Beber água não evita a ressaca

SXC

-

Beber água ou assaltar o frigorífico depois de uma noite de bebedeira não melhora a ressaca no dia seguinte, de acordo com uma pesquisa holandesa.

O estudo concluiu que não há milagres: a única maneira de evitar uma ressaca é consumir menos álcool.

A equipa de investigadores analisou os hábitos de consumo de estudantes holandeses e canadianos para descobrir se a ressaca pode ser amenizada ou mesmo se algumas pessoas estavam imunes, questionando como tentavam aliviar os sintomas da ressaca, mas nem a comida nem a água tiveram um efeito positivo.

Entre 826 estudantes holandeses, 54% comiam depois de beber, incluindo alimentos gordurosos e pequenos-almoços pesados, na esperança de evitar a ressaca.

Com o mesmo objetivo, mais de dois terços bebiam água enquanto consumiam álcool e mais da metade bebia água antes de ir para a cama.

Embora esses grupos tenham mostrado uma ligeira melhora em como se sentiam, por comparação àqueles que não tinham bebido água, não houve diferença real na gravidade de suas ressacas.

Estudos anteriores apontam que cerca de 25% das pessoas que bebem dizem não ter ressacas.

Os investigadores questionaram então 789 estudantes canadianos sobre o seu consumo de álcool no mês anterior e as ressacas que tiveram, e descobriram que aqueles que não tinham ressaca simplesmente consumiam “muito pouco álcool para desenvolver ressaca”.

Dos alunos que bebiam consideravelmente, com uma concentração de álcool no sangue estimada em mais de 0,2%, quase ninguém era imune à ressaca.

Sem cura?

De acordo com o autor principal do estudo, Joris Verster, da Universidade de Utrecht, a relação era bastante simples: “Quanto mais beber, mais provável é que tenha uma ressaca”, diz.

Beber água pode ajudar contra a sede e boca seca, mas não vai acabar com o mal-estar, a dor de cabeça e as náuseas.”

Verster disse que parte do problema é que os cientistas ainda não sabem o que causa a ressaca.

“A pesquisa concluiu que não é simplesmente a desidratação. Nós sabemos que o sistema imunológico está envolvido, mas antes de descobrirmos o que ele faz será muito pouco provável encontrarmos uma cura eficaz”, afirma o investigador, completando que o próximo passo é fazer testes mais controlados sobre ressacas.

Michael Bloomfield, da University College, em Londres, sublinha que “é muito importante responder perguntas simples como ‘Como evitar uma ressaca?’ São necessários mais estudos, mas esta nova pesquisa nos diz que a resposta é simples: beber menos.”

O documento foi apresentado na conferência da Faculdade Europeia de Neuropsicofarmacologia, em Amesterdão.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …

Barcelona: Cruyff afasta-se e perder com o Benfica seria "um drama"

Ronald Koeman até poderá sair mas não será Jordi Cruyff a substituir o seu compatriota. O Barcelona atravessa uma fase perturbada, já há algum tempo, mas o panorama financeiro piorou o cenário fora de campo e …

Casa Branca oferece "telefonema educativo" a Nicki Minaj para acalmar apreensões sobre a vacina

Depois de um tweet de Nicki Minaj se ter tornado viral por associar a vacina contra a covid-19 à impotência, a Casa Branca convidou a rapper para um telefonema com especialistas para esclarecerem as suas …

Baterias de lítio-enxofre melhores e mais baratas? O segredo é uma pitada de açúcar

Uma colher cheia de açúcar pode ser o suficiente para permitir que um veículo elétrico faça uma viagem de Melbourne a Sidney (878 km) com uma única carga. Atualmente, os automóveis elétricos e os telemóveis utilizam …

Parlamento aprova na generalidade mudança do TC para Coimbra. Oito socialistas votaram a favor

A proposta passou com votos contra do Chega e PAN, abstenção do PCP, BE, PEV e maioria da bancada do PS e votos favoráveis do PSD, CDS, IL e de oito deputados socialistas. O resultado já …

Escola da Amadora queria proibir minissaias, decotes e chinelos - mas já voltou atrás

Um Agrupamento na Amadora publicou um código de vestuário que acendeu um debate nas redes sociais devido às regras que controlavam mais as raparigas. Entretanto, a escola já voltou atrás na decisão. Segundo escreve o Jornal …