Beber 3 ou mais cafés por dia pode provocar enxaquecas

Free-Photos / Pixabay

Cerca de mil milhões de adultos são afetados por dores de cabeça no mundo inteiro.

Um estudo procurou avaliar o papel do consumo de cafeína como potencial desencadeador de enxaquecas no próprio dia, ou no dia a seguir.

Apesar das teorias que dizem que o café pode provocar dores de cabeça ou aliviar enxaquecas, há poucos estudos que avaliem a associação entre mudanças no consumo diário e o aparecimento de dores de cabeça, após explicar outras mudanças no estilo de vida — como exercício físico e ansiedade.

“Com base no nosso estudo, beber uma ou duas bebidas com cafeína num dia não parece estar ligado ao desenvolvimento de uma enxaqueca”, revela Elizabeth Mostofsky, doutora e investigadora do Centro Médico Beth Israel Deaconess e da Harvard T.H. Chan School of Public Health.

No entanto, “três ou mais porções podem estar associadas a uma maior probabilidade de desenvolver dores de cabeça”, conclui. Segundo a Sci News, o grupo de investigadores analisou dados de 98 adultos (86 mulheres e 12 homens) que sofrem enxaquecas.

Os voluntários completaram um diário eletrónico duas vezes por dia, no qual reportavam a sua ingestão de bebidas com cafeína, outros fatores de estilo de vida e, o tempo e características de cada enxaqueca.

Depois, o grupo de investigadores comparou a incidência da enxaqueca, de cada participante, nos dias em que consumiam cafeína com a incidência de enxaqueca nos dias em que não consumiam.

O estudo foi publicado online, na semana passada, no American Journal of Medicine., revela que a idade média em que as dores de cabeça começaram nos participantes, foi aos 16,3 anos. Os voluntários reportaram 825 enxaquecas durante 4467 dias de observação.

Os dados indicaram que, no geral, os indivíduos sofreram uma média de cinco dores de cabeça por mês; 66% destes costumavam consumir uma a duas porções de café por dia; 12% consumiam três ou mais bebidas com cafeína.

Durante o período de experiência, os participantes tiveram uma média de 8,4 enxaquecas. Todos revelaram consumir café em pelo menos um dia durante o estudo, com uma média de 7,9 porções por semana.

“Até à data, há poucos estudos sobre o risco imediato das enxaquecas com mudanças diárias na ingestão de bebidas com cafeína”, disse Suzanne Bertisch, uma das investigadoras e cientista do Hospital Brigham and Women e Harvard Medical School.

DR, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. … … “três ou mais porções podem estar associadas a uma maior probabilidade de desenvolver dores de cabeça”… …
    Fui vacinado contra enxaquecas e dores de cabeça provocadas por ingestão de café. Estes cientistas ainda não “descobriram” que os organismos dos seres humanos reagem diferentemente de pessoa para pessoa, de acordo com os seus sistemas imunitários, condições de saúde, etc.?
    Já fui bebedor de 6~7 cafés/dia mas deixei, não por ganhar enxaquecas ou dores de cabeça mas por ganhar dores de algibeira. Hoje, estou no nível de 3 doses diárias, sem problemas.

RESPONDER

A Lua pintou-se de vermelho na Argentina (e a causa não é propriamente boa)

Uma estranha lua com tons avermelhados pintou o céu da Argentina. O fenómeno misterioso encheu as redes sociais de fotografias e teorias. Em diferentes regiões da Argentina, várias pessoas puderam apreciar, nas últimas noites, a Lua …

Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência. Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se …

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …

Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto …

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números de casos e óbitos registados devido a Covid-19 …

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …