Bastonária dos Enfermeiros aumentou salários na Ordem à “socapa” (e com retroativos)

Inácio Rosa / Lusa

Ana Rita Cavaco disse receber mensalmente 2800 euros,  “um valor justo” para a função

A Bastonária dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, está a ser acusada por antigos responsáveis da Ordem e outros profissionais de saúde de aprovado “à socapa” um subsídio de função, que a beneficia financeiramente, bem como todos os membros que lhe são próximos. 

Em maio deste ano, conta o Jornal de Notícias que avança com a notícia nesta sexta-feira na sua edição impressa, durante uma assembleia geral da Ordem, que se realizou no Funchal, Ana Rita Cavaco, levou a discussão um projeto, que acabou por ser aprovado, para a criação de um subsídio de função – as chamadas “ajudas de custo“.

Este subsídio proposto pela Bastonária destinava-se aos membros dos órgãos nacionais e regionais da Ordem e incluíam dois anos de retroativos.

De acordo com o diário, Ana Rita Cavaco está agora a ser acusada por antigos responsáveis da Ordem e outros profissionais de saúde de ter aprovado “à socapa” um subsídio que a beneficia financeiramente e todos os membros que lhe são próximos.

“Numa altura em que os enfermeiros lutam para conseguir aumentar uns euros no salário, a senhora Bastonária fez aprovar em assembleia-geral aumentos para quem trabalha com ela”, afirmou um enfermeiro especialista em declarações ao JN.

O matutino aponta ainda que as “ajudas de custo” em questão foram aprovadas numa assembleia que contou com pouca participação – do universo de 72 mil enfermeiros ligados à Ordem, só 100 estiveram presentes no Funchal.

“Não vejo qualquer coerência em realizar a assembleia numa região que só tem 3% dos enfermeiros que exercem em Portugal”, disse Germano Couto, Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, entre 2012 e 2015, ao Jornal de Notícias.

Ana Rita Cavaco, questionada pelo jornal, disse receber mensalmente 2800 euros, “um valor justo”, referente ao vencimento-base que receberia se estivesse a trabalhar como enfermeira num centro de saúde e o subsídio da função agora criado.

“Os antigos Bastonários da Ordem sempre receberam ajudas de custo. A única diferença é que não passavam recibo nem faziam descontos. Sou a primeira Bastonária dentro da legalidade”, rematou.

Ana Rita Cavaco é Bastonária da Ordem dos Enfermeiros desde 2016.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Eu acho muito bem. Ela não é dirigente sindical ? Faz-me lembrar os sindicatos que quando apanham os “clientes” servidos, dão por encerrada “a luta” !

  2. Estamos na república das bananas. Os grandes ou equiparados fazem o que lhes apetece. Já os pobres têm de bater a bola abaixo de zero

  3. Normal, até porque esta “artista” tem um historial de vigarices e pouco ou nada tem de enfermeria – é mais uma “política” da JSD!

  4. Que povinho tao caricato…
    Abundam noticias como a do casal Juiz e Procuradora que mentem descaradamente para entalar a policia que só cumpriu com as suas funcoes. Esta criatura da bastonarias mal poe o “pé no poleiro logo bota mao ao galinheiro”.
    Os casos sao inumeros mas o n/ povinho acha mais interessante opor-se ás touradas…
    Grandes critrérios os deste ZéZinho Tuga

  5. Touradas?!
    Esse teu povinho é realmente muito estranho…
    Felizmente a maioria da população ficou bem mais preocupada com as “cenas” do juiz bandido (ou até com esta “enfermeira politica”) do que com as touradas!…

RESPONDER

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …

Marcelo diz que foi "sensato" não incluir pergunta sobre origem étnico-racial no Censos 2021

O Presidente da República considerou que foi uma decisão sensata não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, face ao debate gerado, embora a ideia fosse boa. "Acho que foi uma …

Esfinge gigante de Ramsés II vê a luz do dia ao fim de quase 100 anos

https://vimeo.com/343091742 Uma enorme esfinge do faraó egípcio Ramsés II viu finalmente a luz do dia, no passado dia 12 de junho, depois de ter sido recolocada através de um sistema monumental que a fez "flutuar" pelo …

Vai baixar o custo das chamadas para números começados por 707 e 708

A Anacom anunciou uma descida de 48% no preço máximo das chamadas de telemóvel para números começados por 707 e 708, e de 10% para telefone fixo. A decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de baixar os …

PSG abre a porta a Neymar (e o Barcelona não a fecha)

Depois de o eventual regresso de Neymar ao Barcelona ecoar na imprensa desportiva, o presidente do Paris Saint Germain, Nasser Al-Khelaifi quebrou o silêncio sobre o jogador brasileiro. Em entrevista à France Football, o presidente …

“Explosão suspeita” entre China e Coreia do Norte causou um sismo

Os serviços sismológicos chineses registaram um sismo de 1,3 graus de magnitude na escala de Richter às 19h38 locais (12h38 em Lisboa), na cidade chinesa de Hunchun, causado por uma “explosão suspeita”, disseram as autoridades …