“Beijar da cruz” em Melgaço. Diretora de lar vai ser constituída arguida e pode ser acusada de propagação de doença contagiosa

A diretora de serviços do Centro Paroquial de Paderne, em Melgaço, distrito de Viana do Castelo, vai esta ser constituída arguida no âmbito de um processo em que poderá ser acusada de propagação de doença contagiosa.

A notícia é avançada esta segunda-feira pelo Jornal de Notícias, tendo sido entretanto confirmada pelo jornal Público junto de fonte da GNR de Viana do Castelo.

Em causa está uma atividade levada a cabo pelo lar na Páscoa. Trata-se do habitual “beijar da cruz” desta época de celebração, promovido pela instituição e com a participação de 17 idosos. O crucifixo foi dado a beijar as pessoas, sendo desinfetado após cada contacto.

Na altura, foi partilhado nas redes sociais um vídeo do momento, no qual era possível ver os idosos a beijarem a cruz. Acabou por ser apagado das redes sociais após a polémica.

Ao Público, fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo precisou que o processo teve início após o domingo de Páscoa.

O lar de Paderne não foi caso único. O lar do Centro Social de Freiriz, em Vila Verde, distrito de Braga, organizou um atividade semelhante para os seus utentes.

No caso de Vila Verde, as imagens foram divulgadas em direto na página de Facebook do Centro Social de Freiriz e depois disseminadas pelo jornal local Semanário V.

No vídeo podem-se ver vários idosos a beijar a cruz sem máscara e uma das funcionárias do lar chega mesmo a afastar a máscara da boca, para repetir o gesto. Também há, pelo menos, um idoso que se recusa a beijar a cruz.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 566 mil mortos e infetou mais de 12,79 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela AFP.

Em Portugal, morreram 1.660 pessoas das 46.512 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. E muito bem!
    Esses fanáticos religiosos são um perigo porque vivem alienados num mundo à parte e não tem noção da realidade!!

    • O pior é que alienados num mundo à parte e sem noção da realidade não são só os fanáticos religiosos. São também os que acreditam que a URSS, o Partido Comunista do Kampuchea, a RPC, o PCP, etc., não são, ou eram, comunistas.

      • Que confusão…..
        Acreditar é para crentes, portanto, a URSS, RPC, PCP (etc) também são (eram) religiões!!
        De comunistas, tem pouco mais do que o nome – ou nem o nome!
        O PCP, tendo em conta o seu património (livre de impostos) e algumas ideias completamente ultrapassadas, devia chamar-se: Partido Capitalista Português.

  2. POIS, AMEN ,estou de acordo, é de aceitar as pessoas que respeitam a RELIGIAO mas no momento em que se VIVE ,o Momento da ou das PANDEMIAS ,é de RESPEITAR estes ou ESTE MAL ES,que se esta ou estao a ESPALHAR é se ter CUIDADO, e dai mais VALE um PÈ a atras e outro á FRENTE,por isso,enquanto esta ou estas PANDEMIAS existirem mais VALE PREVENIR que REMEDIAR AMEN, e seja o QUE DEUS JESUS ESPIRITO SANTO NOSSA SENHORA os ANJOS e etc etc qusier AMEN……………….
    A.G.P.

RESPONDER

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …