Politécnico da Guarda vai criar bebida de frutos vermelhos para prevenir diabetes

RedFruit4Health é uma parceria academia-empresas liderada pelo Instituto Politécnico da Guarda.

Uma parceria academia-empresas liderada pelo Instituto Politécnico da Guarda quer ajudar a prevenir a diabetes.

Como? Através de um sumo de frutos vermelhos.

O projecto chama-se RedFruit4Health e tem o apoio do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, graças a um financiamento de 312 mil euros.

O Instituto Politécnico da Guarda – IPG vai criar uma bebida à base de cereja e mirtilo com propriedades antidiabéticas.

Os investigadores do IPG irão garantir, através de ensaios clínicos, que as propriedades originais das cerejas e dos mirtilos estarão presentes na bebida que vier a ser comercializada.

Vão desenvolver um produto com efeitos promotores de saúde que possa ser comercializado com recurso a produtos endógenos da Beira Interior.

Luís Rodrigues da Silva, investigador no IPG e coordenador do projecto, recorda que frutos vermelhos como cereja e mirtilo são conhecidos por serem uma grande fonte de nutrientes e pelos vários benefícios que apresentam para a saúde, “desde as propriedades anti-inflamatórias até à prevenção da diabetes“.

O “RedFruit4Health prevê ainda a criação de menus saudáveis e sustentáveis à base de produtos endógenos da região da Beira Interior, inspirados na dieta mediterrânica para serem acompanhados pela nova bebida. Menus que serão depois integrados em restaurantes locais e cantinas cantinas escolares.

O lançamento do projecto já decorreu e contou com a presença do primeiro-ministro António Costa, além da ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, da ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e do secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.