BD de Paulo Monteiro nomeada para 3 prémios em França

"O amor infinito que te tenho e outras histórias", BD de Paulo Monteiro

“O amor infinito que te tenho e outras histórias”, BD de Paulo Monteiro

O livro de banda desenhada “O amor infinito que te tenho e outras histórias”, de Paulo Monteiro, está nomeado para três prémios de BD em França, em consequência da edição da obra no país, revelou o autor à Lusa.

O livro, já premiado em Portugal, foi lançado em junho pela editora Six Pieds Sous Terre com o título “L’amour infini que j’ai pour toi”, tendo recebido críticas favoráveis por parte dos media especializados e de alguns jornais generalistas, como o Le Monde.

A obra de estreia de Paulo Monteiro está nomeada para melhor banda desenhada em três prémios distintos: “Prix Sheriff D’or 2013”, atribuído pela livraria Esprit BD (de Clermont-Ferrand), “Prix Bulles De Cristal 2014”, criado pela livraria Ange Bleu, a sul de Paris, e “Prix Lycéen De La Bd Midi-Pyrénées 2014”, indicado pelos estudantes das escolas da região dos Pirinéus.

Paulo Monteiro, nascido em 1967, que dirige o festival de banda desenhada de Beja, reuniu naquele livro 10 histórias feitas entre 2005 e 2010, que versam, de uma forma poética e desassombrada, sobre o amor e a sua impossibilidade.

livrariamundofantasma / Facebook

Paulo Monteiro e Susa Monteiro no 'Mundo Fantasma' (foto: facebook/livrariamundofantasma)

Paulo Monteiro e Susa Monteiro no ‘Mundo Fantasma’ (foto: facebook/livrariamundofantasma)

Com selo da editora Polvo, o livro foi eleito o melhor álbum de banda desenhada de 2011, pelo Festival Internacional Amadora BD.

Para primeira obra, depois de participações em ‘fanzines’, Paulo Monteiro reconheceu que não podia estar mais feliz com o livro, já traduzido e editado em França, Espanha e Polónia.

Em 2014, o livro sairá no Brasil, Reino Unido e na Sérvia e, em 2015, deverá chegar à Coreia do Sul, com capas diferentes da edição portuguesa.

A internacionalização do livro de Paulo Monteiro, que não tem acontecido com esta intensidade na banda desenhada portuguesa, deveu-se a contactos feitos pelo autor, pela editora, mas também pelo “passa-a-palavra” depois da edição em França, um mercado exponencialmente maior do que o português.

Paulo Monteiro está a trabalhar numa segunda obra, que só deverá ser editado em 2015 ou 2016: “Devo acabar a escrita em janeiro ou fevereiro. Demoro muito, porque gosto muito do meu trabalho, gosto muito do que faço aqui em Beja e, depois, o tempo que me sobra nem sempre é para escrever e desenhar”.

Atualmente, Paulo Monteiro tem parte da sua obra exposta na galeria Mundo Fantasma, no Porto, numa exposição conjunta com a ilustradora e autora de banda desenhada Susa Monteiro.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …