Bastonário dos Advogados fura regra e ganha mais 13 mil por ano

GuilhermeFigueiredo.pt

Guilherme Figueiredo, bastonário da Ordem dos Advogados

Guilherme Figueiredo deveria ter uma remuneração igual à da procuradora-geral da República, mas ganha mais 13 mil euros do que Joana Marques Vidal.

No dia 12 de janeiro do ano passado, o Conselho Geral da Ordem dos Advogados deliberou que o bastonário teria uma remuneração de valor ilíquido igual à do cargo de procurador-geral da República, ocupado por Joana Marques Vidal.

No entanto, segundo o Jornal de Notícias, Guilherme Figueiredo, atual bastonário da Ordem dos Advogados, ganha mais cerca de 13 mil euros do que a procuradora-geral da República.

O bastonário auferiu em 2017, de acordo com o diário, um total ilíquido de 119.252 euros, enquanto que Joana Marques Vidal recebeu 107.556 euros, que deverá aumentar para 109.417 este ano, revela fonte oficial. A diferença entre os dois cargos, relativa ao ano passado, foi de 11.695.

Ao JN, Guilherme Figueiredo afirmou que “deu instruções expressas aos serviços para darem integral cumprimento a esta deliberação do Conselho Geral, com a expressa menção de que todas as importâncias auferias constassem do recibo de remuneração e fossem sujeitas à tributação respetiva”.

“A retribuição auferida corresponde a um valor líquido de aproximadamente 4.000 euros com o qual faz face às despesas com a renda de habitação em Lisboa, para onde se teve de mudar”, explicou um assessor do bastonário.

“O sr. bastonário faz questão de suportar as despesas com as deslocações entre o Porto, onde o seu agregado familiar está domiciliado, e Lisboa”, disse.

Silva Cordeiro, vogal do Conselho Geral, garante já ter denunciado esta discrepância ao Conselho Fiscal da Ordem, tendo apresentado, inclusivamente, a sua demissão.

“O modo como o bastonário aproveita uma situação que, ao menos objetivamente, lhe é favorável, impede-me de continuar num órgão presidido por ele”, justifica o jurista.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. se têm um bom ordenado acabem com os subsidios e afins
    é tudo uma chulice e quem paga é o povo
    ninguem devia ganhar mais do de o presidente da republica ou 1º ministro (so ordenados e nada de subsidios)
    so estão na politica porque querem por isso basta o ordenado
    ha pessoas que estao longe da familia e nao têm subsidios e pagam do bolso as viagens para irem ver a familia

RESPONDER

Oposições criticam anúncios "pomposos” e gestão mediática do Governo

PSD, Bloco e PEV criticaram hoje a "gestão mediática" feita pelo Governo em relação ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e o PCP considerou que este programa revela o "grau de submissão" de Portugal …

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação da Situação …

Túneis nazis em vulcão inativo da Polónia poderão esconder arquivo da Gestapo

Um grupo de exploradores polaco acredita que estes túneis nazis, construídos durante a II Guerra Mundial num vulcão inativo da Polónia, poderão esconder um arquivo da Gestapo. Uma rede de túneis feita pelos nazis num vulcão …

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …