Bastonária dos Enfermeiros diz que Madeira devia ser exemplo para o continente

Inácio Rosa / Lusa

Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros

Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, a situação no arquipélago é “muito melhor” do que no continente.

A Ordem dos Enfermeiros não recebeu qualquer denúncia de profissionais da Madeira desde o início da pandemia de covid-19, revelou a bastonária, Ana Rita Cavaco, sublinhando que a situação no arquipélago é “muito melhor” do que no continente.

“Confesso que, neste ano e pouco de pandemia, ao contrário do que costumava acontecer, não recebi na sede nacional uma única exposição, no sentido de denúncia, de nenhum enfermeiro aqui da Madeira”, disse, após uma reunião com o chefe do executivo regional, Miguel Albuquerque, no Funchal.

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros afirmou não ter apresentado qualquer reivindicação ao presidente do Governo e destacou a eficácia do processo de vacinação em curso na região, que motivou a contratação de mais 77 profissionais, bem como o sistema de rastreio de Covid-19 implementado no Aeroporto da Madeira.

“Aqui, neste momento, não há desemprego em enfermagem“, disse Ana Rita Cavaco, sublinhando que o executivo regional, de coligação PSD/CDS-PP, estabeleceu contratos a termo incerto com os novos enfermeiros, ao contrário do que ocorre ao nível nacional, em que a contratação é feita por quatro meses.

“Contratar um enfermeiro por quatro meses, sistematicamente, à espera que a pandemia passe, parece que é descartável”, alertou, reforçando: “Isso correu muito mal no continente, porque têm sido sucessivos quatro meses e ninguém sabe quando é que esta pandemia acaba”.

Ana Rita Cavaco destacou, também, a equiparação de carreiras entre os enfermeiros dos lares de terceira idade e os do sistema de saúde na região autónoma. “Saímos daqui muito felizes. Tomara nós que, no continente, isso acontecesse também”, afirmou.

De acordo com os dados mais recentes da Direção Regional de Saúde, o arquipélago da Madeira, com cerca de 260 mil habitantes, regista 342 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2, num total 8.486 confirmados desde o início da pandemia, e 71 óbitos associados à doença.

  // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Realmente esta Sra. não tem mais nada que fazer !…….Transformou a O.E numa Sede Politica, a classe Profissional de Saúde em Portugal Continental deve-se sentir muito Orgulhosa com estas doces palavras !

RESPONDER

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …