Bebés feitos a três para eliminar doenças

Adam Selwood / Flickr

-

A gestação de bebés com espermatozóides e óvulos de três pessoas vai ser autorizada na Grã-Bretanha.

A proposta de regras para esse tipo de reprodução – que usa espermatozóide e óvulos dos pais, além de óvulo adicional de uma dadora – será analisada como parte de uma consulta pública e poderá entrar em vigor no final deste ano.

Médicos afirmam que a fertilização in vitro utilizando material genético de três pessoas pode eliminar doenças debilitantes ou fatais passadas da mãe para os filhos.

Os críticos afirmam que o procedimento não é ético e poderá abrir caminho para que a Grã-Bretanha comece a usar técnicas para “projectar crianças”.

A Secretaria da Saúde britânica afirmou que apoia o uso da técnica e acrescentou que a consulta pública não vai pôr em debate se a técnica poderá ser utilizada, mas sim como será implementada.

O órgão que regulamenta este procedimento no país, a Autoridade de Fertilização Humana e Embriologia, terá que decidir caso a caso se existe um “risco significativo” de a criança nascer com alguma deficiência ou doença para justificar o uso da técnica.

Mitocôndria

O uso do espermatozóide e dos óvulos dos pais, mais um óvulo adicional de uma dadora, pode evitar doenças e problemas herdados pela mitocôndria.

A mitocôndria pode ser encontrada em quase todas as células humanas, provendo a energia que essas células precisam para funcionar.

As doenças passadas de mãe para filho através da mitocôndria são conhecidas como distúrbios mitocondriais. Essas doenças afectam uma em cada 6,5 mil crianças britânicas e podem causar incapacidade muscular, cegueira, insuficiência cardíaca e até a morte.

Para evitar essas doenças, é possível usar um óvulo extra de uma doadora, que poderia proporcionar à criança uma mitocôndria saudável.

Mas isso também pode resultar em bebés com DNA dos dois pais e uma quantidade minúscula de material genético da dadora, pois a mitocôndria tem seu próprio DNA.

Técnicas

Há duas técnicas para criar embriões a partir de três dadores.

Uma delas consiste em retirar o núcleo do óvulo da mãe e inseri-lo num óvulo de uma dadora que possua mitocôndrias saudáveis, cujo núcleo foi previamente removido. Esse novo óvulo poderá, então, ser fertilizado com o espermatozóide do pai.

A outra forma é fertilizar dois óvulos com o espermatozóide, criando o embrião dos pais e outro dos dadores. Os núcleos, contendo a informação genética, são removidos dos dois embriões, mas apenas o núcleo do embrião dos pais é conservado.

Esse núcleo é implantado no embrião dos dadores, com a mitocóndria saudável, e este embrião é implantado no útero da mãe.

Doação de órgãos

A Autoridade de Fertilização Humana e Embriologia acredita que apenas as mulheres que sejam portadoras de problemas graves terão autorização para este tratamento – ou seja, é possível que o método seja aplicado em apenas dez casos por ano.

E a regulamentação britânica também sugere que a mulher doadora dos óvulos seja tratada da mesma forma que um dador de órgãos.

As crianças que nascerem a partir deste processo não saberão a identidade da dadora, o que também é o procedimento para os outros dadores de espermatozóides e óvulos.

“Permitir a doação mitocondrial dará às mulheres que têm alguma doença mitocondrial grave a oportunidade de ter filhos sem lhes passar problemas genéticos devastadores”, disse Sally Davies, a médica-chefe da Secretaria da Saúde britânica, em entrevista à BBC.

David King, director do grupo de fiscalização independente Juman Genetis Alert, afirmou que essa foi uma decisão de grande “significado histórico”, mas que não foi debatida de forma adequada e tem implicações “anti-éticas”.

“Se a medida for aprovada, será a primeira vez que qualquer governo legaliza a modificação do genoma humano que pode ser herdado, algo que é proibido em todos os outros países europeus. As técnicas não passaram pelos testes de segurança necessários, então é desnecessário e prematuro apressar a legalização”, afirmou.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Trump volta a defender regresso da Rússia ao G7

O Presidente dos Estados Unidos voltou nesta terça-feira a defender o regresso da Rússia ao grupo das oito nações mais industrializadas (G8), que afastaram a Rússia em 2014, no seguimento da anexação da Crimeia, em …

Legislação vai apertar o cerco à publicidade de alimentos para crianças

A partir de outubro, a publicidade dirigida a menores de 16 anos vai sofrer alterações significativas: bolachas e leites achocolatados, 90% dos cereais de pequeno-almoço e 72% dos iogurtes no mercado não vão ser publicitados …

Sequestrador de autocarro no Rio de Janeiro estava em surto psicótico

O jovem de 20 anos que foi morto na terça-feira após sequestrar 37 pessoas num autocarro no Estado brasileiro do Rio de Janeiro estava em "surto psicótico", segundo a psicóloga que acompanhou a missão no …

200 ex-deputados indianos vão ter de deixar os bungalows de luxo onde vivem

Os deputados indianos que perderam os seus lugares nas recentes eleições enfrentam um novo problema: têm de sair rapidamente das casas oficiais onde vivem. As habitações, na maioria bungalows de luxo numa zona privilegiada de Nova …

Caracas novamente às escuras. Apagão afeta mais 11 estados da Venezuela

Um apagão deixou na terça-feira a cidade de Caracas e outros 11 estados do país parcialmente às escuras. Segundo as rádios locais e internautas, o apagão afetou o Distrito Capital, Miranda, Zúlia, Yaracuy, Guárico, Barinas, …

Londres deixa de participar na maior parte das reuniões da UE a partir de 1 de setembro

Os representantes britânicos vão deixar de participar na maior parte das reuniões da União Europeia (UE) a partir de 01 de setembro, estando presentes somente nas que "dizem respeito ao interesse nacional", afirmou esta terça-feira …

Berardo escapou ao boicote. Vinhos da Bacalhôa no top dos mais vendidos em Portugal

Apesar dos boicotes promovidos a Joe Berardo após as suas polémicas declarações na Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão da Caixa Geral de Depósitos, os vinhos da Bacalhôa, empresa de Azeitão de que o empresário …

Maré de algas invadiu praias do Algarve

Além de a água do mar mais fria do que o habitual, as praias foram invadidas por algas. O fenómeno natural causou estranheza e preocupação entre os banhistas, mas não existem riscos para a saúde. No …

Há livrarias a recusar vouchers de manuais gratuitos por falhas no pagamento do Estado

Algumas livrarias estão a enfrentar problemas financeiros com a entrega dos manuais escolares gratuitos que, neste ano, foram alargados até ao 12.º ano. Tudo devido a atrasos no pagamento dos reembolsos do Estado. Nalguns casos, …

Renato Sanches pode estar de saída do Bayern. "Está tudo em aberto"

O médio português voltou a expressar desagrado com a falta de tempo de jogo no Bayern Munique e o Lille poderá estar interessado na sua contratação. Renato Sanches voltou a expressar desagrado com a falta de …