“Beijar da cruz” em Melgaço. Diretora de lar vai ser constituída arguida e pode ser acusada de propagação de doença contagiosa

A diretora de serviços do Centro Paroquial de Paderne, em Melgaço, distrito de Viana do Castelo, vai esta ser constituída arguida no âmbito de um processo em que poderá ser acusada de propagação de doença contagiosa.

A notícia é avançada esta segunda-feira pelo Jornal de Notícias, tendo sido entretanto confirmada pelo jornal Público junto de fonte da GNR de Viana do Castelo.

Em causa está uma atividade levada a cabo pelo lar na Páscoa. Trata-se do habitual “beijar da cruz” desta época de celebração, promovido pela instituição e com a participação de 17 idosos. O crucifixo foi dado a beijar as pessoas, sendo desinfetado após cada contacto.

Na altura, foi partilhado nas redes sociais um vídeo do momento, no qual era possível ver os idosos a beijarem a cruz. Acabou por ser apagado das redes sociais após a polémica.

Ao Público, fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo precisou que o processo teve início após o domingo de Páscoa.

O lar de Paderne não foi caso único. O lar do Centro Social de Freiriz, em Vila Verde, distrito de Braga, organizou um atividade semelhante para os seus utentes.

No caso de Vila Verde, as imagens foram divulgadas em direto na página de Facebook do Centro Social de Freiriz e depois disseminadas pelo jornal local Semanário V.

No vídeo podem-se ver vários idosos a beijar a cruz sem máscara e uma das funcionárias do lar chega mesmo a afastar a máscara da boca, para repetir o gesto. Também há, pelo menos, um idoso que se recusa a beijar a cruz.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 566 mil mortos e infetou mais de 12,79 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela AFP.

Em Portugal, morreram 1.660 pessoas das 46.512 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. E muito bem!
    Esses fanáticos religiosos são um perigo porque vivem alienados num mundo à parte e não tem noção da realidade!!

    • O pior é que alienados num mundo à parte e sem noção da realidade não são só os fanáticos religiosos. São também os que acreditam que a URSS, o Partido Comunista do Kampuchea, a RPC, o PCP, etc., não são, ou eram, comunistas.

      • Que confusão…..
        Acreditar é para crentes, portanto, a URSS, RPC, PCP (etc) também são (eram) religiões!!
        De comunistas, tem pouco mais do que o nome – ou nem o nome!
        O PCP, tendo em conta o seu património (livre de impostos) e algumas ideias completamente ultrapassadas, devia chamar-se: Partido Capitalista Português.

  2. POIS, AMEN ,estou de acordo, é de aceitar as pessoas que respeitam a RELIGIAO mas no momento em que se VIVE ,o Momento da ou das PANDEMIAS ,é de RESPEITAR estes ou ESTE MAL ES,que se esta ou estao a ESPALHAR é se ter CUIDADO, e dai mais VALE um PÈ a atras e outro á FRENTE,por isso,enquanto esta ou estas PANDEMIAS existirem mais VALE PREVENIR que REMEDIAR AMEN, e seja o QUE DEUS JESUS ESPIRITO SANTO NOSSA SENHORA os ANJOS e etc etc qusier AMEN……………….
    A.G.P.

RESPONDER

"Dia histórico". Senado confirma nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA

O Senado norte-americano confirmou segunda-feira à noite a juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o que representa uma vitória política para o Presidente Donald Trump a poucos dias das eleições …

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …