“Bater o pé” pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares

Está a ver aquele bate o pé que geralmente indica nervosismo e acaba por irritar as pessoas à volta? Especialistas em saúde cardiovascular dizem que deve fazê-lo, e várias vezes ao dia.

De acordo com um novo estudo realizado por investigadores da Universidade do Missouri, até bater ligeiramente os dedos dos pés ou das mãos poderia reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Os investigadores acreditam que esta poderia ser a resposta para melhorar a saúde do coração numa altura em que tantas pessoas passam a maior parte do tempo sentados a uma secretária.

Para este estudo, os investigadores compararam a função muscular de 11 homens e mulheres saudáveis antes e depois de passarem três horas sentados.

Cada um dos participantes no estudo passou um minuto a mexer uma perna e descansou quatro minutos.

O estudo foi publicado no American Journal of Physiology Heart and Circulatory Physiology.

“Queríamos saber se uma pequena inquietação na perna poderia impedir um declínio na função vascular da perna provocada por um tempo prolongado passado sentado”, explica ao Daily Mail e principal autor do estudo, Jaume Padilla, professor assistente de nutrição e fisiologia do exercício.

“Apesar de esperarmos que o remexer aumentasse o fluxo de sangue para os membros inferiores, foi uma surpresa descobrir que isso seria suficiente para evitar um declínio na função arterial”, acrescenta o investigador.

Mas lembre-se, bater o pé incansavelmente não substitui uma boa caminhada.

E dá cabo dos nervos aos colegas do lado…

ZAP / Move

PARTILHAR

RESPONDER

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …