/

“Bater o pé” pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares

Está a ver aquele bate o pé que geralmente indica nervosismo e acaba por irritar as pessoas à volta? Especialistas em saúde cardiovascular dizem que deve fazê-lo, e várias vezes ao dia.

De acordo com um novo estudo realizado por investigadores da Universidade do Missouri, até bater ligeiramente os dedos dos pés ou das mãos poderia reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Os investigadores acreditam que esta poderia ser a resposta para melhorar a saúde do coração numa altura em que tantas pessoas passam a maior parte do tempo sentados a uma secretária.

Para este estudo, os investigadores compararam a função muscular de 11 homens e mulheres saudáveis antes e depois de passarem três horas sentados.

Cada um dos participantes no estudo passou um minuto a mexer uma perna e descansou quatro minutos.

O estudo foi publicado no American Journal of Physiology Heart and Circulatory Physiology.

“Queríamos saber se uma pequena inquietação na perna poderia impedir um declínio na função vascular da perna provocada por um tempo prolongado passado sentado”, explica ao Daily Mail e principal autor do estudo, Jaume Padilla, professor assistente de nutrição e fisiologia do exercício.

“Apesar de esperarmos que o remexer aumentasse o fluxo de sangue para os membros inferiores, foi uma surpresa descobrir que isso seria suficiente para evitar um declínio na função arterial”, acrescenta o investigador.

Mas lembre-se, bater o pé incansavelmente não substitui uma boa caminhada.

E dá cabo dos nervos aos colegas do lado…

ZAP / Move

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.