/

O beija-flor consegue ver cores que o Homem nem imagina

Graça a um cone extra no seu sistema solar, o beija-flor consegue percecionar cores que o olho Humano não é capaz, revelou uma nova investigação conduzida por cientistas da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.

O novo estudo, levado a cabo com beija-flores selvagens de cauda larga (Selasphorus platycercus) do estado norte-americano Colorado, demonstrou que estas aves possuem um cone extra – células do olho que permitem reconhecer cores -, que lhes permite percecionar uma maior leque de cores, escreve o portal Science Alert.

Enquanto que o Homem têm cones de três cores na retina sensíveis à luz vermelha, verde e azul, as aves tem um quarto que pode detetar luz ultravioleta.

De acordo com a nova investigação, cujos resultados foram publicados recentemente na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, os beija-flores são capazes de ver cores combinadas, como ultravioleta + verde e ultravioleta + vermelho.

Os seres humanos são daltónicos quando comparados com os pássaros e muitos outros animais”, disse Mary Caswell Stoddard, professora assistente do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade de Princeton, citada em comunicado.

“Ter um quarto tipo de cone de cor não só amplia a gama de cores visíveis aos pássaros nos raios UV, como também permite que os pássaros percebam cores combinadas (…), mas isso tem sido difícil de provar”, continuou.

Tal como refere a Europa Press, os cientistas acreditam que a capacidade destas aves de discriminar cores não espectrais, incluindo comprimentos de onda UV, pode desempenhar um papel vital em processos de acasalamento, alimentação e dispersão de predadores.

“Os beija-flores são perfeitos para estudar a visão das cores na natureza (…) Evoluíram para responder às cores das flores que anunciam uma recompensa de néctar, para que possam aprender associações de cores rapidamente e com pouco treino”, concluiu a professora da universidade norte-americana.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.