Bastonária dos Enfermeiros aumentou salários na Ordem à “socapa” (e com retroativos)

Inácio Rosa / Lusa

Ana Rita Cavaco disse receber mensalmente 2800 euros,  “um valor justo” para a função

A Bastonária dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, está a ser acusada por antigos responsáveis da Ordem e outros profissionais de saúde de aprovado “à socapa” um subsídio de função, que a beneficia financeiramente, bem como todos os membros que lhe são próximos. 

Em maio deste ano, conta o Jornal de Notícias que avança com a notícia nesta sexta-feira na sua edição impressa, durante uma assembleia geral da Ordem, que se realizou no Funchal, Ana Rita Cavaco, levou a discussão um projeto, que acabou por ser aprovado, para a criação de um subsídio de função – as chamadas “ajudas de custo“.

Este subsídio proposto pela Bastonária destinava-se aos membros dos órgãos nacionais e regionais da Ordem e incluíam dois anos de retroativos.

De acordo com o diário, Ana Rita Cavaco está agora a ser acusada por antigos responsáveis da Ordem e outros profissionais de saúde de ter aprovado “à socapa” um subsídio que a beneficia financeiramente e todos os membros que lhe são próximos.

“Numa altura em que os enfermeiros lutam para conseguir aumentar uns euros no salário, a senhora Bastonária fez aprovar em assembleia-geral aumentos para quem trabalha com ela”, afirmou um enfermeiro especialista em declarações ao JN.

O matutino aponta ainda que as “ajudas de custo” em questão foram aprovadas numa assembleia que contou com pouca participação – do universo de 72 mil enfermeiros ligados à Ordem, só 100 estiveram presentes no Funchal.

“Não vejo qualquer coerência em realizar a assembleia numa região que só tem 3% dos enfermeiros que exercem em Portugal”, disse Germano Couto, Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, entre 2012 e 2015, ao Jornal de Notícias.

Ana Rita Cavaco, questionada pelo jornal, disse receber mensalmente 2800 euros, “um valor justo”, referente ao vencimento-base que receberia se estivesse a trabalhar como enfermeira num centro de saúde e o subsídio da função agora criado.

“Os antigos Bastonários da Ordem sempre receberam ajudas de custo. A única diferença é que não passavam recibo nem faziam descontos. Sou a primeira Bastonária dentro da legalidade”, rematou.

Ana Rita Cavaco é Bastonária da Ordem dos Enfermeiros desde 2016.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Eu acho muito bem. Ela não é dirigente sindical ? Faz-me lembrar os sindicatos que quando apanham os “clientes” servidos, dão por encerrada “a luta” !

  2. Estamos na república das bananas. Os grandes ou equiparados fazem o que lhes apetece. Já os pobres têm de bater a bola abaixo de zero

  3. Normal, até porque esta “artista” tem um historial de vigarices e pouco ou nada tem de enfermeria – é mais uma “política” da JSD!

  4. Que povinho tao caricato…
    Abundam noticias como a do casal Juiz e Procuradora que mentem descaradamente para entalar a policia que só cumpriu com as suas funcoes. Esta criatura da bastonarias mal poe o “pé no poleiro logo bota mao ao galinheiro”.
    Os casos sao inumeros mas o n/ povinho acha mais interessante opor-se ás touradas…
    Grandes critrérios os deste ZéZinho Tuga

  5. Touradas?!
    Esse teu povinho é realmente muito estranho…
    Felizmente a maioria da população ficou bem mais preocupada com as “cenas” do juiz bandido (ou até com esta “enfermeira politica”) do que com as touradas!…

RESPONDER

Imunidade do grupo com 70% de vacinados é ideia ultrapassada, defende investigador

O investigador Miguel Castanho afirmou esta segunda-feira que a ideia da imunidade do grupo com 70% da população vacinada contra a covid-19 está “completamente desatualizada” porque a vacina não protege contra a infeção e a …

Euro2020. Portugal já demonstrou "qualidade para ultrapassar todas as dificuldades"

O futebolista João Moutinho lembrou esta segunda-feira que Portugal já “demonstrou ter qualidade para ultrapassar todas as dificuldades” e acredita que diante da França, na derradeira jornada do Grupo F do Euro2020, o campeão europeu …

Demolição de construções ilegais em Loures regista “alguns tumultos” com moradores

A Câmara Municipal de Loures avançou esta segunda-feira com demolições de construções ilegais no bairro de Montemor, com o apoio da polícia, verificando-se “alguns tumultos”, porque os moradores se queixam da falta de soluções de …

"O São João é decisivo". Gaia negou pedidos para festejos e faz apelo à contenção

A Câmara de Vila Nova de Gaia negou os pedidos para a realização de festas de São João porque “com esta cadência” o concelho “corre o risco de voltar atrás no confinamento”, disse esta segunda-feira …

Presidente promulga diploma do Governo para acelerar execução do PRR

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto-lei que estabelece o regime excecional de execução orçamental e de simplificação de procedimentos dos projetos aprovados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Numa nota …

Bielorrússia. Washington anuncia sanções financeiras e restrições de vistos

Os Estados Unidos impuseram esta segunda-feira novas sanções financeiras e restrições de vistos a dezenas de funcionários e entidades na Bielorrússia, em coordenação com a União Europeia, Reino Unido e Canadá. As medidas retaliatórias - que …

Uma provocação de Cristiano iniciou a reviravolta alemã

Opinião de Dietmar Hamann, depois de um toque "artístico" do capitão da seleção portuguesa, quando a Alemanha ainda perdia. Cristiano Ronaldo voltou a jogar para dar espetáculo, num momento do duelo entre Portugal e Alemanha no …

Fotografia mostra princesa Latifa em Espanha

Uma fotografia da princesa Latifa do Dubai, cuja situação preocupa a ONU depois de ter sido apanhada quando tentava fugir do emirado em 2018, foi divulgada esta segunda-feira numa rede social e descrita como tendo …

Microlino, o pequeno carro elétrico com teto dobrável, está cada vez mais perto da produção

Em desenvolvimento há mais de cinco anos, e originalmente com produção prevista para 2019, o terceiro protótipo do Microlino 2.0 da Micro Mobility Systems AG foi concluído. O terceiro protótipo do Microlino é o mais próximo …

Constitucional "absolve" (mas critica) socialista que chamou "cigana" a deputada

O Tribunal Constitucional (TC) anulou a decisão do PS de condenar o ex-eurodeputado, mas o presidente fez uma declaração de voto em que reprovou o "chocante racismo". O caso remonta a junho de 2017, quando Manuel …