“Beijar da cruz” em Melgaço. Diretora de lar vai ser constituída arguida e pode ser acusada de propagação de doença contagiosa

A diretora de serviços do Centro Paroquial de Paderne, em Melgaço, distrito de Viana do Castelo, vai esta ser constituída arguida no âmbito de um processo em que poderá ser acusada de propagação de doença contagiosa.

A notícia é avançada esta segunda-feira pelo Jornal de Notícias, tendo sido entretanto confirmada pelo jornal Público junto de fonte da GNR de Viana do Castelo.

Em causa está uma atividade levada a cabo pelo lar na Páscoa. Trata-se do habitual “beijar da cruz” desta época de celebração, promovido pela instituição e com a participação de 17 idosos. O crucifixo foi dado a beijar as pessoas, sendo desinfetado após cada contacto.

Na altura, foi partilhado nas redes sociais um vídeo do momento, no qual era possível ver os idosos a beijarem a cruz. Acabou por ser apagado das redes sociais após a polémica.

Ao Público, fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo precisou que o processo teve início após o domingo de Páscoa.

O lar de Paderne não foi caso único. O lar do Centro Social de Freiriz, em Vila Verde, distrito de Braga, organizou um atividade semelhante para os seus utentes.

No caso de Vila Verde, as imagens foram divulgadas em direto na página de Facebook do Centro Social de Freiriz e depois disseminadas pelo jornal local Semanário V.

No vídeo podem-se ver vários idosos a beijar a cruz sem máscara e uma das funcionárias do lar chega mesmo a afastar a máscara da boca, para repetir o gesto. Também há, pelo menos, um idoso que se recusa a beijar a cruz.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 566 mil mortos e infetou mais de 12,79 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela AFP.

Em Portugal, morreram 1.660 pessoas das 46.512 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. E muito bem!
    Esses fanáticos religiosos são um perigo porque vivem alienados num mundo à parte e não tem noção da realidade!!

    • O pior é que alienados num mundo à parte e sem noção da realidade não são só os fanáticos religiosos. São também os que acreditam que a URSS, o Partido Comunista do Kampuchea, a RPC, o PCP, etc., não são, ou eram, comunistas.

      • Que confusão…..
        Acreditar é para crentes, portanto, a URSS, RPC, PCP (etc) também são (eram) religiões!!
        De comunistas, tem pouco mais do que o nome – ou nem o nome!
        O PCP, tendo em conta o seu património (livre de impostos) e algumas ideias completamente ultrapassadas, devia chamar-se: Partido Capitalista Português.

  2. POIS, AMEN ,estou de acordo, é de aceitar as pessoas que respeitam a RELIGIAO mas no momento em que se VIVE ,o Momento da ou das PANDEMIAS ,é de RESPEITAR estes ou ESTE MAL ES,que se esta ou estao a ESPALHAR é se ter CUIDADO, e dai mais VALE um PÈ a atras e outro á FRENTE,por isso,enquanto esta ou estas PANDEMIAS existirem mais VALE PREVENIR que REMEDIAR AMEN, e seja o QUE DEUS JESUS ESPIRITO SANTO NOSSA SENHORA os ANJOS e etc etc qusier AMEN……………….
    A.G.P.

RESPONDER

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …

Podcast evita morte de um condenado (seis vezes)

Curtis Flowers foi julgado seis vezes pelo mesmo promotor de justiça. Um programa de investigação mudou o seu destino. O promotor continua a acreditar que Curtis é culpado. A própria equipa responsável pelo 60 Minutes, programa …

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …

Principais indicadores da crise climática estão a atingir "ponto de inflexão", revela estudo

Um novo estudo sobre os sinais vitais do planeta revelou que muitos dos principais indicadores da crise climática estão a piorar e a aproximar-se ou ultrapassar os pontos de inflexão, à medida que as temperaturas …