O beija-flor consegue ver cores que o Homem nem imagina

Graça a um cone extra no seu sistema solar, o beija-flor consegue percecionar cores que o olho Humano não é capaz, revelou uma nova investigação conduzida por cientistas da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.

O novo estudo, levado a cabo com beija-flores selvagens de cauda larga (Selasphorus platycercus) do estado norte-americano Colorado, demonstrou que estas aves possuem um cone extra – células do olho que permitem reconhecer cores -, que lhes permite percecionar uma maior leque de cores, escreve o portal Science Alert.

Enquanto que o Homem têm cones de três cores na retina sensíveis à luz vermelha, verde e azul, as aves tem um quarto que pode detetar luz ultravioleta.

De acordo com a nova investigação, cujos resultados foram publicados recentemente na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, os beija-flores são capazes de ver cores combinadas, como ultravioleta + verde e ultravioleta + vermelho.

Os seres humanos são daltónicos quando comparados com os pássaros e muitos outros animais”, disse Mary Caswell Stoddard, professora assistente do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade de Princeton, citada em comunicado.

“Ter um quarto tipo de cone de cor não só amplia a gama de cores visíveis aos pássaros nos raios UV, como também permite que os pássaros percebam cores combinadas (…), mas isso tem sido difícil de provar”, continuou.

Tal como refere a Europa Press, os cientistas acreditam que a capacidade destas aves de discriminar cores não espectrais, incluindo comprimentos de onda UV, pode desempenhar um papel vital em processos de acasalamento, alimentação e dispersão de predadores.

“Os beija-flores são perfeitos para estudar a visão das cores na natureza (…) Evoluíram para responder às cores das flores que anunciam uma recompensa de néctar, para que possam aprender associações de cores rapidamente e com pouco treino”, concluiu a professora da universidade norte-americana.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Swissport em Lisboa para tentar comprar a Groundforce

O acionista maioritário da Groundforce, que está a tentar vender a sua participação na empresa de handling, encontra-se agora a negociar com os suíços da Swissport. Depois de o fundo espanhol Atitlan se ter afastado e …

BdP prevê taxa de desemprego de 7,2% e crescimento económico de 4,8%

O Banco de Portugal (BdP) prevê que a taxa de desemprego atinja 7,2% em 2021, recuando para 7,1% em 2022 e 6,8% em 2023, e que o emprego cresça 1,3% este ano. No Boletim Económico de …

Finlândia 0-1 Rússia | Miranchuk recoloca russos na corrida

A anfitriã Rússia conseguiu hoje uma determinante vitória na luta pelo apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater a Finlândia por 1-0, em São Petersburgo. No primeiro jogo da segunda jornada …

Nove militares da GNR acusados de tortura

O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR dos crimes de tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos e sequestro agravado. O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR, …

Costa garante que Lisboa terá o mesmo tratamento que os outros concelhos

Esta quarta-feira, num dia em que Portugal registou 1.350 novos casos ( 928 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo), o primeiro-ministro afirmou que a capital terá o mesmo tratamento que os …

Salgado disposto a pagar à massa falida do GES para ficar isento de cumprir pena

Ricardo Salgado está disposto a pagar à massa falida do GES para ser dispensado de cumprir pena no processo que o irá julgar por três crimes de abuso de confiança, segundo a contestação da defesa …

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …

Casos disparam: 1350 novas infeções e seis óbitos

Nas últimas 24 horas, houve 1.350 novos casos positivos de covid-19 e morreram seis pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou 1.350 novos casos e seis óbitos por covid-19 …

Parlamento vai ouvir Medina e ministro dos Negócios Estrangeiros

Fernando Medina e Augusto Santos Silva vão ser ouvidos no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o ministro dos Negócios …

Mudanças na lei laboral podem prejudicar a retoma, avisa Centeno

É crucial para a retoma que haja "estabilidade e previsibilidade na legislação laboral", de forma a estimular o investimento empresarial e o crescimento económico, afirmou esta quarta-feira o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário …