“Beijar da cruz” em Melgaço. Diretora de lar vai ser constituída arguida e pode ser acusada de propagação de doença contagiosa

A diretora de serviços do Centro Paroquial de Paderne, em Melgaço, distrito de Viana do Castelo, vai esta ser constituída arguida no âmbito de um processo em que poderá ser acusada de propagação de doença contagiosa.

A notícia é avançada esta segunda-feira pelo Jornal de Notícias, tendo sido entretanto confirmada pelo jornal Público junto de fonte da GNR de Viana do Castelo.

Em causa está uma atividade levada a cabo pelo lar na Páscoa. Trata-se do habitual “beijar da cruz” desta época de celebração, promovido pela instituição e com a participação de 17 idosos. O crucifixo foi dado a beijar as pessoas, sendo desinfetado após cada contacto.

Na altura, foi partilhado nas redes sociais um vídeo do momento, no qual era possível ver os idosos a beijarem a cruz. Acabou por ser apagado das redes sociais após a polémica.

Ao Público, fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo precisou que o processo teve início após o domingo de Páscoa.

O lar de Paderne não foi caso único. O lar do Centro Social de Freiriz, em Vila Verde, distrito de Braga, organizou um atividade semelhante para os seus utentes.

No caso de Vila Verde, as imagens foram divulgadas em direto na página de Facebook do Centro Social de Freiriz e depois disseminadas pelo jornal local Semanário V.

No vídeo podem-se ver vários idosos a beijar a cruz sem máscara e uma das funcionárias do lar chega mesmo a afastar a máscara da boca, para repetir o gesto. Também há, pelo menos, um idoso que se recusa a beijar a cruz.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 566 mil mortos e infetou mais de 12,79 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela AFP.

Em Portugal, morreram 1.660 pessoas das 46.512 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

ZAP ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. E muito bem!
    Esses fanáticos religiosos são um perigo porque vivem alienados num mundo à parte e não tem noção da realidade!!

    • O pior é que alienados num mundo à parte e sem noção da realidade não são só os fanáticos religiosos. São também os que acreditam que a URSS, o Partido Comunista do Kampuchea, a RPC, o PCP, etc., não são, ou eram, comunistas.

      • Que confusão…..
        Acreditar é para crentes, portanto, a URSS, RPC, PCP (etc) também são (eram) religiões!!
        De comunistas, tem pouco mais do que o nome – ou nem o nome!
        O PCP, tendo em conta o seu património (livre de impostos) e algumas ideias completamente ultrapassadas, devia chamar-se: Partido Capitalista Português.

  2. POIS, AMEN ,estou de acordo, é de aceitar as pessoas que respeitam a RELIGIAO mas no momento em que se VIVE ,o Momento da ou das PANDEMIAS ,é de RESPEITAR estes ou ESTE MAL ES,que se esta ou estao a ESPALHAR é se ter CUIDADO, e dai mais VALE um PÈ a atras e outro á FRENTE,por isso,enquanto esta ou estas PANDEMIAS existirem mais VALE PREVENIR que REMEDIAR AMEN, e seja o QUE DEUS JESUS ESPIRITO SANTO NOSSA SENHORA os ANJOS e etc etc qusier AMEN……………….
    A.G.P.

RESPONDER

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …

Estudante projetou um casaco que se transforma num saco-cama para os sem-abrigo. E deu-lhes um emprego

Nos Estados Unidos, há pelo menos 567.715 pessoas que vivem nas ruas. Embora há quem vire as costas a essas estas, também há quem esteja disposto a fazer tudo para ajudar os necessitados e tirá-los …

Um livro e uma reclusa-mediterrânica. Aranhas venenosas obrigam a encerramento temporário de biblioteca nos EUA

Aranhas venenosas da espécie reclusa-mediterrânica apareceram na cave de uma biblioteca na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos. Os funcionários de uma biblioteca da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foram obrigados a encerrar temporariamente o …

Bolsonaro diz que máscaras causam "efeitos colaterais"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que as máscaras causam "efeitos colaterais" e citou um alegado estudo alemão, sem acrescentar mais detalhes. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, causou polémica esta quinta-feira ao dizer que as …

Pilotos aprovam acordo de emergência na TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou esta sexta-feira o acordo de emergência na TAP, adiantaram vários pilotos à Lusa. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou o acordo de emergência na …