Bebé sem rosto: irregularidades nas requisições das ecografias

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo concluiu que as requisições do SNS utilizadas na Ecosado, onde foi feita a ecografia ao bebé sem rosto, foram faturadas por outra clínica.

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) informou esta sexta-feira, em comunicado, que o processo de inquérito ao caso do bebé Rodrigo revelou fortes indícios de utilização irregular das requisições de exames ecográficos na clínica Ecosado, a mesma clínica onde foi examinada a mãe do bebé que nasceu com malformações graves.

De acordo com o comunicado, citado pelo Observador, existem “fortes indícios de utilização irregular das requisições de exames ecográficos por parte da clínica Ecosado, que recebeu as requisições não tendo qualquer convenção com a ARSLVT, e da já referida segunda clínica, que faturou as requisições ao SNS sem ter prestado o correspondente serviço”.

A Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo sublinhou que “a clínica Ecosado não tem qualquer convenção relativa a este exame ou quaisquer outros com a ARSLVT”. O que aconteceu foi que “as requisições do SNS utilizadas na Ecosado foram faturadas por outra clínica, conferidas através dos SPMS – Centro de Controlo e Monitorização do SNS e pagas pela ARSLVT a essa segunda entidade”.

“Na sequência destas conclusões e no seguimento da informação enviada a 28/Out, a ARSLVT já participou as respetivas conclusões ao Ministério Público”, adianta ainda o comunicado.

Além disso, a ARS de Lisboa e Vale do Tejo adianta que “vai promover a cessação da convenção existente com a segunda clínica envolvida”, que não é identificada no comunicado.

A ARSLVT diz-se “disponível para colaborar com as entidades policiais e judiciais, estando igualmente empenhada para, em conjunto com as entidades envolvidas no regime de convenções, promover o reforço do acompanhamento das unidades convencionadas e do acesso a exames de qualidade”.

O Ministério Público abriu um inquérito crime para investigar o caso do bebé sem rosto. Segundo a SIC Notícias, cerca de duas dezenas de pais, acompanhados na clínica Ecosado, estão preocupados com as ecografias realizadas neste estabelecimento de saúde, tendo pedido ajuda e aconselhamento à Ordem dos Médicos.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não era suposto o estado gerir e bem o SNS? Mais uma vez se constata a incompetência do estado na gestão do dinheiro dos impostos cobrados aos contribuintes.

  2. A prática da medicina só deixará de ser um estado dentro do Estado quando a tutela tiver … para retirar a cédula profissional aos “mercenários” (com o devido respeito para os genuínos).

RESPONDER

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …