Os bebés riem-se como os chimpanzés

Um estudo recente concluiu que as gargalhadas dos bebés não são semelhantes às dos humanos adultos, mas sim às dos chimpanzés.

Há poucas coisas no mundo capazes de fascinar um adulto como o riso de um bebé. Um estudo recente acaba de mostrar que o riso de um bebé difere do riso de um adulto de uma maneira fundamental: os bebés riem-se enquanto exalam e inalam, de uma forma muito semelhante à dos primatas não humanos.

A pesquisa será apresentada por Disa Sauter, psicóloga e professora associada da Universidade de Amesterdão, na Holanda, durante uma conferência na Semana da Acústica do Canadá.

Disa Sauter e a sua equipa analisaram pequenos vídeos disponíveis online com gargalhadas de 44 crianças entre os 3 e os 18 meses de idade e pediram a 102 ouvintes, recrutados entre os estudantes de psicologia, para avaliar se as gargalhadas eram produzidas na exalação ou na inalação.

Os investigadores descobriram que os bebés mais jovens riem tanto por inalação como por exalação, assim como os primatas não humanos, como os chimpanzés. Os bebés mais velhos, por sua vez, produzem o seu riso apenas ao expirar, como é o caso dos adultos.

“Os adultos humanos às vezes riem-se na inalação, mas a proporção é acentuadamente diferente da verificada nas gargalhadas dos bebés e dos chimpanzés”, sublinhou Sauter, na apresentação das conclusões do estudo.

“Os nossos resultados, para já, sugerem que esta é uma mudança gradual e não súbita“, explica Sauter, adiantando que a transição não parece estar associada a qualquer marco do desenvolvimento dos bebés.

No entanto, a especialista sublinha que na base destes resultados está a perceção de ouvintes não especialistas, apesar de os vídeos já terem sido entregues para análise por um grupo de foneticistas.

Além disso, falta também analisar se há alguma relação com o que provoca o riso. Falamos, por exemplo, de cócegas, como acontece com os bebés, versus achar graça a alguma coisa que é dita, como acontece com os adultos.

Entre os primatas, adianta o EurekAlert, os humanos são os únicos que se riem exclusivamente por exalação. Disa Sauter aponta que este facto pode estar relacionado com o controlo vocal que os homens desenvolvem para aprenderem a falar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"O PS não se pode calar." Líder parlamentar promete combate à extrema-direita

Para a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, os tempos atuais "não estão para brincadeiras ou para aventureirismos". A líder parlamentar do PS prometeu, esta terça-feira, o combate político aos "populismos" oriundos de correntes de …

"Nem fria, nem quente." China não quer nenhuma guerra

O Presidente chinês, Xi Jinping, assegurou que o país não quer nenhuma guerra e acredita que "a Humanidade vencerá a batalha" da covid-19. Xi Jinping assegurou, esta terça-feira, que a China não quer nenhuma guerra “nem …

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …

Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 …