Os pais queriam nomes “memoráveis”. Batizaram os gémeos de Corona e Covid

Com o país completamente bloqueado pela pandemia, um casal do estado indiano de Chhattisgarh decidiu batizar os seus filhos recém-nascidos de Corona e Covid.

Os gémeos, um menino e uma menina, nasceram num hospital na capital do estado Chhattisgarh, Raipur, no dia 27 de março. A mãe, Preeti Verma, contou à agência noticiosa Press Trust que o parto foi bastante complicado e que, por esse motivo, “eu e o meu marido quisemos tornar este dia memorável“.

A Índia, que regista mais de dez mil casos e 339 mortos devido à covid-19, impôs medidas restritivas a 25 de março, dois dias antes do nascimento dos gémeos. O casal explicou que os nomes dos filhos iria fazê-los lembrar-se das inúmeras dificuldades que enfrentaram durante o bloqueio, nomeadamente a chegada bem sucedida a um hospital.

“Chegamos ao hospital a muito custo, após muito sofrimento. Queríamos que os nomes fossem memoráveis e únicos”, justificou Preeti Verma, citada pelo Aljazeera. “Também queremos que o medo associado a estes nomes termine“, acrescentou o pai dos recém-nascidos, Vinay Verma.

Os 1,3 mil milhões de indianos vão continuar confinados até 3 de maio, anunciou na terça-feira o primeiro-ministro, Narendra Modi, quando a Índia regista mais de dez mil casos e 339 mortos devido à covid-19.

“Todos sugeriram que o confinamento devia ser estendido e em alguns estados já o fizeram. Decidimos estender o confinamento até 3 de maio”, disse Modi num discurso transmitido pela televisão no dia em que deviam terminar as restrições impostas a 25 de março no país.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rússia está a criar a primeira unidade militar com tanques robôs

A agência de notícias estatal TASS avança que o Exército russo está a montar a sua primeira unidade militar armada com tanques robôs. O Exército russo está a desenvolver a sua primeira unidade militar armada com …

PSD propõe solução ao Governo para reduzir injeção no Novo Banco

O PSD defende que o Governo tem um argumento jurídico que pode usar para limitar os pagamentos do Fundo de Resolução ao Novo Banco este ano. Em causa está um artigo do Código Civil que …

Quarentena de 21 dias, testes e fecho de casinos levam Macau a erradicar covid-19

Macau, um dos primeiros territórios a identificar o novo coronavírus, é agora um dos locais livres de covid-19, estando há cerca de 380 dias sem qualquer registo de infeção local, segundo os dados oficiais. O …

Costa preocupado com desconfinamento. Concelhos de risco dão dores de cabeça

Com a terceira fase de desconfinamento aí à porta, o Governo ainda tem dúvidas sobre o que fazer, mantendo algumas pontas soltas. A maior preocupação incide nos conselhos onde há mais casos. Durante a reunião do …

Para prevenir acidentes, China inaugura o primeiro semáforo para camelos do mundo

Autoridades do norte da China inauguraram este domingo o que dizem ser o primeiro sinal de trânsito para camelos do mundo perto da cidade de Dunhuang, província de Gansu. O semáforo para camelos entrou em operação …

PRR terá mecanismo de fiscalização no Parlamento. PSD quer bazuca durante a presidência portuguesa da UE

O ministro do Planeamento, Nelson Souza recebeu nesta terça-feira, os partidos com assento parlamentar e as deputadas não inscritas para conversas bilaterais sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Trata-se da chamada "bazuca" que virá …

Ministro da Saúde austríaco demite-se por falta de apoio na gestão da pandemia

O ministro da Saúde de Áustria, Rudolf Anschober, anunciou esta terça-feira a sua demissão, devido à falta de apoio na gestão da crise pandémica, cessando funções na próxima segunda-feira. "A situação é dramática nos serviços de …

OMS quer suspender venda de mamíferos selvagens vivos em mercados de alimentos

A Organização Mundial de Saúde defende a suspensão da venda de mamíferos selvagens vivos nos mercados de alimentos para evitar a propagação de doenças, avança a AFP. "Os animais, especialmente os selvagens, são a fonte de …

“Frescura, juventude e capacidade“. Coligação improvável em Penafiel junta PS e partido de Tino de Rans

O PS e o partido RIR, liderado pelo ex-candidato presidencial Vitorino Silva, formaram a coligação Penafiel Unido, que vai concorrer às autárquicas em Penafiel, distrito do Porto, com Paulo Araújo Correia como cabeça de lista, …

Marcelo, IL e Chega querem avanço do desconfinamento. PSD pede travão nos concelhos de maior risco

Marcelo Rebelo de Sousa ouviu os partidos ao longo desta tarde. A renovação de mais um Estado de Emergência está na mira, mas há quem não concorde. O Presidente da República começou por receber o Iniciativa …