Depois do “medo”, Bas Dost está de volta (o problema agora são as contas penhoradas)

Mário Cruz / Lusa

O Sporting (re)apresentou Bas Dost como reforço, neste sábado, depois de o avançado holandês ter sido um dos jogadores do clube que avançou com a rescisão de contrato por justa causa, após as agressões em Alcochete. Mas agora, o problema maior do clube são as contas penhoradas por dívidas ao Fisco e à Segurança Social.

A permanência de Bas Dost no Sporting foi oficializada neste sábado, numa conferência de imprensa onde o jogador holandês referiu que quer ficar em Alvalade a “100%”, mesmo depois dos momentos de terror que viveu na Academia de Alcochete, onde foi agredido pelos adeptos, a ponto de precisar de levar seis pontos na cabeça.

“Para ser honesto, depois do ataque a Alcochete tive muito medo e não queria estar com pessoas”, referiu o avançado aos jornalistas. Mas “agora não tenho medo” e “estou confiante”, acrescentou ao lado de Sousa Cintra, o presidente interino do clube.

Aprendi a gostar do Sporting, do clube, dos fãs que estão sempre connosco”, disse também Bas Dost, confessando que só pensa em “marcar muitos golos”.

O avançado assinou um novo contrato de três temporadas, mantendo a cláusula de rescisão de 60 milhões de euros, e as mesmas condições salariais, segundo garantiu Sousa Cintra aos jornalistas.

Ele não fez exigências nenhumas. Veio com o mesmo contrato e vem de alma e coração para servir o Sporting”, referiu o dirigente dos leões que negou também a ideia de que Bas Dost tenha exigido segurança privada. “Ele não exigiu nada”, garantiu Sousa Cintra, vaticinando que o avançado “vai ser muito feliz em Portugal”.

CAP reconhece justa causa a Rui Patrício e Podence

Entretanto, a Comissão Arbitral Paritária (CAP) reconhece a justa causa a Rui Patrício e a Daniel Podence no âmbito das respectivas rescisões unilaterais de contrato, no seguimento das agressões em Alcochete.

O parecer da CAP, que é meramente administrativo, reconhece o direito de “desvinculação desportiva” aos dois atletas, mas apenas confirma que o pedido de rescisão cumpriu os procedimentos necessários, libertando assim os dois jogadores.

A decisão propriamente dita, relativamente à justa causa e ao eventual pagamento de uma indemnização ao Sporting, cabe ao Tribunal do Trabalho ou ao Tribunal Arbitral do Desporto.

Contas bancárias do Sporting penhoradas

Por outro lado, a Comissão de Gestão (CG) do Sporting está a tentar desbloquear a penhora das contas bancárias do clube devido a dívidas ao Fisco e à Segurança Social.

O Expresso adianta, na edição impressa deste sábado, que as contas do clube no Novo Banco e na Caixa Geral de Depósitos estão penhoradas devido a uma dívida de 4388 milhões de euros ao Fisco e de 862 mil euros à Segurança Social. Estão em causa pagamentos em falta relativos a Abril e a Maio, ou seja, ao período em que Bruno de Carvalho ainda liderava o clube,  segundo o semanário.

“A Comissão de Gestão, que entrou em funções em meados de Junho, já liquidou as prestações de IRS do mês de Abril e também o valor em dívida à Segurança Social, com o objectivo de descongelar as contas”, sustenta o jornal.

Neste momento, o Sporting pode movimentar apenas as contas que tem no Millenium BCP.

O semanário repara que o clube tem ainda uma dívida a fornecedores que ronda os 40 milhões de euros, sendo que metade do valor já ultrapassou os prazos de pagamento previstos.

O jornal cita também uma auditoria que reporta a “situação débil de tesouraria do clube”, alertando para o risco de o Sporting não conseguir cumprir o “fair play” financeiro imposto pela UEFA, o que afastaria o emblema da Liga Europa.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se fosse um contribuinte de parcos recursos financeiros a dever ao Fisco ou à SS, utilizavam logo os valores penhorados para liquidação das dívidas, mas como é malta do futebol – seja que clube for -, ’tá tudo numa boa…!!! Continue o bailarico que é disto que o meu Povo gosta!

  2. Divida de 4388 milhoes euros ?! que raio de jornalismo económico ?! é como o outro “é só fazer as contas” ?!

  3. Que treta de jornalismo… Vê-se que é copy and paste sem conferirem nada. Primeiro dizem que o CAP reconhece justa causa, mas depois referem que a decisão é meramente administrativa, reconhecendo o direito de “desvinculação desportiva” aos dois atletas. Click-bait portanto!!!

  4. o “da bosta” voltou…..deve ter saudades do bruno e sua trupe……devemos ter consideraçao pela atitude deste holandes que depois de nao ter nenhum clube que o contratasse,sentiu saudades….. mas que sportingado….ehehehehe

RESPONDER

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …