O Belenenses não joga com o Benfica este fim de semana

Mário Cruz / Lusa

Patrick Morais de Carvalho, presidente do Belenenses, publicou esta sexta-feira na sua conta no Facebook um texto no qual se insurge contra a utilização da SAD do nome do clube, aproveitando a exposição mediática do jogo deste sábado com o Benfica, exigindo que se “cumpra as leis” e se “respeitem as decisões judiciais”.

“O Belenenses não joga com o Benfica este fim de semana.” Assim começa o texto do líder dos azuis do Restelo, lembrando que “desde outubro de 2018 que uma SAD que compete na Liga tem utilizado marcas registadas pelo Clube de Futebol os Belenenses para se fazer passar pelo que não é”.

De acordo com o Diário de Notícias, o presidente lamenta que se vendam bilhetes com o nome do clube, que assim seja anunciado em jornais e televisões e que “a Santa Casa fature com apostas dizendo que é o Belenenses que vai jogar“.

“Acontece que o Belenenses não autoriza nenhuma sociedade inscrita na Liga a utilizar as suas marcas”, avisa, lembrando a SAD que “o Tribunal da Propriedade Intelectual e o da Relação (após recurso desta sociedade) a impediram de utilizar marcas registadas”.

Lembra também que a SAD deixou de utilizar o símbolo do clube e até criou um novo, razão pela qual diz que ” a SAD (e esta é uma novidade que todos devem conhecer) tem uma marca nominativa e figurativa registada desde o dia 9 de agosto de 2019 e é com essa marca que se deve identificar perante o país desportivo: B SAD.”

Segundo Patrick Morais de Carvalho, a SAD “não pode usar o elemento nominativo de uma marca em conjunto com o elemento figurativo de outra marca”.

“Chamar Belenenses à B SAD e usar o símbolo da B SAD junto com o nome Belenenses é grave“, adverte, alertando que “a solução, e é a única que faz sentido, é chamar a B SAD pelo nome que a própria registou como marca nominativa, ou seja B, e identificá-la com o seu símbolo”.

O presidente dos azuis do Restelo garante que o clube “está atento” a esta situação e alerta para “os envolvidos (e os cúmplices) para os danos que estão a provocar a uma instituição centenária e para a responsabilização a que serão chamados pelos danos em causa.”

Belenenses só há um. Faz 100 anos a 23 de setembro e joga no Estádio do Restelo, na segunda divisão distrital da AF Lisboa, depois de ter sido campeão da 3.ª divisão distrital em 2018/19, e não vai jogar com o Benfica este fim de semana.”

EM PORTUGAL JÁ TODOS SABEM QUE O BELENENSES NÃO JOGA COM O BENFICA ESTE FIM-DE-SEMANAPor vezes é mais fácil perceber…

Publicado por Patrick Morais de Carvalho em Sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Silas prevê encontro complicado

O treinador Silas desvalorizou o facto de o Belenenses SAD ter sido a única equipa que conseguiu roubar pontos ao Benfica sob a orientação de Bruno Lage, em vésperas de receber o campeão nacional de futebol.

“Não acho relevante nem importante ser o único treinador que ‘roubou’ pontos ao Bruno Lage e ao Benfica. No futebol ninguém vive no passado. Vivemos o presente e há de haver alguma vez que ganho ao Benfica e ao Bruno Lage e o contrário também poderá acontecer”, observou o técnico do Belenenses SAD, citado pela Lusa.

Silas advertiu que “os jogos do ano passado não dizem muito”, lembrando o empate 0-0 que travou a caminhada 100% vitoriosa no campeonato da equipa encarnada sob o comando técnico de Bruno Lage, assinalando que os azuis têm “uma equipa toda diferente”.

Sobre a entrada do Benfica na nova época, com duas goleadas por 5-0, frente ao Sporting, na Supertaça, e Paços de Ferreira, na ronda inaugural, Silas considerou que os encarnados ainda não estão tão fortes como no ano passado e que não são imbatíveis.

“O Benfica, neste momento, ainda não está mais forte do que no ano passado. É prematuro fazer essa comparação, mas é claro que vão ser muito fortes. O Benfica não é imbatível, nenhuma equipa é. É uma equipa muito forte, que respeitamos muito, mas não é imbatível”, reforçou.

Sobre a sua equipa e o modo como preparou o jogo ao longo da semana, Silas garantiu que o Belenenses SAD vai manter a sua identidade e procurar jogar ao ataque.

A nossa maneira de pensar é sempre a mesma: vamos tentar atacar e o que fizemos esta semana foi procurar explorar o jogo ofensivo. Queremos atacar e procurar que eles não nos parem. Sinceramente, perdi mais tempo com os aspetos ofensivos do que com os defensivos”, disse o treinador português, adiantando que prefere arriscar ganhar do que dar a iniciativa ao adversário.

