Beber água não evita a ressaca

SXC

-

Beber água ou assaltar o frigorífico depois de uma noite de bebedeira não melhora a ressaca no dia seguinte, de acordo com uma pesquisa holandesa.

O estudo concluiu que não há milagres: a única maneira de evitar uma ressaca é consumir menos álcool.

A equipa de investigadores analisou os hábitos de consumo de estudantes holandeses e canadianos para descobrir se a ressaca pode ser amenizada ou mesmo se algumas pessoas estavam imunes, questionando como tentavam aliviar os sintomas da ressaca, mas nem a comida nem a água tiveram um efeito positivo.

Entre 826 estudantes holandeses, 54% comiam depois de beber, incluindo alimentos gordurosos e pequenos-almoços pesados, na esperança de evitar a ressaca.

Com o mesmo objetivo, mais de dois terços bebiam água enquanto consumiam álcool e mais da metade bebia água antes de ir para a cama.

Embora esses grupos tenham mostrado uma ligeira melhora em como se sentiam, por comparação àqueles que não tinham bebido água, não houve diferença real na gravidade de suas ressacas.

Estudos anteriores apontam que cerca de 25% das pessoas que bebem dizem não ter ressacas.

Os investigadores questionaram então 789 estudantes canadianos sobre o seu consumo de álcool no mês anterior e as ressacas que tiveram, e descobriram que aqueles que não tinham ressaca simplesmente consumiam “muito pouco álcool para desenvolver ressaca”.

Dos alunos que bebiam consideravelmente, com uma concentração de álcool no sangue estimada em mais de 0,2%, quase ninguém era imune à ressaca.

Sem cura?

De acordo com o autor principal do estudo, Joris Verster, da Universidade de Utrecht, a relação era bastante simples: “Quanto mais beber, mais provável é que tenha uma ressaca”, diz.

Beber água pode ajudar contra a sede e boca seca, mas não vai acabar com o mal-estar, a dor de cabeça e as náuseas.”

Verster disse que parte do problema é que os cientistas ainda não sabem o que causa a ressaca.

“A pesquisa concluiu que não é simplesmente a desidratação. Nós sabemos que o sistema imunológico está envolvido, mas antes de descobrirmos o que ele faz será muito pouco provável encontrarmos uma cura eficaz”, afirma o investigador, completando que o próximo passo é fazer testes mais controlados sobre ressacas.

Michael Bloomfield, da University College, em Londres, sublinha que “é muito importante responder perguntas simples como ‘Como evitar uma ressaca?’ São necessários mais estudos, mas esta nova pesquisa nos diz que a resposta é simples: beber menos.”

O documento foi apresentado na conferência da Faculdade Europeia de Neuropsicofarmacologia, em Amesterdão.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Rúben Ribeiro pensou que ia morrer em Alcochete, Gelson recebeu SMS a avisar do ataque

Rúben Ribeiro e Gelson Martins foram ouvidos, esta sexta-feira, na 22.ª sessão do julgamento, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. "Sinceramente, pensei que ia morrer, foi um cenário de horror, estavam constantemente a dizer: …

Um terço dos franceses acredita que um novo Holocausto pode acontecer nos Estados Unidos

Um terço dos franceses (36%) acredita que um novo Holocausto pode vir a  acontecer nos Estados Unidos, de acordo com uma nova sondagem levada a cabo pela Conference on Jewish Material Claims Against Germany. De acordo …

Petição quer acabar com o uso de perfumes nos transportes públicos

Um cidadão endereçou uma petição ao Parlamento para que o uso de perfumes seja proibido em transportes públicos e locais públicos. De acordo com o jornal Público, a petição — apresentada numa folha de papel A4, …

Governo estuda hipótese de aeroporto na base aérea de Monte Real

O Governo está a estudar a hipótese de criar um aeroporto civil na Base Aérea 5 de Monte Real, em Leiria, confirmou o ministério das Infraestruturas. Em declarações a vários jornais, entre os quais o Público, …

Coronavírus chegou à Europa. Dois casos confirmados em França

O novo coronavírus chegou à Europa. A ministra da Saúde francesa anunciou, esta sexta-feira, que há dois casos confirmados no país. "Há dois casos confirmados", vincou a ministra da Saúde francesa, Agnes Buzyn, em conferência de …

Ucrânia perdeu 11 milhões de habitantes desde 2001

A Ucrânia perdeu mais de 11 milhões de habitantes desde o último censo de 2001 devido à imigração, à anexação da Crimeia e à guerra no leste do país. De acordo com os novos dados oficiais, …

CGD sobe comissões a partir deste sábado (incluindo MB Way)

As transferências por MB Way, as contas-pacote e os serviços mínimos bancários na Caixa Geral de Depósitos vão sofrer um agravamento a partir deste sábado. Tal como tinha sido anunciado em outubro do ano passado, a …

Isabel dos Santos não vai ser detida se for a Angola, garante PGR

O procurador-geral da República de Angola afirmou, esta sexta-feira, que a justiça quer esgotar todos os procedimentos para notificar a empresária angolana antes de pedir um mandado internacional de captura. "Primeiro vamos esgotar a possibilidade de …

Assange deixa ala médica da prisão e passa para área com outros reclusos

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi transferido da ala médica da prisão de Belmarsh, no sudeste de Londres, onde estava isolado, para uma área da prisão com outros presos, anunciou hoje um membro do …

"Saudações da Tailândia." Depois de fugir da prisão, Sekkaki enviou um postal aos diretores

Depois de fugir da prisão, Oualid Sekkaki provocou os responsáveis do estabelecimento prisional e enviou-lhes um postal. Em dezembro do ano passado, Oualid Sekkaki e outros quatro indivíduos fugiram do estabelecimento prisional de Turnhout, na Bélgica. …