Bélgica cria “companheiro de mimos” para combater solidão durante confinamento

A Bélgica criou uma figura, denominada “knuffelcontact” – “companheiro de mimos” – para  combater a solidão, visto que o se pretende nesta altura é “um confinamento, não um isolamento”, disse o primeiro-ministro Alexander De Croo.

Segundo avançou na quarta-feira o Mundo, cada família tem direito a um companheiro e as pessoas que vivem sozinhas dois, iniciativa que visa cuidar da saúde mental durante o segundo confinamento, que começou a 02 de novembro e vai até ao dia 13 de dezembro.

A segunda vaga de covid-19 levou a Bélgica a ultrapassar o meio milhão de infeções e as 13 mil mortes.

“O nosso país está sob um estado de emergência. A capacidade de muitos hospitais já foi superada. Contudo, não vemos uma mudança nos números. Só há uma resposta, uma opção e essa é proteger o nosso sistema de saúde. A única forma de alcançar isto é evitar qualquer tipo de contacto físico, dentro do que for possível”, disse o primeiro-ministro.

O “companheiro de mimos” tem regras: cada casa pode receber uma pessoa, sempre a mesma. Caso viva sozinho, pode receber duas pessoas diferentes mas não em simultâneo. Esta medida assemelha-se à “bolha de apoio”, do Reino Unido.

Ambos os sistemas têm como objetivo permitir que as pessoas se juntem com alguém de fora, minimizando os riscos de contacto. Por isso apelam, também, a que sejam escolhidos companheiros que vivam por perto e não tenham de fazer uma grande deslocação.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Portugal tem o dobro dos casos de covid-19 que existiam há um ano

O número de casos de covid-19 ativos em Portugal neste momento é mais do dobro do que há um ano atrás. A média diária de novos casos é quase o triplo. Apesar de 42% da população …

Sporting prestes a garantir contratação Daniel Wass, antigo lateral do Benfica

O Sporting está muito perto de garantir a contratação de Daniel Wass ao Valência. O dinamarquês já passou pelo Benfica e pode custar agora 2 milhões de euros. Depois de as negociações com o Sporting de …

Portugal com testes negativos à covid-19 antes do jogo com a Alemanha

Os jogadores, equipa técnica e restantes membros da seleção tiveram resultados negativos nos testes à covid-19, realizados três dias antes do jogo com a Alemanha, revelou, esta quinta-feira, fonte oficial da Federação Portuguesa de Futebol …

Quatro anos depois do incêndio de Pedrógão, ainda há casas por reconstruir

Esta quinta-feira, assinalam-se quatro anos do grande incêndio de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, que provocou a morte a 66 pessoas. Quatro anos depois do incêndio de Pedrógão Grande, que deflagrou ao início da tarde …

Chegou em maio, saiu em junho: a passagem de Gattuso pela Fiorentina

Gennaro Gattuso chegou ao clube italiano no final de maio mas, a meio de junho, já deixou a Fiorentina. Sérgio Oliveira já não deve seguir para Florença. Gennaro Gattuso foi apresentado como treinador da Fiorentina há …

Venda de barragens. Governo terá permitido à EDP vender direito não previsto nos contratos

O Governo permitiu à EDP vender um direito das barragens no Douro à Engie que não era permitido no seu contrato de concessão. A conclusão é do Bloco de Esquerda após analisar a documentação sobre o …

Salário milionário e verba de 18 milhões. Matheus Nunes perto de rumar ao Everton

Matheus Nunes está muito perto de se transferir para o Everton, segundo relatos da imprensa nacional. O luso-brasileiro pode render 18 milhões de euros ao Sporting. O interesse do Everton em Matheus Nunes não é de …

"O regresso do Super-Homem". Buffon está de volta ao Parma

O guarda-redes italiano, de 43 anos, vai voltar ao clube onde fez toda a sua formação, até sair para a Juventus. "Ele está de volta onde pertence. Ele está de volta a casa". Foi assim o …

Intervalo da segunda toma da vacina da Astrazeneca reduzido para 8 semanas

O intervalo da toma da segunda dose da vacina da Astrazeneca foi reduzido de 12 para oito semanas para garantir “mais rápida proteção” perante a transmissão de novas “variantes de preocupação” do vírus SARS-CoV-2, segundo …

Dezasseis anos depois, Sergio Ramos vai deixar o Real Madrid

O Real Madrid confirmou, esta quarta-feira, que Sergio Ramos vai abandonar o clube, depois de 16 temporadas com a camisola merengue. "O Real Madrid comunica que amanhã, quinta-feira, 17 de Junho, às 11h30 portuguesas, terá lugar …