BCE vai comprar 60 mil milhões de euros de dívida pública e privada por mês

europeancentralbank / Flickr

Mario Draghi, governador do Banco Central Europeu

Mario Draghi, governador do Banco Central Europeu

O Banco Central Europeu (BCE) vai comprar mensalmente 60 mil milhões de euros de dívida pública e privada até setembro de 2016, anunciou esta quinta-feira o presidente da instituição, Mario Draghi.

A compra terá início em março deste ano e durará pelo menos até ao final de setembro de 2016, acrescentou.

O conselho de governadores “decidiu lançar um programa alargado de compra de ativos”, anunciou o presidente do BCE na conferência de imprensa que se seguiu à primeira reunião deste ano da instituição, justificando a medida com o persistente nível de inflação muito baixo.

Draghi disse ainda que 20% da compra de títulos terá risco partilhado.

Na reunião de hoje, o BCE decidiu ainda deixar inalterada a sua taxa de juro em 0,05%, um mínimo histórico fixado em setembro do ano passado.

11 a 12 mil milhões de dívida lusa

O BCE anunciou também que poderá comprar mais dívida portuguesa, mais concretamente entre 11 a 12 mil milhões de euros.

No mesmo dia em que Mario Draghi anunciou um programa alargado de compra de dívida pública da zona euro, a partir da sala de conferência de imprensa da nova sede do BCE, foi também revelada a possibilidade de compra de mais 11 a 12 mil milhões de euros de dívida portuguesa.

A confirmar-se esta compra, o BCE deverá aumentar a posse de dívida portuguesa até 25 mil milhões de euros.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Islândia está a tentar trazer de volta árvores cortadas pelos Vikings

Numa tentativa de reflorestar o país, a Islândia está a tentar trazer de volta as árvores derrubadas pelos Vikings no passado. É o país menos florestado da Europa. As árvores na Islândia são tão raras e …

Parlamento encerra trabalhos com reunião-maratona de sete ou oito horas

O parlamento encerra, na sexta-feira, a legislatura com uma reunião plenária que começa às 09:00, para vários debates e uma “maratona” de votações, e deverá prolongar-se, no total, sete a oito horas, até às 17:00. A …

EUA. Florida recruta insetos para matar plantas invasoras

A Florida, nos Estados Unidos (EUA), está a importar insetos para travar as espécies invasoras que estão a destruir as plantas do Parque Nacional de Everglades. Estes insetos parecem ser menos prejudiciais do que as …

Falcao colocado na órbita do FC Porto

O avançado do Mónaco está a ser apontado pela imprensa francesa como possível reforço do FC Porto. De acordo com o portal Le10Sport, os dragões estão no mercado a tentar garantir a contratação de Radamel Falcao, internacional …

TAP deu prémios em ano de prejuízos quando era totalmente pública

O presidente executivo da TAP disse que os prémios atribuídos relacionam-se com a melhoria de indicadores e que não é a primeira vez que a companhia paga prémios em ano de prejuízos, incluindo quando era …

MP pede à Hungria extensão do Mandado de Detenção Europeu de Rui Pinto

O Ministério Público (MP) pediu à Hungria o alargamento do Mandado de Detenção Europeu (MDE) de Rui Pinto para assim poder acusar o colaborador do Football Leaks por novos factos apurados na investigação relacionada com …

Alcochete. Bruno de Carvalho está na lista internacional de terroristas

Juntamente com os outros 43 arguidos do processo do ataque à Academia de Alcochete, Bruno de Carvalho, antigo presidente do Sporting CP, está na lista internacional de terroristas. A advogada de Fernando Mendes, antigo líder da …

O primeiro golfinho boto-branco ibérico visitou praias de Matosinhos e Porto. Chama-se Gaspar

O primeiro golfinho boto-branco registado na Península Ibérica tem visitado as praias do Porto e de Matosinhos e, além de ser bastante "sociável", os pescadores acreditam tratar-se de uma fêmea por já o terem avistado …

Centro nos EUA com condições "cruéis e ilegais" mantém quase 2 mil crianças detidas

A Amnistia Internacional (AI) denunciou nesta quinta-feira as condições "cruéis e ilegais" em que vivem quase duas mil crianças migrantes, a maior parte desacompanhada, num centro de detenção em Homestead, na Florida, Estados Unidos (EUA), …

Governo vai agravar penalização por uso do telemóvel ao volante

O Governo anunciou esta quinta-feira que está a fazer “alterações cirúrgicas” ao Código da Estrada que passam por agravar a penalização ao uso do telemóvel durante a condução e reduzir o período de notificação das …