“Beethoven japonês” confessa fraude

O compositor surdo Mamoru Samuragochi, conhecido como o “Beethoven japonês”, comoveu o país ao revelar não ser ele a compor a suas famosas peças de música clássica.

O autor, de 50 anos, que assinou composições de êxito no Japão como “Hiroshima”, reconheceu esta quarta-feira através do seu advogado que, na realidade, muitos dos seus trabalhos foram compostos por outro músico a quem nunca foi dado muito crédito.

A notícia provocou uma autêntica revolução no Japão.

A distribuidora Nippon Columbia decidiu suspender as vendas e difusão dos seus discos tanto nas lojas como na Internet e todos os concertos previstos de Mamoru Samuragochi foram cancelados.

Segundo a sua biografia oficial, Mamoru Samuragochi é filho de sobreviventes da bomba atómica de Hiroshima e, apesar de uma doença degenerativa lhe ter feito perder completamente a audição aos 35 anos, continuou a compor.

Na sua página da Internet declara-se como um compositor autodidata e garante que foi a sua mãe que o ensinou a tocar piano quando tinha quatro anos e que, aos 10 anos, já interpretava Beethoven e Bach.

O seu maior êxito foi conquistado com a “Sinfonia n.º 1 Hiroshima“, que em 2011 vendeu 147.000 cópias, um número muito elevado para um disco de música clássica no Japão.

DR Duke Harumi

Takashi Niigaki, o pianista e "compositor fantasma" que na realidade compôs as últimas peças de Mamoru Samuragochi

Takashi Niigaki, o “compositor fantasma” que na realidade compôs as últimas peças de  Samuragochi

Segundo o advogado, durante os últimos 10 anos uma outra pessoa compôs todas as peças assinadas pelo “Beethoven japonês”, baseando-se nas ideias de Mamoru Samuragochi.

“Trata-se de uma traição aos seus admiradores e decepcionou todos à sua volta. Acreditamos ser lamentável e não podemos procurar nenhuma desculpa”, disse o advogado em declarações ao diário Asahi.

Depois da confissão de Samuragochi, Takashi Niigaki, um pianista e professor de música a tempo parcial, de 43 anos, revelou um comunicado em que assume ter composto os trabalhos para Mamoru Samuragochi durante 18 anos e prometeu mais detalhes do caso para uma conferência de imprensa prevista para hoje.

Abaixo: “Requiem Hiroshima”, de Mamoru Samuragochi (ou Takashi Niigaki?) pelo Young People’s Chorus de Nova Iorque

 

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Escolhas "unilaterais" agitam PSD. Castelo Branco acusa direção nacional de desrespeitar estatutos

A concelhia do PSD de Castelo Branco acusou esta segunda-feira a direção nacional do partido de desrespeitar os estatutos, ao escolher “unilateralmente e discricionariamente” o nome de João Belém para candidato àquele município, contra a …

Ivo Rosa indigna colegas ao revogar decisões tomadas por tribunais superiores

Ivo Rosa, juiz de instrução da Operação Marquês, revogou decisões tomadas por tribunais superiores, o que resultou numa onda de indignação dos seus colegas e do Conselho Superior da Magistratura. Na decisão que deixou cair 25 …

Marques Mendes diz que Ivo Rosa "é um perigo à solta". Governo deve avançar para confinamentos locais

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes teceu duras críticas à decisão do juiz de instrução Ivo Rosa, no âmbito da Operação Marquês. Sobre a atual situação epidemiológica, o antigo líder do …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Líder da CSU quer cadeira de Merkel (e vai disputar corrida com líder da CDU)

Se a aliança democrata-cristã CDU/CSU vencer nas eleições legislativas de setembro, o próximo chanceler alemão será um homem: o líder da CDU Armin Laschet ou o homólogo da CSU, Markus Soeder. O líder da CSU, Markus …

Irão acusa Israel de ataque a central nuclear e promete "vingança"

O Irão acusou Israel de responsabilidade num ataque que atingiu, este domingo, a instalação de enriquecimento de urânio de Natanz, deixando entender que se registaram danos nas centrifugadoras, e prometendo "vingança". "Com esta ação, o regime …

Abel Ferreira expulso e Palmeiras perde Supertaça para o Flamengo

O Flamengo bateu o Palmeiras nos penáltis, este domingo, depois de um empate 2-2 no tempo regulamentar, na final da Supertaça do Brasil, na qual o treinador português acabou expulso por protestos. O médio Raphael Veiga, …

Centeno quer que BdP possa vender bancos sem aval da Autoridade da Concorrência. Regulador está contra

As novas regras da banca preveem que o Banco de Portugal (BdP) possa alienar total ou parcialmente um banco a outra instituição sem ter de esperar pela decisão da Autoridade da Concorrência. Porém, o regulador …

Ruben Amorim falou do "campeonato cheio de artistas", mas fintou arbitragem após novo empate

O Sporting empatou o segundo jogo consecutivo e Ruben Amorim acabou expulso já depois do apito final no jogo com o Famalicão (1-1). Fintando o tema da arbitragem, o treinador dos leões falou de um …

"Só amamos as batalhas difíceis." Sócrates culpa silêncio da esquerda pela ascensão da extrema-direita

"Passei sete anos a defender-me da mentira da fortuna escondida e no final ouço, pela primeira vez, que há indícios de um crime que já prescreveu." José Sócrates escreveu um artigo de opinião, no jornal …