O bater do relógio do Universo é mais forte do que se pensava

(CC0/PD) myersalex216 / Pixabay

Se tudo no reino quântico é discreto e composto por unidades individuais, ainda que minúsculas, deve ser possível entender o tempo da mesma forma. Pelo menos é o que defendem três físicos da Universidade do Estado da Pensilvânia.

O tempo não é algo contínuo, que flui do passado para o presente. Em vez disso, é formado por unidades individuais. Esta é a teoria defendida por Garrett Wendel, Luis Martínez e Martin Bojowald, um trio de físicos da Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Num recente estudo, publicado na Physical Review Letters, os investigadores calcularam quanto dura esta espécie de “átomo de tempo”: 10-33 segundos.

Os cientistas não sabem – nem se atrevem a explicar – a natureza do tempo, nem sequer o que dá corda a este relógio. No entanto, este trio de físicos acredita que este relógio fundamental pode ajudar a resolver o enigma do tempo.

No modelo, os cientistas consideram dois osciladores que agem como pêndulos quânticos: o oscilador mais rápido representa o relógio universal fundamental e o mais lento representa um sistema mensurável em laboratório, como o átomo de um relógio atómico.

Quando os dois osciladores interagem, a natureza da relação é diferente da que acontece com os osciladores clássicos, que são acoplados por uma força comum. Em vez disso, a junção é imposta pela necessidade de a energia líquida dos dois osciladores permanecer constante no tempo – uma condição derivada diretamente da relatividade geral.

Esta interação faz com que os dois osciladores percam lentamente a sincronia. A dessincronização significa que se torna impossível para qualquer relógio físico manter indefinidamente tique-taques de um período constante, o que impõe um limite à precisão de qualquer relógio.

Como resultado, o bater de dois relógios atómicos idênticos nunca vai coincidir com exatidão. É aqui que entra o tal limite de 10-33 segundos, que seria a precisão absoluta.

“O que mais gosto no artigo é a nitidez do modelo”, disse à Live Science Esteban Castro-Ruiz, físico quântico da Université Libre de Bruxelles, na Bélgica. “Eles têm um limite real capaz de ser medido, e acho isso incrível.” Este tipo de teorias tendem a ser extremamente abstratas, pelo que um resultado concreto com consequências observacionais para a gravidade quântica dá esperança de que a teoria possa, um dia, ser testada.

Com esta teoria, o tempo seria desmascarado e, à semelhança de tudo o que existe no reino quântico, provaria que não é contínuo, mas sim discreto e formado por unidades mínimas irredutíveis.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Estou confuso. Este valor da menor quantidade de tempo do universo, não está errado? Não será 10^ -43 segundo, o tempo de Plank? 10^ -33 soa-me a algo familiar, ou seja, 10^ -33 cm, que é a menor quantidade de comprimento, mais propriamente o comprimento de Plank. Deixo esta dúvida à consideração do ZAP que poderá, gentilmente, esclarecer.

    • caro joaquim, do artigo original: This limit is 10^15 times shorter than the tick of today’s best atomic clocks and 10^10 times longer than the Planck time, a proposed length for the shortest measurable unit of time.

      o truque é o “proposed”. nunca foi provado que o tempo de plank tem mesmo de ser o menor valor.

    • O Planck não tinha como medir o tamanho minimo do tempo e arbitrou em 10^-43 s … E agora calculou-se em 10^-33 s, ou seja, 1s equivale a 10^33 quantas de tempo.

  2. Existe o tempo? Ou o tempo é uma passagem de um lugar para o outro. Se estamos em um trem o tempo presente para e o tempo passado aparece .

  3. Na minha opinião, o Tempo é apenas movimento de algo que serve de referência para determinar a velocidade de um qualquer corpo. A unidade de tempo no S.I. ( Sistema Internacional), é o segundo (s). Aquilo a que chamamos ” segundo”, nada mais é que mais de 9 mil milhões de oscilações do átomo de césio-133 (isótopo de césio). As oscilações são movimento. Num exemplo mais grosseiro, as 24 horas de um relógio nada mais é que uma rotação completa do planeta Terra( arredondamento por excesso), ou seja, movimento.

  4. Então o tempo se assemelha mesmo a uma ampulheta com grãos de areia caindo aos poucos, como as unidades individuais propostas pelos cientistas?

RESPONDER

Bombeiro que socorreu a princesa Diana após o acidente revela as suas últimas palavras

Quase 24 anos depois da morte da princesa Diana, o chefe dos bombeiros que esteve no local na noite do acidente em Paris, revelou as suas últimas palavras. Amada por todo o mundo, a princesa do …

Portugal vs França Em Direto: CR7 também bisa e empata, está 2-2

A seleção de Portugal joga esta quarta-feira o tudo por tudo contra a França, num encontro que pode significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais …

China inicia nova edição do festival de carne de cão em Yulin

Coincidindo com o solstício de verão, iniciou na segunda-feira em Yulin, no sul da China, o festival em que os participantes comem carne de cão. Segundo os moradores daquela zona, as autoridades suspenderam recentemente as viagens …

Variante Delta representa 90% de casos na UE até final de agosto e mais mortes

A variante Delta do SARS-CoV-2 representará 90% das novas infeções na Europa até final de agosto e um aumento nos internamentos e mortes, estimou esta quarta-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças …

Suécia 3 - 2 Polónia | Só Lewandowski não chega

Já apurada, a Suécia venceu esta quarta-feira a Polónia, de Paulo Sousa, por 3-2, com Emil Forsberg (02 e 59 minutos) e Viktor Claesson (90+4) a marcarem para os suecos e Robert Lewandowski (61 e …

O aperto de mão está em vias de extinção?

O aperto de mão desapareceu quando surgiu a pandemia do novo coronavírus, mas devido à vacinação em massa e ao levantamento progressivo das restrições no Estados Unidos e na Europa, o aperto de mão está …

Eslováquia 0 - 5 Espanha | Goleada com vista para a Croácia

A Espanha qualificou-se esta quarta-feira para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao golear a Eslováquia, por 5-0, um resultado que apura a Ucrânia como um dos melhores terceiros classificados. Espanha alcançou a maior …

PRR. Costa diz que é preciso acabar “com o chover no molhado” e agarrar a oportunidade

O primeiro-ministro defendeu esta quarta-feira que o país tem de acabar “com o chover no molhado” e fazer o que ainda não foi feito, “agarrando” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e não perdendo …

Alemanha ilumina-se com as cores do arco-íris em apoio à comunidade LGBT ( e contra a UEFA)

No momento do apito inicial para o jogo entre a Alemanha e a Hungria, vários estádios alemães vão iluminar-se com as cores do arco-íris, em apoio à comunidade LGBTI (e contra a decisão da UEFA). Esta …

Tony Carreira internado. Cantor está "bem de saúde"

O cantor Tony Carreira foi internado esta quarta-feira no hospital de Faro devido a uma suspeita de enfarte do miocárdio. De acordo com o Observador, a assessora de Tony Carreira confirmou que o músico foi internado …