“O maior desastre da Europa em décadas”. Quem destruiu a barragem ucraniana: Rússia ou Ucrânia?

29

(dr) Casa da Cultura de Nova Kakhovka

Efeitos das inundações em Kakhovka

Barragem da central hidroelétrica de Kakhovka origina inundações. Evacuações já começaram, Zelenskyy convoca reunião de emergência.

As autoridades ucranianas acusaram hoje as tropas russas de fazerem explodir a barragem da central hidroelétrica de Kakhovka.

Os responsáveis ucranianos pediram aos residentes nas zonas junto ao rio Dnipro, no sul da Ucrânia, que abandonem as habitações.

A barragem construída em 1956, nos tempos da URSS, situa-se ao longo do rio Dnipro, tem um enorme volume de água e tem fornecido a região fulcral da Crimeia (controlada pelos russos) a central nuclear de Zaporijia – que, para já, não enfrenta “perigo imediato”, segundo a Agência Especial de Energia Atómica.

O Comando Sul das Forças Armadas ucranianas avançou a destruição da infraestrutura, a 60 quilómetros da cidade de Kherson, e indicou que está a investigar a extensão dos danos, bem como a velocidade e a quantidade de água que deverá afetar as áreas vizinhas.

O chefe da Administração Militar Regional de Kherson, Oleksandr Prokudin, disse, num vídeo publicado na plataforma Telegram que “o exército russo cometeu mais um ato de terror” e alertou que a água deverá atingir “níveis críticos” dentro de cinco horas.

O Ministério do Interior ucraniano pediu aos residentes de 10 aldeias na margem direita do rio Dnipro e de partes da cidade de Kherson que reúnam os documentos essenciais e animais de estimação, desliguem os aparelhos elétricos e abandonem as casas.

Imagens que circulam nas redes sociais, e que parecem ser de uma câmara de vigilância, com vista para a barragem, mostram um foco de luz, uma explosão e a barragem a desabar.

Volodymyr Zelenskyy, que já chamou “terroristas” aos russos por causa deste alegado ataque, convocou uma reunião de emergência, do Conselho de Segurança.

Rússia ou Ucrânia?

Em resposta, Moscovo disse que a barragem desmoronou “devido a danos” causados pelo conflito, confirmando que os terrenos próximos estão a sofrer inundações.

“A barragem não aguentou, um suporte desabou e a inundação começou”, disse uma fonte à agência de notícias oficial russa TASS.

O autarca da cidade ocupada de Nova Kakhovka disse que, por volta das 02:00 (23:00 de segunda-feira em Lisboa), as forças ucranianas realizaram “uma série de ataques à central hidroelétrica de Kakhovka, que destruíram as válvulas”.

Também de acordo com a TASS, Vladimir Leontiev disse a água estava a sair da represa “de forma incontrolável”.

O governador russo de Kherson reforçou: foi a Ucrânia a destruir a barragem para “desviar as atenções da contra-ofensiva falhada”.

Milhares de pessoas em risco

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia considera que este pode ser o “maior desastre tecnológico na Europa em décadas”.

Dmytro Kuleba reforça no Twitter que foi a Rússia a destruir a barragem: “A Rússia colocou centenas de civis em risco. Este é um crime de guerra hediondo”.

Segundo a empresa que gere centrais hidroeléctricas na Ucrânia, a Ukrhydroenergo, a barragem de Kakhovka ficou completamente destruída e que não pode ser recuperada.

O governador ucraniano de Kherson avisou que cerca de 16 mil pessoas “na zona crítica na margem direita de Kherson” – estão em risco por causa das inundações.

Segundo Oleksandr Prokudin, Tyaginka, Lviv, Odradokamyanka, Ivanivka, Mykilske Tokarivka, Ponyativka, Bilozerka e Ostriv foram total ou parcialmente inundados. “Achamos que mais locais serão inundados“, avisou.

O governador confirmou que está a decorrer a evacuação dos moradores.

A agência russa RIA Novosti actualizou os números: há 14 territórios em risco e 22 mil pessoas estão em zonas de possíveis inundações.

(artigo actualizado às 10h36)

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

29 Comments

    • A Ucrânia já tentara várias vezes atacar a barragem, quando a margem direita do Dnipre ainda estava sob controlo russo. Não tenho a menor dúvida de que foram eles a fazer uma vez mais um ataque à barragem. Mas os anti-russos patológicos não podem largar mais este osso…

      • Sr Comunista

        As pessoas não são burras!

        Vocês poderão constatar isso mesmo nas próximas eleições!

      • Obviamente que foram os russos. O tapete está a fugir-lhes por todo o lado. Até já têm ataques no seu próprio território. Tu andas é distraído e não percebes o que se está a passar. Ouve o Prigozhim e perceberás o que se passa. Ministério da defesa russo envolvido em esquemas em prol das elites do país. Exército mal preparado e com armamento jurássico. Os resultados estão à vista de todos. O desespero leva a atos como este da barragem.

      • Não sei se todos os comunistas apoiantes russos são est*pidos, ou se se tornam apoiantes russos por o ser, mas as coisas parecem estritamamente ligadas.

      • Nuno quanto recebe dos russos para difundir propaganga falsa? Talvez seja funcionário do PZP e seja pago para isso.

    • Não te preocupes, daqui a 70 anos, e com muita propaganda os Russos vão acabar a ser tão amados quanto os Israelitas. E os Ucranianos, por responder à violência com violência, vão ser chamados de terroristas.

  1. UCRÂNIA grande pais e grande povo que virou a pagina contra a invasão e super potência que é a Rússia ‘ que de certo vai ganhar inquestionavelmente. E NÓS Europeus…estariamos dispostos a lutar pela liberdade que temos? As democracias tendem em se esgotar…em que nivel estamos?
    A mim pode faltar dinheiro, Liberdade é que não.

  2. Quem não tem informação privilegiada, deve remeter-se ao silêncio. Como saber quem destruiu a barragem? Estamos em guerra, a desinformação é vital.

  3. Nos tempos de D. João I, ouve portugueses que se passaram para o lado de Castela e combateram contra os interesses nacionais de Portugal….as guerras foram, são e serão sempre assim.

  4. Ninguém de boa-fé pretende ver destruída a Rússia como país; da mesma forma, também ninguém deseja ver eliminada a sua pacífica e inocente população civil; mas, já quanto à oligarquia russa que é a única responsável pela criminosa agreção à uma UCRÂNIA soberana… essa sim, deve ser completamente destruída…!!! Isto mesmo, para uma total segurança de toda a EUROPA…!!!

  5. Uma guerra é uma guerra , tudo é possível, desde a informação á desinformação, por isso está longe de se saber o que aconteceu…estes comentaristas de algibeira não sabem nada do que dizem…não passam de propagandistas…
    a

  6. A forma como a barragem foi destruída não deixa qualquer margem para dúvidas. Nunca poderia ser um ataque exterior. Logo, quem dominava a barragem eram os russos. E de igual modo, quem é que tem claramente vantagem com este acontecimento? Os russos, uma vez mais. Este episódio não só atrasará a contra-ofensiva ucraniana como a condicionará totalmente nas próximas semanas.

  7. Existe um facto importante que me leva a concluir que vivemos num mundo cada vez mais perigoso, com manipulação da opinião pública: a ucrania abriu as comportas das barragens a montante da barragem destruída, o que amentará os efeitos das inundações.

    • Neste caso não há qualquer margem para dúvidas, tiveram de ser necessariamente os russos a destruir a barragem. Nunca esta destruição poderia ter sido provocada por fora. Foi detonada por dentro. Isso é claro.
      Qualquer militar com conhecimentos mínimos de artilharia sabe isto. Tente outra versão que essa não pega. Tenta desinformar alertando para os perigos da desinformação… Fica-lhe mal.

  8. E só coincidência,…
    O ucranianos são uns bacanos, nunca fariam uma tal coisa.
    O facto que 80% das áreas afectadas estão em território controlado pelos ‘malditos’ russos, não tem nada a ver com isso.
    Além disso, já sabemos que os russos até se bombardeiam a eles próprios nas imediações de Central Nuclear de Zaporizhia, só para culparem os ucranianos.
    Claro,…

    • O que aconteceu apenas atrasa a contra-ofensiva. De igual modo, a estrutura da barragem só poderia ser destruída por dentro e nunca por um míssil ou obus externo. Logo foram necessariamente os russos. Tenta novamente que desta vez esforçaste-te pouco. Acho que nem tu acreditas no que acabaste de escrever.

  9. Eu não acreditou que seja Rússia ou os Russos a distruir a barragem.poruqe onde há guerra sempre procura-se o culpado.e sempre que um inicia uma luta,e outro reagir são culpados os dois. Eu nunca deixo alguém me machucar porquê eu quero defender os meus interesses.tenho filhos e preciso defender-os primeiro.isto é, evitando lutar com pessoas.sou pisado,penso disculpas para evitar vergonha com os meus filhos.
    A guerre da muitas culpas aquém inicia,mas temos que pensar em todas possibilidade antes de julgar.Ninguem me bate sem eu ter li provocado.ai comessa o barulho.

    • Ó Júlio… há mínimos para vir aqui verter verbo, pá. Assim ninguém te entende. Vai lá acabar a segunda classe e depois volta cá.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.