Português suspeito da morte de bebé nos EUA é o pai (e estará ilegal)

Quatro portugueses, com idades entre os 22 e os 32 anos, foram detidos nos EUA, por suspeitas do envolvimento na morte de um bebé. O principal suspeito tem 25 anos e será o pai da criança.

João Resende, de 25 anos, é o principal suspeito da morte do bebé Santiago que tinha menos de um ano. A mãe, Carolina Ledo, de 22 anos, também está a ser investigada, tal como a tia da criança, Daniela Ledo (25 anos), e outra emigrante portuguesa, Carla Sousa (32 anos).

As três mulheres foram acusadas de negligência de menores enquanto João Resende é suspeito desse crime e também de homicídio involuntário e de abuso infantil em segundo grau.

Após terem sido presentes a um juiz de instrução, as três mulheres foram libertadas até ao julgamento.

Ilegal nos EUA e com antecedentes por violência doméstica

João Resende fica em prisão preventiva, a não ser que pague uma fiança de 100 mil dólares, depois de ter ouvido o juiz acusá-lo de ter infligido “lesões corporais graves” ao bebé, conforme cita o canal local NBC 10 News.

Se conseguir pagar a fiança, terá de entregar o passaporte. Entretanto, já assinou um termo de extradição e está proibido de qualquer contacto com menores de 18 anos.

João Resende vai comparecer, novamente, em Tribunal a 20 de Maio de 2024 para uma conferência pré-julgamento.

O jovem de 25 anos, natural de Rabo de Peixe, nos Açores, tal como as três suspeitas, estará em situação irregular nos EUA, de acordo com dados dos media norte-americanos.

teria antecedentes criminais em Portugal, num caso relacionado com violência doméstica, segundo dados divulgados à Lusa pelo cônsul de Portugal em Providence, Eduardo Ramos.

Casado com uma das suspeitas e pai do filho da outra

O bebé que tinha pouco mais de um ano de idade, já nasceu em solo norte-americano, disse à Lusa Eduardo Ramos.

Os pais da criança serão João Resende e Carolina Ledo, apesar de o suspeito ser casado com Carla Sousa, segundo o que esta cidadã portuguesa afirmou às autoridades norte-americanas.

O jovem de 25 anos teria descoberto, recentemente, que era o pai de Santiago.

O apartamento onde o bebé estava quando foi assistido pelos paramédicos seria arrendado por Carla e João. A mãe da criança e a irmã estariam a morar no local, há cerca de dois meses.

Pai pediu à mãe do bebé para não contar a ninguém

A chamada de emergência para socorrer uma criança inconsciente foi efectuada no domingo que passou, levando a polícia e os bombeiros de Pawtucket, no estado norte-americano de Rhode Island, a actuar.

Quando chegaram à casa onde os suspeitos moravam, as autoridades verificaram que o bebé não respirava e que tinha “hematomas significativos na região facial”, conforme o relatório policial.

Apesar de várias manobras de reanimação, não foi possível salvar Santiago. O bebé foi declarado morto no hospital.

A mãe da criança estaria numa lavandaria automática, fora de casa, com Carla Sousa no momento em que João Resende lhe enviou uma mensagem a informar que acreditava que o filho de ambos estava morto. Terá também reforçado para não contar nada a ninguém, de acordo com dados obtidos pela NBC 10 News.

Só uma hora depois dessa mensagem, é que os serviços de emergência foram chamados para socorrer a criança.

Um tio do bebé, Adrian Viveiros, conta à NBC 10 News que não sabia “o que realmente estava a acontecer naquela casa”, salientando que só contactava com os suspeitos e com o menino “na rua e nas reuniões de família”. Mas diz que espera que João Resende “apodreça” na cadeia.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.