O bater do relógio do Universo é mais forte do que se pensava

(CC0/PD) myersalex216 / Pixabay

Se tudo no reino quântico é discreto e composto por unidades individuais, ainda que minúsculas, deve ser possível entender o tempo da mesma forma. Pelo menos é o que defendem três físicos da Universidade do Estado da Pensilvânia.

O tempo não é algo contínuo, que flui do passado para o presente. Em vez disso, é formado por unidades individuais. Esta é a teoria defendida por Garrett Wendel, Luis Martínez e Martin Bojowald, um trio de físicos da Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Num recente estudo, publicado na Physical Review Letters, os investigadores calcularam quanto dura esta espécie de “átomo de tempo”: 10-33 segundos.

Os cientistas não sabem – nem se atrevem a explicar – a natureza do tempo, nem sequer o que dá corda a este relógio. No entanto, este trio de físicos acredita que este relógio fundamental pode ajudar a resolver o enigma do tempo.

No modelo, os cientistas consideram dois osciladores que agem como pêndulos quânticos: o oscilador mais rápido representa o relógio universal fundamental e o mais lento representa um sistema mensurável em laboratório, como o átomo de um relógio atómico.

Quando os dois osciladores interagem, a natureza da relação é diferente da que acontece com os osciladores clássicos, que são acoplados por uma força comum. Em vez disso, a junção é imposta pela necessidade de a energia líquida dos dois osciladores permanecer constante no tempo – uma condição derivada diretamente da relatividade geral.

Esta interação faz com que os dois osciladores percam lentamente a sincronia. A dessincronização significa que se torna impossível para qualquer relógio físico manter indefinidamente tique-taques de um período constante, o que impõe um limite à precisão de qualquer relógio.

Como resultado, o bater de dois relógios atómicos idênticos nunca vai coincidir com exatidão. É aqui que entra o tal limite de 10-33 segundos, que seria a precisão absoluta.

“O que mais gosto no artigo é a nitidez do modelo”, disse à Live Science Esteban Castro-Ruiz, físico quântico da Université Libre de Bruxelles, na Bélgica. “Eles têm um limite real capaz de ser medido, e acho isso incrível.” Este tipo de teorias tendem a ser extremamente abstratas, pelo que um resultado concreto com consequências observacionais para a gravidade quântica dá esperança de que a teoria possa, um dia, ser testada.

Com esta teoria, o tempo seria desmascarado e, à semelhança de tudo o que existe no reino quântico, provaria que não é contínuo, mas sim discreto e formado por unidades mínimas irredutíveis.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Estou confuso. Este valor da menor quantidade de tempo do universo, não está errado? Não será 10^ -43 segundo, o tempo de Plank? 10^ -33 soa-me a algo familiar, ou seja, 10^ -33 cm, que é a menor quantidade de comprimento, mais propriamente o comprimento de Plank. Deixo esta dúvida à consideração do ZAP que poderá, gentilmente, esclarecer.

    • caro joaquim, do artigo original: This limit is 10^15 times shorter than the tick of today’s best atomic clocks and 10^10 times longer than the Planck time, a proposed length for the shortest measurable unit of time.

      o truque é o “proposed”. nunca foi provado que o tempo de plank tem mesmo de ser o menor valor.

    • O Planck não tinha como medir o tamanho minimo do tempo e arbitrou em 10^-43 s … E agora calculou-se em 10^-33 s, ou seja, 1s equivale a 10^33 quantas de tempo.

  2. Existe o tempo? Ou o tempo é uma passagem de um lugar para o outro. Se estamos em um trem o tempo presente para e o tempo passado aparece .

  3. Na minha opinião, o Tempo é apenas movimento de algo que serve de referência para determinar a velocidade de um qualquer corpo. A unidade de tempo no S.I. ( Sistema Internacional), é o segundo (s). Aquilo a que chamamos ” segundo”, nada mais é que mais de 9 mil milhões de oscilações do átomo de césio-133 (isótopo de césio). As oscilações são movimento. Num exemplo mais grosseiro, as 24 horas de um relógio nada mais é que uma rotação completa do planeta Terra( arredondamento por excesso), ou seja, movimento.

  4. Então o tempo se assemelha mesmo a uma ampulheta com grãos de areia caindo aos poucos, como as unidades individuais propostas pelos cientistas?

RESPONDER

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …