Basílio Horta eleito presidente da Organização das Cidades Património Mundial

Manuel de Sousa / wikimedia

Basilio Horta (foto: Manuel de Sousa / wikimedia)

Basilio Horta (foto: Manuel de Sousa / wikimedia)

O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, foi hoje eleito presidente da Organização das Cidades Património Mundial, organização que reúne os locais classificados pela Unesco, numa votação que decorreu esta madrugada na cidade do México.

A votação decorreu durante o XII congresso desta entidade, que não contou com a presença do autarca eleito pelo PS, que foi eleito presidente até 2015.

Em declarações à agência Lusa, Basílio Horta afirmou que o facto de ter sido eleito presidente desta organização que reúne “algumas das mais importantes cidades do mundo” significa uma “grande projeção para Sintra”.

“Sintra estará na primeira linha das iniciativas que a associação vai produzir. E há a possibilidade de grandes contactos. Permite a promoção de Sintra, especialmente no setor turístico. É esta abertura ao mundo de que falei na campanha [eleitoral]”, disse.

Segundo o autarca, durante o XII congresso, as cidades Património Mundial da Unesco votaram ainda na cidade espanhola de Córdoba para a realização do congresso de 2015.

Fundada em 1993, a Organização das Cidades Património Mundial (OCPM)reúne as 254 cidades com locais inscritos na lista do Património Mundial da UNESCO.

Dentro desta organização não-governamental, estas cidades são representadas pelos presidentes das respetivas câmaras municipais, contando também com a participação de especialistas em gestão do património.

A organização promove, de dois em dois anos, desde 1993, um congresso mundial para debater ideias sobre a gestão e reabilitação de Cidades Património Mundial, num intercâmbio de conhecimentos e de discussão de questões de interesse mútuo às várias cidades e respetivos intervenientes.

A OCPM tem como associadas entidades como o Centro de Património Mundial da UNESCO, o Conselho da Europa, o Getty Conservation Institute, o ICOMOS, o ICCROM e o World Monuments Fund.

Além de Sintra, Coimbra, Porto, Évora, Elvas, Guimarães, Angra do Heroísmo, são os locais portugueses que fazem parte da Organização das Cidades do Património Mundial.

Basílio Horta venceu uma votação à qual concorriam os autarcas de Bruxelas (Bélgica), Lyon (França), Puebla (México), Quebec (Canadá), Safranbolu(Turquia), Valparaíso (Chile) e Varsóvia (Polónia).

Basílio Adolfo Mendonça Horta da Franca, jurista e político português, nasceu em Lisboa, a 16 de novembro de 1943. Fundador do Partido do Centro Democrático Social (CDS) em 1975, Basílio Horta assumiu ao longo dos anos o papel de membro histórico deste partido da direita portuguesa.

Basílio Horta é licenciado em Direito e tem o Curso Complementar de Ciências Político-Económicas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi candidato à Presidência da República e representante de Portugal na OCDE, presidente do Conselho de Administração da AICEP Portugal Global. É professor convidado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

Nas eleições legislativas de 2011, Basílio Horta foi cabeça de lista do Partido Socialista no Círculo Eleitoral de Leiria como candidato independente. É, actualmente, presidente da Câmara Municipal de Sintra, eleito pelo PS.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …