Depois do “medo”, Bas Dost está de volta (o problema agora são as contas penhoradas)

Mário Cruz / Lusa

O Sporting (re)apresentou Bas Dost como reforço, neste sábado, depois de o avançado holandês ter sido um dos jogadores do clube que avançou com a rescisão de contrato por justa causa, após as agressões em Alcochete. Mas agora, o problema maior do clube são as contas penhoradas por dívidas ao Fisco e à Segurança Social.

A permanência de Bas Dost no Sporting foi oficializada neste sábado, numa conferência de imprensa onde o jogador holandês referiu que quer ficar em Alvalade a “100%”, mesmo depois dos momentos de terror que viveu na Academia de Alcochete, onde foi agredido pelos adeptos, a ponto de precisar de levar seis pontos na cabeça.

“Para ser honesto, depois do ataque a Alcochete tive muito medo e não queria estar com pessoas”, referiu o avançado aos jornalistas. Mas “agora não tenho medo” e “estou confiante”, acrescentou ao lado de Sousa Cintra, o presidente interino do clube.

Aprendi a gostar do Sporting, do clube, dos fãs que estão sempre connosco”, disse também Bas Dost, confessando que só pensa em “marcar muitos golos”.

O avançado assinou um novo contrato de três temporadas, mantendo a cláusula de rescisão de 60 milhões de euros, e as mesmas condições salariais, segundo garantiu Sousa Cintra aos jornalistas.

Ele não fez exigências nenhumas. Veio com o mesmo contrato e vem de alma e coração para servir o Sporting”, referiu o dirigente dos leões que negou também a ideia de que Bas Dost tenha exigido segurança privada. “Ele não exigiu nada”, garantiu Sousa Cintra, vaticinando que o avançado “vai ser muito feliz em Portugal”.

CAP reconhece justa causa a Rui Patrício e Podence

Entretanto, a Comissão Arbitral Paritária (CAP) reconhece a justa causa a Rui Patrício e a Daniel Podence no âmbito das respectivas rescisões unilaterais de contrato, no seguimento das agressões em Alcochete.

O parecer da CAP, que é meramente administrativo, reconhece o direito de “desvinculação desportiva” aos dois atletas, mas apenas confirma que o pedido de rescisão cumpriu os procedimentos necessários, libertando assim os dois jogadores.

A decisão propriamente dita, relativamente à justa causa e ao eventual pagamento de uma indemnização ao Sporting, cabe ao Tribunal do Trabalho ou ao Tribunal Arbitral do Desporto.

Contas bancárias do Sporting penhoradas

Por outro lado, a Comissão de Gestão (CG) do Sporting está a tentar desbloquear a penhora das contas bancárias do clube devido a dívidas ao Fisco e à Segurança Social.

O Expresso adianta, na edição impressa deste sábado, que as contas do clube no Novo Banco e na Caixa Geral de Depósitos estão penhoradas devido a uma dívida de 4388 milhões de euros ao Fisco e de 862 mil euros à Segurança Social. Estão em causa pagamentos em falta relativos a Abril e a Maio, ou seja, ao período em que Bruno de Carvalho ainda liderava o clube,  segundo o semanário.

“A Comissão de Gestão, que entrou em funções em meados de Junho, já liquidou as prestações de IRS do mês de Abril e também o valor em dívida à Segurança Social, com o objectivo de descongelar as contas”, sustenta o jornal.

Neste momento, o Sporting pode movimentar apenas as contas que tem no Millenium BCP.

O semanário repara que o clube tem ainda uma dívida a fornecedores que ronda os 40 milhões de euros, sendo que metade do valor já ultrapassou os prazos de pagamento previstos.

O jornal cita também uma auditoria que reporta a “situação débil de tesouraria do clube”, alertando para o risco de o Sporting não conseguir cumprir o “fair play” financeiro imposto pela UEFA, o que afastaria o emblema da Liga Europa.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se fosse um contribuinte de parcos recursos financeiros a dever ao Fisco ou à SS, utilizavam logo os valores penhorados para liquidação das dívidas, mas como é malta do futebol – seja que clube for -, ’tá tudo numa boa…!!! Continue o bailarico que é disto que o meu Povo gosta!

  2. Divida de 4388 milhoes euros ?! que raio de jornalismo económico ?! é como o outro “é só fazer as contas” ?!

  3. Que treta de jornalismo… Vê-se que é copy and paste sem conferirem nada. Primeiro dizem que o CAP reconhece justa causa, mas depois referem que a decisão é meramente administrativa, reconhecendo o direito de “desvinculação desportiva” aos dois atletas. Click-bait portanto!!!

  4. o “da bosta” voltou…..deve ter saudades do bruno e sua trupe……devemos ter consideraçao pela atitude deste holandes que depois de nao ter nenhum clube que o contratasse,sentiu saudades….. mas que sportingado….ehehehehe

RESPONDER

Cientistas descobrem nova espécie de crustáceo no lugar mais quente da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova espécie de crustáceo de água doce durante uma expedição ao deserto de Lute, no Irão, também conhecido como o lugar mais quente do planeta. Hossein Rajaei, do Museu Estadual …

Furacão Sally fragmentou parte de uma ilha da Florida em três

A passagem do furacão Sally fragmentou parte de uma ilha na costa da Florida, no Estados Unidos, criando assim três pequenas porções de terra. Na prática, tal como explica o portal USA Today, o furação abriu …

Benfica 2-0 Moreirense | “Águia” vence e convence cónegos

Após ter perdido e empatado nas duas últimas recepções ao Moreirense, o Benfica voltou a vencer o emblema de Moreira de Cónegos na Luz. Este sábado, em duelo relativo à segunda jornada do campeonato, as “águias” …

"Surpreendente e fascinante". Descoberta pela primeira vez uma aurora sobre um cometa

A nave Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) detetou uma aurora boreal sobre o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko (67P / C-G). Em comunicado, os cientistas envolvidos na deteção frisam que esta é a primeira vez quem …

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …