Depois do “medo”, Bas Dost está de volta (o problema agora são as contas penhoradas)

Mário Cruz / Lusa

O Sporting (re)apresentou Bas Dost como reforço, neste sábado, depois de o avançado holandês ter sido um dos jogadores do clube que avançou com a rescisão de contrato por justa causa, após as agressões em Alcochete. Mas agora, o problema maior do clube são as contas penhoradas por dívidas ao Fisco e à Segurança Social.

A permanência de Bas Dost no Sporting foi oficializada neste sábado, numa conferência de imprensa onde o jogador holandês referiu que quer ficar em Alvalade a “100%”, mesmo depois dos momentos de terror que viveu na Academia de Alcochete, onde foi agredido pelos adeptos, a ponto de precisar de levar seis pontos na cabeça.

“Para ser honesto, depois do ataque a Alcochete tive muito medo e não queria estar com pessoas”, referiu o avançado aos jornalistas. Mas “agora não tenho medo” e “estou confiante”, acrescentou ao lado de Sousa Cintra, o presidente interino do clube.

Aprendi a gostar do Sporting, do clube, dos fãs que estão sempre connosco”, disse também Bas Dost, confessando que só pensa em “marcar muitos golos”.

O avançado assinou um novo contrato de três temporadas, mantendo a cláusula de rescisão de 60 milhões de euros, e as mesmas condições salariais, segundo garantiu Sousa Cintra aos jornalistas.

Ele não fez exigências nenhumas. Veio com o mesmo contrato e vem de alma e coração para servir o Sporting”, referiu o dirigente dos leões que negou também a ideia de que Bas Dost tenha exigido segurança privada. “Ele não exigiu nada”, garantiu Sousa Cintra, vaticinando que o avançado “vai ser muito feliz em Portugal”.

CAP reconhece justa causa a Rui Patrício e Podence

Entretanto, a Comissão Arbitral Paritária (CAP) reconhece a justa causa a Rui Patrício e a Daniel Podence no âmbito das respectivas rescisões unilaterais de contrato, no seguimento das agressões em Alcochete.

O parecer da CAP, que é meramente administrativo, reconhece o direito de “desvinculação desportiva” aos dois atletas, mas apenas confirma que o pedido de rescisão cumpriu os procedimentos necessários, libertando assim os dois jogadores.

A decisão propriamente dita, relativamente à justa causa e ao eventual pagamento de uma indemnização ao Sporting, cabe ao Tribunal do Trabalho ou ao Tribunal Arbitral do Desporto.

Contas bancárias do Sporting penhoradas

Por outro lado, a Comissão de Gestão (CG) do Sporting está a tentar desbloquear a penhora das contas bancárias do clube devido a dívidas ao Fisco e à Segurança Social.

O Expresso adianta, na edição impressa deste sábado, que as contas do clube no Novo Banco e na Caixa Geral de Depósitos estão penhoradas devido a uma dívida de 4388 milhões de euros ao Fisco e de 862 mil euros à Segurança Social. Estão em causa pagamentos em falta relativos a Abril e a Maio, ou seja, ao período em que Bruno de Carvalho ainda liderava o clube,  segundo o semanário.

“A Comissão de Gestão, que entrou em funções em meados de Junho, já liquidou as prestações de IRS do mês de Abril e também o valor em dívida à Segurança Social, com o objectivo de descongelar as contas”, sustenta o jornal.

Neste momento, o Sporting pode movimentar apenas as contas que tem no Millenium BCP.

O semanário repara que o clube tem ainda uma dívida a fornecedores que ronda os 40 milhões de euros, sendo que metade do valor já ultrapassou os prazos de pagamento previstos.

O jornal cita também uma auditoria que reporta a “situação débil de tesouraria do clube”, alertando para o risco de o Sporting não conseguir cumprir o “fair play” financeiro imposto pela UEFA, o que afastaria o emblema da Liga Europa.

ZAP ZAP // Futebol 365

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se fosse um contribuinte de parcos recursos financeiros a dever ao Fisco ou à SS, utilizavam logo os valores penhorados para liquidação das dívidas, mas como é malta do futebol – seja que clube for -, ’tá tudo numa boa…!!! Continue o bailarico que é disto que o meu Povo gosta!

  2. Divida de 4388 milhoes euros ?! que raio de jornalismo económico ?! é como o outro “é só fazer as contas” ?!

  3. Que treta de jornalismo… Vê-se que é copy and paste sem conferirem nada. Primeiro dizem que o CAP reconhece justa causa, mas depois referem que a decisão é meramente administrativa, reconhecendo o direito de “desvinculação desportiva” aos dois atletas. Click-bait portanto!!!

  4. o “da bosta” voltou…..deve ter saudades do bruno e sua trupe……devemos ter consideraçao pela atitude deste holandes que depois de nao ter nenhum clube que o contratasse,sentiu saudades….. mas que sportingado….ehehehehe

RESPONDER

EUA condenam Coreia do Norte a indemnizar militares torturados em 1968

A Justiça dos Estados Unidos (EUA) condenou Pyongyang a indemnizar em 2,3 mil milhões de dólares (cerca de dois mil milhões de euros) os tripulantes de um navio da Marinha norte-americana, que foram capturados e …

Ex-gestores do Novo Banco seguem para Banco do Fomento e para CGD

Os gestores Vítor Fernandes e Jorge Freire Cardoso, que saíram do Novo Banco em divergência com a estratégia da Lone Star, vão desempenhar as funções de presidente do Banco de Fomento e de administrador na Caixa …

EUA acusado de prometer contrapartidas a Cabo Verde pela extradição de testa-de-ferro de Maduro

O antigo juiz espanhol Baltasar Garzón, que coordena a defesa de Alex Saab, detido em Cabo Verde e considerado testa-de-ferro do Presidente venezuelano Nicolás Maduro, acusou na quinta-feira os Estados Unidos (EUA) de prometerem contrapartidas …

Bispo italiano sugeriu a padre que pagasse 20 mil euros a vítima de pedofilia

O bispo católico de Como, em Itália, afirmou ter sugerido a um jovem padre suspeito de pedofilia que pagasse 20 mil euros à suposta vítima para encerrar uma investigação interna ao caso ocorrido numa residência …

Governo reforça financiamento de projetos LGBTI com 50 mil euros

O Governo vai reforçar em 50 mil euros o financiamento de projetos de organizações que atuem na defesa dos direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI), anunciou o gabinete da secretária de …

CDS pede ao Governo "um plano de desconfinamento controlado, à inglesa"

Francisco Rodrigues dos Santos quer que o Executivo apresente um plano de desconfinamento que permita a retoma da atividade de alguns setores. Esta sexta-feira, o presidente do CDS-PP insistiu na necessidade de o Governo apresentar um …

Para os idosos que estão em lares, visitar a família sem isolamento poderá acontecer em maio

A CNIS estima que, com todos os idosos residentes em lares vacinados, maio possa ser o mês da libertação depois de mais de um ano de pandemia, confinamentos e restrições apertadas. DGS diz que orientações …

UE retalia e declara chefe da missão venezuelana "persona non grata"

A União Europeia (UE) decidiu, esta quinta-feira, declarar a chefe da missão venezuelana em Bruxelas persona non grata, respondendo ao anúncio feito por Caracas de dar 72 horas à embaixadora comunitária para abandonar o país. "Por …

Novo problema num Boeing 777 leva a aterragem de emergência na Rússia

Um Boeing 777 da companhia aérea russa Rossiya fez uma aterragem de emergência em Moscovo, esta sexta-feira, devido a um problema de motor, uma semana depois de um incidente semelhante com um aparelho do mesmo …

Covid-19. Mais 1.027 casos e 58 mortes em Portugal

Portugal registou hoje 58 mortes e 1.027 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico desta sexta-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.027 novos …