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Becky foi raptada — por um carro autónomo

Waymo / YouTube

Veículo autónomo da Waymo

Veículo autónomo da Waymo

Os carros autónomos receberam luz verde em mais de 50 países e em 41 estados dos EUA. Mas, na realidade, isso não significa que estejam prontos para circular. Há relatos de passageiros que acusam carros autónomos de os ter raptado e se recusarem a deixá-los sair.

“Os carros não paravam de buzinar para nós e ele não se mexia, não nos deixava sair”, diz Becky Navarro, de Austin, Texas, que ficou presa no meio do trânsito quando o seu táxi Waymo autónomo decidiu que precisava de uma pausa.

Depois de parar, o veículo parecia não oferecer nenhuma forma de Navarro e os seus passageiros saírem — efetivamente sequestrando um grupo de passageiras numa estrada movimentada enquanto os carros passavam.

Navarro, que detalhou a sua viagem agitada no TikTok, conta que o incidente começou quando o Waymo perdeu o controlo, levando o grupo na direção oposta à que precisavam de ir.

Felizmente, os passageiros da Waymo podem contactar o apoio ao cliente em tempo real para os incidentes que ocorram durante a viagem. Infelizmente, o agente remoto não fez muito para resolver o problema— e, aparentemente, nem poderia ter feito, mesmo que quisesse.

Assim que o serviço de apoio ao cliente foi contactado, Navarro diz que o carro parou no meio de uma faixa por baixo de uma portagem na MoPac, a auto-estrada que percorre a zona oeste de Austin.

Esta via é frequentemente listada entre as auto-estradas mais perigosas da cidade, e é tão famosa que tem mesmo o seu próprio perfil satírico no X/Twitter, com o nome de Evil MoPac.

“Então, estávamos a falar com o apoio ao cliente”, explica Navarro, “estávamos sempre a dizer: ‘estamos na autoestrada, por favor, tirem o carro daqui‘. Os carros continuavam a buzinar-nos e o carro não se mexia, não nos deixava sair”.

O vídeo do Waymo mostra o grupo a discutir com um agente de apoio a cliente enquanto um ecrã pede às passageiras que “por favor, saiam agora”. Ao mesmo tempo, uma voz autónoma repete continuamente um irritante aviso “veículo a aproximar-se” de cada vez que um carro que passa.

“Eu entendo, mas não temos forma de mover fisicamente os carros“, gageja o agente quando as passageiras pedem para sair.

“Os passageiros da Waymo têm sempre a capacidade de interromper a viagem e sair do veículo quando desejarem”, diz um porta-voz da Waymo citado pelo Futurism. “Os passageiros podem sair do veículo puxando o manípulo da porta 2 vezes — uma para destravar e outra para abrir a porta.”

No início deste ano, um homem sofreu um incidente semelhante quando um carro da Waymo começou a conduzir em círculos intermináveis à volta de um parque de estacionamento em Phoenix, Arizona.

Tenho o cinto de segurança posto, não consigo sair do carro“, disse o condutor do banco de trás do Waymo. “Isto foi pirateado?

Dado o estado ainda imperfeito da tecnologia de condução autónoma — e os riscos de vida ou morte envolvidos — o Futurism questiona se já é altura de permitir que os veículos autónomos de empresas como a Waymo, Uber e Tesla circulem nas estradas norte-americanas.

Até agora, foram registados 617 acidentes com carros autónomos nos Estados Unidos, 21% dos quais envolveram algo que não era um carro — ou seja, ciclistas, peões e objetos na beira da estrada. Só entre maio e setembro de 2022, os veículos autónomos causaram 11 mortes.

Resta comparar estas 11 mortes nesse período, divididas pelo número de quilómetros percorridos pela totalidade de veículos autónomos, com o número de mortes envolvidas em acidentes com veículos conduzidos por humanos — a dividir também, naturalmente, pelo número de quilómetros por eles percorridos.

ZAP //

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