Beber 3 ou mais cafés por dia pode provocar enxaquecas

Free-Photos / Pixabay

Cerca de mil milhões de adultos são afetados por dores de cabeça no mundo inteiro.

Um estudo procurou avaliar o papel do consumo de cafeína como potencial desencadeador de enxaquecas no próprio dia, ou no dia a seguir.

Apesar das teorias que dizem que o café pode provocar dores de cabeça ou aliviar enxaquecas, há poucos estudos que avaliem a associação entre mudanças no consumo diário e o aparecimento de dores de cabeça, após explicar outras mudanças no estilo de vida — como exercício físico e ansiedade.

“Com base no nosso estudo, beber uma ou duas bebidas com cafeína num dia não parece estar ligado ao desenvolvimento de uma enxaqueca”, revela Elizabeth Mostofsky, doutora e investigadora do Centro Médico Beth Israel Deaconess e da Harvard T.H. Chan School of Public Health.

No entanto, “três ou mais porções podem estar associadas a uma maior probabilidade de desenvolver dores de cabeça”, conclui. Segundo a Sci News, o grupo de investigadores analisou dados de 98 adultos (86 mulheres e 12 homens) que sofrem enxaquecas.

Os voluntários completaram um diário eletrónico duas vezes por dia, no qual reportavam a sua ingestão de bebidas com cafeína, outros fatores de estilo de vida e, o tempo e características de cada enxaqueca.

Depois, o grupo de investigadores comparou a incidência da enxaqueca, de cada participante, nos dias em que consumiam cafeína com a incidência de enxaqueca nos dias em que não consumiam.

O estudo foi publicado online, na semana passada, no American Journal of Medicine., revela que a idade média em que as dores de cabeça começaram nos participantes, foi aos 16,3 anos. Os voluntários reportaram 825 enxaquecas durante 4467 dias de observação.

Os dados indicaram que, no geral, os indivíduos sofreram uma média de cinco dores de cabeça por mês; 66% destes costumavam consumir uma a duas porções de café por dia; 12% consumiam três ou mais bebidas com cafeína.

Durante o período de experiência, os participantes tiveram uma média de 8,4 enxaquecas. Todos revelaram consumir café em pelo menos um dia durante o estudo, com uma média de 7,9 porções por semana.

“Até à data, há poucos estudos sobre o risco imediato das enxaquecas com mudanças diárias na ingestão de bebidas com cafeína”, disse Suzanne Bertisch, uma das investigadoras e cientista do Hospital Brigham and Women e Harvard Medical School.

DR, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. … … “três ou mais porções podem estar associadas a uma maior probabilidade de desenvolver dores de cabeça”… …
    Fui vacinado contra enxaquecas e dores de cabeça provocadas por ingestão de café. Estes cientistas ainda não “descobriram” que os organismos dos seres humanos reagem diferentemente de pessoa para pessoa, de acordo com os seus sistemas imunitários, condições de saúde, etc.?
    Já fui bebedor de 6~7 cafés/dia mas deixei, não por ganhar enxaquecas ou dores de cabeça mas por ganhar dores de algibeira. Hoje, estou no nível de 3 doses diárias, sem problemas.

RESPONDER

Défice fica nos 0,8% do PIB no primeiro semestre do ano

O défice situou-se em 0,8% do PIB no primeiro semestre deste ano, em contas nacionais, abaixo dos 2,2% registados no período homólogo, mas longe da meta para o conjunto do ano, de 0,2%. "No conjunto do …

Pelo menos sete crianças morreram após colapso de escola no Quénia

Pelo menos sete crianças morreram e 57 ficaram feridas após o colapso do edifício de uma escola em Nairobi, no Quénia, esta segunda-feira, confirmaram os serviços de socorro e as autoridades locais. "Depois do colapso do …

“Há uma mudança histórica na Madeira”

Este domingo, no seu espaço habitual de comentário, Luís Marques Mendes disse que, embora ainda não tenham sido apurados todos os resultados das eleições na Madeira, tudo aponta para que haja uma “mudança histórica” no …

O outono chegou e traz aguaceiros. Mas o calor ainda pode aparecer em outubro

O outono começou oficialmente às 8h50 desta segunda-feira. Este é o dia do equinócio, a data em que, segundo o saber popular, o dia e a noite têm a mesma duração. A data que assinala o …

Portugal não aderiu a programa da UE criado de propósito após os incêndios de 2017

No ano passado, a União Europeia criou um programa de proteção civil devido aos incêndios de 2017 em Portugal. Contudo, o país não aderiu ao mecanismo. Em 2017, Portugal viveu momentos difíceis devido aos incêndios que …

Boris responsabiliza Irão por ataque a petrolífera saudita

Boris Johnson diz que o país atribui ao Irão, "com muito alto grau de probabilidade, os ataques à gigante petrolífera saudita". O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, acusou esta segunda-feira o Irão de ser, muito provavelmente, responsável …

41 países comprometem-se com iniciativa "Clima e Qualidade do Ar"

A iniciativa "Clima e Qualidade do Ar", apresentada na véspera da Cimeira da Ação Climática, propõe alcançar até 2030 uma qualidade do ar saudável e a harmonização das políticas de luta contra as alterações …

Reino Unido. Trabalhistas querem abolir ensino privado se formarem Governo

O Partido Trabalhista britânico compromete-se a abolir o ensino privado no Reino Unido caso venha a formar Governo. O plano do partido liderado por Jeremy Corbyn implica nacionalizar e integrar no sistema educativo público todas …

Rio acusa PS de se comportar como "dono disto tudo" (e diz que também tem um "Centeno")

No último debate a dois antes das legislativas de 6 outubro, os líderes do PSD e PS trocaram esta segunda-feira críticas - em tom leve e cordial -, recordando telhados de vidro de cada força …

Em decisão histórica, partidos árabes recomendam Gantz como primeiro-ministro de Israel

O Presidente de Israel, Reuven Rivlin, iniciou este domingo as suas consultas para a formação de um novo Governo. A Lista Conjunta, uma coligação que reúne os principais partidos árabes do país (Balad, Hadash, Ta’al …