“Dar o jogo ao adversário é mais arriscado, porque não queremos acabar o jogo com 5-0”, assinalou. Sobre a possibilidade de o Estádio Nacional encher para a receção às águias, Silas afirmou que é motivador jogar com o recinto cheio e que o facto de poder haver mais adeptos do Benfica não vai intimidar o Belenenses SAD.

Bruno Lage preparado

O treinador do Benfica, Bruno Lage, destacou esta sexta-feira, em conferência de imprensa, a “enorme qualidade do Belenenses SAD“.

Manuel de Almeida / Lusa

Lage preparado para dar resposta ao Belenenses

“Para conhecer o Belenenses basta ver o primeiro jogo deste campeonato: Portimonense-Belenenses. A riqueza tática desse jogo, quer de um lado e do outro, evidencia a enorme qualidade do Belenenses a defender e a atacar. Foi um jogo que terminou 0-0, mas com grande riqueza tática. Preparámo-nos para dar a melhor resposta”, afirmou Bruno Lage.

Questionado sobre as diferenças no arranque entre Benfica e FC Porto e o impacto da ausência dos ‘dragões’ na Liga dos Campeões e a consequente subida dos ‘encarnados’ ao pote 2, Bruno Lage lamentou a eliminação do rival, lembrando a importância que teve na pontuação para o ranking da UEFA.

Na Liga dos Campeões não há jogos fáceis, temos de estar preparados para todos os adversários. E temos de olhar para o panorama do futebol português: não nos podemos esquecer do percurso do FC Porto na Liga dos Campeões nos últimos 20 anos, que foi a equipa que mais pontuou para ainda termos uma equipa direta na fase de grupos”.

O Belenenses SAD, que integra o grupo dos oitavos classificados, com um ponto, recebe o Benfica, líder do campeonato, com três, em jogo da segunda jornada da I Liga, agendado para sábado, às 19h00, no Estádio Nacional, em Oeiras.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Enfim, cumpre perguntar:
    1 – onde nasceu originalmente a B SAD?
    2 – essa entidade, quando nasceu, com o nome Belenenses, era controlada na sua estrutura accionista por quem?
    3 – se o CFB perdeu o controlo accionista da sua SAD, parece lógico perguntar qual a razão que o justifica?
    4 – e cumpre também perguntar se tais cedências de capital tiveram o aval dos sócios em Assembleia Geral?
    Como são públicas as respostas a estas questões, parece também lógico que o problema aqui é uma mera vingança…
    O CFB, tal como outro histórico clube de Lisboa, para fazer figura de rico, empenhou-se até mais não, acabando por perder o controlo da sua SAD. Depois, quando já nada tinha a não ser o seu nome, queria mandar e não lhe deixaram. É um caso típico de fidalgo falido…

  2. O nome “Belenenses” não pode ser exclusividade de ninguém….. já o nome Clube de futebol “Os Belenenses” é pertença de um clube que está preste a comemorar 100 anos de existência.
    Eu, que também sou sócio do clube, aconselho o presidente a que lute pela distinção entre Belenenses Sad e C.F. “Os Belenenses” e desista do impedimento do nome Belenenses , porque afinal de contas a SAD nasceu dentro do próprio clube, e como alguém dizia: sprtings há muitos, Vitórias há muitos, Desportivos há muitos, Benficas há muitos ,………Haja bom senso e diálogo…… Os presidentes passam mas o clube fica………

  3. Uma palhaçada muito jeitosa. O senhor Patrick Morais de Carvalho (que nome pomposo), é presidente de um clube de quê, matraquilhos? Joga em que divisão? O senhor Patrick deveria ter orgulho que um clube que também ostenta a palavra “Belenenses” na sua designação esteja a disputar a I Liga, ao contrário do seu Belenenses. Portanto, parece que o senhor Patrick, afinal, não gosta do Belenenses, pois quer queira ou não, os dois “Belenenses” são filhos da mesma mãe.

RESPONDER

Lixo espacial cadente iluminou os céus na Austrália

Na sexta-feira passada, pedaços de lixo espacial de um foguetão russo iluminaram os céus na Austrália. Os especialistas dividem-se na possibilidade de bocados dele caírem na Terra. Na sexta-feira passada, num final de tarde como tantos …

Cientistas criaram uma borracha que até rasga (mas concerta-se sozinha)

Investigadores da Universidade Flinders, na Austrália, desenvolveram um novo tipo de borracha que consegue regenerar sozinha. A equipa de investigadores da universidade australiana criou um novo tipo de borracha e um catalisador que, em conjunto, podem …

Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em "perigo crítico", pela primeira vez em dez anos. De acordo …

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …