/

Bloco de Esquerda quer plano nacional de férias de Verão financiado pelo Governo

2

José Sena Goulão / Lusa

O Bloco de Esquerda vai entregar um projeto de lei na Assembleia da República para que o Governo defina um programa de férias de Verão. Catarina Martins, coordenadora do partido, frisa que a maior parte dos portugueses não quer fazer férias, mas recorda que as crianças não podem continuar em casa.

Esta segunda-feira, o BE apresentou nove medidas para recuperar aprendizagens e proteger as crianças. A ideia é que os estudantes recuperem a socialização e a atividade cultural e desportiva nas férias de verão.

Para que isso de concretize, Catarina Martins quer que o Ministério da Educação e as autarquias definam um programa conjunto, mas sublinha que não concorda com a ideia de utilizar os meses sem aulas para recuperar matéria perdida, escreve a TSF.

“Não acompanhamos os que acham que os meses de Verão devem ser meses de aulas regulares para recuperar aprendizagens. As crianças e os jovens que ficaram em confinamento, com dados mentais que nos devem preocupar, precisam sobretudo de férias para estarem uns com os outros”, considera.

A coordenadora do BE lembra que para desenvolver o programa, o Governo tem de disponibilizar recursos financeiros para tirar as crianças de casa.

“O que precisamos é de um programa estendido a todas as crianças do país, mas as autarquias não tem capacidade financeira para sustentar este programa. Propomos que o Orçamento do Estado ajude a financiar este projeto autárquico”, explica.

Embora já existam programas autónomos entre as escolas e as autarquias, os bloquistas consideram que deve haver um plano nacional.

O partido quer ainda que o ano letivo comece no início de setembro, altura em que se deve recuperar a matéria perdida. No entanto, avisa que os professores com acréscimo de trabalho devem ter uma compensação.

ZAP //

2 Comments

  1. Estes gajos estão tão desesperados que qualquer dia até anunciam que vão sortear um automóvel entre as pessoas que votarem neles.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.