra a propagação da covid-19 durante as férias de Natal em vários municípios no nordeste do país.

Com as câmaras térmicas instaladas nos drones, as autoridades vão poder controlar as pessoas que estão na via pública durante a quadra natalícia – um dos drones vai ter um megafone para que a polícia possa dirigir-se à população caso seja necessário – e vão estar especialmente atentas à proibição do lançamento de fogo-de-artifício.

Na Bélgica, o encerramento de bares, restaurantes e cafés, a obrigação de teletrabalho, sempre que possível, a limitação dos contactos sociais e o recolher noturno – atualmente entre as 22 e as 6 horas – permanecem em vigor.

Já no Natal, as autoridades definiram que cada agregado familiar pode receber apenas um convidado para as festividades desta quadra. A não ser que tenha um terraço ou jardim com acesso direto a partir da rua, caso em que podem juntar-se grupos de quatro pessoas – mas só um dos visitantes pode entrar na habitação para usar a casa de banho.

A multa por não respeitar as restrições para travar as infeções pelo novo coronavírus, como o toque de recolher noturno ou a limitação dos contactos sociais, ascende a 250 euros.

De acordo com a informação avançada pela EFE, os drones com as câmaras térmicas vão ser usados para vigiar o cumprimento das regras nas localidades de As, Bocholt, Bree, Genk, Houthalen-Helchteren, Kinrooi, Oudsbergen e Zutendaal.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.