Duas cervejas por dia bastam para envelhecer 10 anos

12

Yasin Arıbuğa / Unplash

Um estudo revelou que beber quatro unidades de álcool por dia – duas cervejas ou dois copos de vinho – causa danos estruturais e perda de volume cerebral equivalente a 10 anos de envelhecimento.

Uma equipa de cientistas da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, concluiu que duas ou mais cervejas por dia causam danos estruturais no cérebro e perda de volume cerebral.

Segundo o New Atlas, os danos são equivalentes a 10 anos de envelhecimento.

Os cientistas analisaram ressonâncias magnéticas cerebrais de mais de 36 mil voluntários, assim como os seus hábitos de consumo de álcool. Os dados puderam ser estratificados para a ingestão de álcool relatada e controlados por fatores como o tamanho da cabeça, sexo, idade, altura, estatuto de fumador, estatuto socioeconómico e outras variáveis.

É de notar, no entanto, que a amostra está limitada principalmente a indivíduos de meia-idade de ascendência europeia que vivem no Reino Unido. Além disso, não havia informação disponível sobre, por exemplo, eventos de consumo excessivo de álcool no passado.

Ainda assim, a equipa descobriu que apenas uma a duas unidades de álcool por dia reduz o volume total do cérebro, o volume de matéria cinzenta em várias áreas e as microestruturas na matéria branca.

Uma caneca ou lata de cerveja ou cidra, ou um copo de vinho, para referência, representam duas unidades.

A equipa comparou as perdas de volume cerebral com o que acontece naturalmente à medida que as pessoas envelhecem, ainda que ressalve que o efeito não é linear.

Neste contexto, passar de zero unidades diárias de álcool para uma implicou uma perda de volume cerebral equivalente ao que aconteceria ao longo de seis meses de envelhecimento.

Por sua vez, passar de uma unidade diária para duas foi o equivalente a dois anos de envelhecimento, e de duas unidades diárias para três (um copo de vinho para um copo e meio) foi como envelhecer três anos e meio.

Já as pessoas que bebem quatro ou mais unidades de álcool por dia apresentaram uma perda de volume cerebral equivalente a 10 anos de envelhecimento.

O estudo foi publicado na Nature Communications.

ZAP //

12 Comments

  1. Tinha uma homen na minha terra que bebia os restos das garrafas de ceveja e andava sempre bêbado o dia todo dormia ao sol a chuva durante o dia e morreu com cerca de 90 anos sera que o curava era dirmir na rua ?

  2. Então e os benefícios do vinho tinto com os seus oxidantes? Vejam se alinham as conclusões, depois comuniquem. Enquanto espero vou beber um tintinho…

  3. Isto vem na VISÃO SAUDE , esta eim !!
    Cada um acredita do que lhe der mais jeito…
    “Éuma bebida fermentada através de um processo natural que é rica em diferentes vitaminas, minerais e composto antioxidantes. A sua composição é muito simples com, apenas, quatro ingredientes: água, malte de cevada – ou de qualquer outro cereal -, lúpulo e levedura.

    Numa altura em que nos preocupamos cada vez mais com o que ingerimos, sobretudo no que respeita à sua qualidade e proveniência, a cerveja é uma boa resposta a essas necessidades. A fermentação natural entre os seus ingredientes, sem adição de qualquer composto químico, artificial ou preservante oficial, coloca-a num patamar que muitos procuram.

    O seu alto teor de água (entre 90 a 95%) e menor teor de álcool, a cerveja é uma bebida de aporte ligeiro tendo em média cerca de 5% de álcool. Caloricamente possui 82 Kcal/200ml – o que prova que o mito de barriga de cerveja é errado. Aliás, aliada a uma alimentação saudável e exercício físico, a cerveja pode fazer parte do cardápio, sem qualquer prejuízo para a silhueta. Claro está, quando bebida com moderação.

    Está cientificamente provado que o consumo moderado de bebidas com baixo teor alcoólico é benéfico para a prevenção de doenças cardiovasculares – que, infelizmente, ainda vão sendo das primeiras causas de morte entre os portugueses.

    E, para sublinhar ainda mais vantagens, o aumento dos valores de HDL (bom colesterol), redução do processo é algo que podemos encontrar no consumo moderado de cerveja.

    A presença de antioxidantes na bebida, os chamados polifenóis, que provêm não só do malte, como do lúpulo têm sido comprovados como eficazes por estudos no aumento da sensibilidade à insulina, podendo ser útil para os diabéticos Tipo 2, melhorando os seus perfis glicémicos.

    Além disso, um dos minerais mais importantes na cerveja é o silício. Este oligoelemento desempenha um papel importantíssimo na densidade mineral óssea, como na prevenção de fracturas e manutenção de colagénio, encontrando-se abundantemente no seu malte.

    A ingestão deste mineral traz benefícios acrescidos às mulheres pós-menopausa, onde habitualmente surge a osteoporose. Mais uma vez a palavra de ordem é a moderação, uma vez que o consumo excessivo de álcool pode acabar por contrariar os benefícios acima referidos.”

  4. Beber álcool envelhece, viver sem beber álcool envelhece noutro ritmo, beber ou não, garantido está concerteza o envelhecimento, uns +rápidos que outros… Só temos que escolher a que ritmo se quer ir….

  5. Portanto, beber duas cervejas é equivalente a envelhecer 10 anos. Conclusão: beba duas cervejas por dia durante dias e fica com 100 anos de idade.
    Perdoem-me, mas quem traduziu o artigo original e escreveu está peça, deve ter bebido uns bons litros de cerveja antes de pegar na caneta!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.