Bastonária dos Enfermeiros aumentou salários na Ordem à “socapa” (e com retroativos)

Inácio Rosa / Lusa

Ana Rita Cavaco disse receber mensalmente 2800 euros,  “um valor justo” para a função

A Bastonária dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, está a ser acusada por antigos responsáveis da Ordem e outros profissionais de saúde de aprovado “à socapa” um subsídio de função, que a beneficia financeiramente, bem como todos os membros que lhe são próximos. 

Em maio deste ano, conta o Jornal de Notícias que avança com a notícia nesta sexta-feira na sua edição impressa, durante uma assembleia geral da Ordem, que se realizou no Funchal, Ana Rita Cavaco, levou a discussão um projeto, que acabou por ser aprovado, para a criação de um subsídio de função – as chamadas “ajudas de custo“.

Este subsídio proposto pela Bastonária destinava-se aos membros dos órgãos nacionais e regionais da Ordem e incluíam dois anos de retroativos.

De acordo com o diário, Ana Rita Cavaco está agora a ser acusada por antigos responsáveis da Ordem e outros profissionais de saúde de ter aprovado “à socapa” um subsídio que a beneficia financeiramente e todos os membros que lhe são próximos.

“Numa altura em que os enfermeiros lutam para conseguir aumentar uns euros no salário, a senhora Bastonária fez aprovar em assembleia-geral aumentos para quem trabalha com ela”, afirmou um enfermeiro especialista em declarações ao JN.

O matutino aponta ainda que as “ajudas de custo” em questão foram aprovadas numa assembleia que contou com pouca participação – do universo de 72 mil enfermeiros ligados à Ordem, só 100 estiveram presentes no Funchal.

“Não vejo qualquer coerência em realizar a assembleia numa região que só tem 3% dos enfermeiros que exercem em Portugal”, disse Germano Couto, Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, entre 2012 e 2015, ao Jornal de Notícias.

Ana Rita Cavaco, questionada pelo jornal, disse receber mensalmente 2800 euros, “um valor justo”, referente ao vencimento-base que receberia se estivesse a trabalhar como enfermeira num centro de saúde e o subsídio da função agora criado.

“Os antigos Bastonários da Ordem sempre receberam ajudas de custo. A única diferença é que não passavam recibo nem faziam descontos. Sou a primeira Bastonária dentro da legalidade”, rematou.

Ana Rita Cavaco é Bastonária da Ordem dos Enfermeiros desde 2016.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Eu acho muito bem. Ela não é dirigente sindical ? Faz-me lembrar os sindicatos que quando apanham os “clientes” servidos, dão por encerrada “a luta” !

  2. Estamos na república das bananas. Os grandes ou equiparados fazem o que lhes apetece. Já os pobres têm de bater a bola abaixo de zero

  3. Normal, até porque esta “artista” tem um historial de vigarices e pouco ou nada tem de enfermeria – é mais uma “política” da JSD!

  4. Que povinho tao caricato…
    Abundam noticias como a do casal Juiz e Procuradora que mentem descaradamente para entalar a policia que só cumpriu com as suas funcoes. Esta criatura da bastonarias mal poe o “pé no poleiro logo bota mao ao galinheiro”.
    Os casos sao inumeros mas o n/ povinho acha mais interessante opor-se ás touradas…
    Grandes critrérios os deste ZéZinho Tuga

  5. Touradas?!
    Esse teu povinho é realmente muito estranho…
    Felizmente a maioria da população ficou bem mais preocupada com as “cenas” do juiz bandido (ou até com esta “enfermeira politica”) do que com as touradas!…

RESPONDER

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …