Beber água não evita a ressaca

SXC

-

Beber água ou assaltar o frigorífico depois de uma noite de bebedeira não melhora a ressaca no dia seguinte, de acordo com uma pesquisa holandesa.

O estudo concluiu que não há milagres: a única maneira de evitar uma ressaca é consumir menos álcool.

A equipa de investigadores analisou os hábitos de consumo de estudantes holandeses e canadianos para descobrir se a ressaca pode ser amenizada ou mesmo se algumas pessoas estavam imunes, questionando como tentavam aliviar os sintomas da ressaca, mas nem a comida nem a água tiveram um efeito positivo.

Entre 826 estudantes holandeses, 54% comiam depois de beber, incluindo alimentos gordurosos e pequenos-almoços pesados, na esperança de evitar a ressaca.

Com o mesmo objetivo, mais de dois terços bebiam água enquanto consumiam álcool e mais da metade bebia água antes de ir para a cama.

Embora esses grupos tenham mostrado uma ligeira melhora em como se sentiam, por comparação àqueles que não tinham bebido água, não houve diferença real na gravidade de suas ressacas.

Estudos anteriores apontam que cerca de 25% das pessoas que bebem dizem não ter ressacas.

Os investigadores questionaram então 789 estudantes canadianos sobre o seu consumo de álcool no mês anterior e as ressacas que tiveram, e descobriram que aqueles que não tinham ressaca simplesmente consumiam “muito pouco álcool para desenvolver ressaca”.

Dos alunos que bebiam consideravelmente, com uma concentração de álcool no sangue estimada em mais de 0,2%, quase ninguém era imune à ressaca.

Sem cura?

De acordo com o autor principal do estudo, Joris Verster, da Universidade de Utrecht, a relação era bastante simples: “Quanto mais beber, mais provável é que tenha uma ressaca”, diz.

Beber água pode ajudar contra a sede e boca seca, mas não vai acabar com o mal-estar, a dor de cabeça e as náuseas.”

Verster disse que parte do problema é que os cientistas ainda não sabem o que causa a ressaca.

“A pesquisa concluiu que não é simplesmente a desidratação. Nós sabemos que o sistema imunológico está envolvido, mas antes de descobrirmos o que ele faz será muito pouco provável encontrarmos uma cura eficaz”, afirma o investigador, completando que o próximo passo é fazer testes mais controlados sobre ressacas.

Michael Bloomfield, da University College, em Londres, sublinha que “é muito importante responder perguntas simples como ‘Como evitar uma ressaca?’ São necessários mais estudos, mas esta nova pesquisa nos diz que a resposta é simples: beber menos.”

O documento foi apresentado na conferência da Faculdade Europeia de Neuropsicofarmacologia, em Amesterdão.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Clérigo ultraconservador Ebrahim Raisi vence eleições presidenciais do Irão

O clérigo ultraconservador Ebrahim Raisi venceu as eleições presidenciais do Irão com mais de 62,2% dos votos, segundo resultados oficiais parciais hoje divulgados. Em 28,6 milhões de votos contados, Raïssi obteve "mais de 17.800.000" votos, declarou …

Organização cancela Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa (e critica a Direção-Geral da Saúde)

A Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa anunciou hoje o cancelamento da iniciativa e criticou a Direção-Geral da Saúde (DGS), que emitira parecer desfavorável. A marcha estava prevista para hoje. “Apesar das tentativas …

Dois eurodeputados portugueses não vão a Bruxelas há um ano. Nuno Melo diz que perde 300 euros todos os dias

Os eurodeputados Nuno Melo (CDS) Cláudia Monteiro de Aguiar (PSD) não voltaram a pôr os pés no Parlamento Europeu desde que foram decretados os trabalhos à distância por causa da pandemia de covid-19. Nuno Melo …

Missão difícil em Munique. 7 campeões europeus contra 5 campeões mundiais e a história

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa e favorita Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. A …

Especialista britânico diz que terceira vaga está a caminho do Reino Unido

Uma terceira onda de infeções por covid-19 está a caminho do Reino Unido, onde os contágios diários ultrapassam de novo os 10.000 casos, afirmou o assessor do Governo no Comité Conjunto de Vacinação e Imunização …

Equipa portuguesa faz descoberta que pode travar a doença de Alzheimer

Uma equipa de investigadores portugueses identificou um novo mecanismo associado aos neurónios envelhecidos que pode abrir uma nova via terapêutica para travar a doença de Alzheimer. Hoje em dia, há cada vez mais pessoas a viver …

“Abuso de funções”. BE acusa Centeno de estar a "condicionar" as negociações do OE

As recomendações do governador do Banco de Portugal sobre as políticas que o país deve seguir, nomeadamente a estabilidade da legislação laboral, não caíram bem à esquerda. Em declarações ao ECO, o Bloco de Esquerda não …

Aberto inquérito-crime ao atropelamento mortal com carro de Cabrita. Não há câmaras no local do acidente

A GNR já está a investigar as circunstâncias do atropelamento mortal com um carro onde seguia o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Mas o inquérito-crime não poderá contar com imagens das câmaras de video-vigilância …

Nuno Mendes e João Félix fora do jogo com a Alemanha

Os jogadores Nuno Mendes e João Félix vão ficar fora do jogo deste sábado frente à Alemanha devido a uma mialgia muscular. Ambos vão assistir ao encontro na bancada e devem recuperar a tempo de defrontar …

Antigo governador civil desmente Medina (que explicou sem explicar o envio de dados a embaixadas)

O último governador civil de Lisboa, o socialista António Galamba, desmente Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, no âmbito das conclusões da auditoria ao envio de dados de manifestantes para embaixadas estrangeiras. E há …