Esta barra de ouro asteca foi perdida pelos espanhóis durante a “Noite Triste”

Uma barra de ouro encontrada, na Cidade do México, nos anos 80, fazia parte do tesouro asteca saqueado pelos conquistadores espanhóis há 500 anos.

Em 1981, um trabalhador encontrou, na Cidade do México, uma barra de ouro durante a construção de um banco. Agora, investigadores dizem que o artefacto fazia parte do tesouro roubado da capital asteca, há cinco séculos, por Hernán Cortés e outros conquistadores espanhóis, avança a revista Newsweek.

Uma equipa do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH) analisou a barra de ouro, com quase dois quilos, e chegou à conclusão de que foi perdida durante a chamada “Noite Triste”, uma batalha que ocorreu, em 1520, entre as forças astecas e espanholas na capital Tenochtitlan.

De acordo com o diretor do Templo Mayor Project (PTM) — uma iniciativa arqueológica do INAH que está a escavar o complexo principal de Tenochtitlan —, Leonardo López Luján, esta barra é uma “peça chave” do puzzle deste evento histórico.

Durante a retirada espanhola, a barra de ouro foi atirada num dos canais que atravessavam a então capital asteca e o Lago de Texcoco, que entretanto foi seco.

Segundo Luján, o local onde a barra foi encontrada corresponde ao canal asteca de Toltecaacaloco, que Cortés e os seus homens usaram para fugir. As suas características aproximam-se das barras de ouro mencionadas em fontes que descrevem este evento histórico.

Cientistas da Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM) conduziram uma análise raio X com um equipamento conhecido pelo nome “Sandra”, tendo revelado que a barra consistia em cerca de 76,2% de ouro, 20,8% de prata e aproximadamente 3% de cobre.

Quando chegaram a Tenochtitlan, em 1519, Cortés e os seus homens foram inicialmente bem recebidos pelo imperador asteca Moctezuma. Porém, avança a agência France France-Presse, a relação entre ambos azedou e os espanhóis fizeram do imperador refém.

Em junho de 1520, Cortés — que iniciou a sua expedição sem autorização oficial — soube que o governador espanhol em Cuba havia enviado um grupo de soldados para prendê-lo. O espanhol deixou o tenente Pedro de Alvarado no comando e foi com parte do seu exército lutar contra os soldados que chegavam, derrotando-os.

No entanto, com Cortés fora, Alvarado recebeu a informação de que os astecas estavam a planear um ataque contra si, tendo ordenado que atacassem e matassem nobres e padres desta civilização.

Tal como seria de esperar, os astecas revoltaram-se e sitiaram o complexo onde os espanhóis estavam hospedados e onde mantinham Moctezuma em cativeiro. Quando voltou, Cortés percebeu a terrível situação em que se encontravam e tentou deixar a cidade à noite, a 30 de junho, levando o máximo de tesouros que conseguissem carregar.

 

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

TAP desvia passageiros do aeroporto do Porto para Lisboa

A TAP está a desviar passageiros do Porto para Lisboa. Os passageiros que já tinham viagem marcada na rota Genebra-Porto ou Porto-Genebra estão a ser "transferidos" para Lisboa. O plano de retoma de rotas da TAP …

Jogador do PSV afastado dos treinos após participar em manifestação antiracismo

O jogador do PSV Denzel Dumfries foi afastado dos treinos até ao final da época. O jogador holandês participou num protesto contra o racismo nos Países Baixos. Denzel Dumfries, defesa do PSV, foi esta quinta-feira afastado …

Turismos de Portugal e Espanha querem "confinar" população na Península Ibérica. Fronteiras só abrem em julho

Os Turismos de Portugal e Espanha estão a preparar campanhas de promoção para captar os 55 milhões de habitantes dos dois país durante o verão. De acordo com o semanário Expresso, Portugal e Espanha preparam-se para …

Autocarro do Benfica apedrejado. Casas de jogadores vandalizadas com ameaças

O autocarro benfiquista foi apedrejado após o jogo com o Tondela. Além disso, a casa de alguns jogadores foram grafitadas com ameaças, nomeadamente a de Pizzi. O autocarro do Benfica foi atacado após o empate frente …

Rio só está à espera de Marcelo. E não se compromete com o Orçamento

O presidente do PSD deu uma entrevista à TSF, na qual afirmou que só está à espera que Marcelo Rebelo de Sousa avance para anunciar o apoio do partido à sua recandidatura. Em entrevista à TSF, …

Contrariando as autoridades, Hong Kong assinala aniversário de Tiananmen. "Podem reprimir as nossas atividades mas não o nosso espírito"

Evocando razões de saúde pública devido à pandemia, as autoridades de Hong Kong proibiram a vigília de quinta-feira que visava assinalar o 31.º aniversário do massacre de Tiananmen. As aglomerações com mais de oito pessoas …

Governo pondera criar nova contribuição sobre a banca para financiar Segurança Social

O Governo de António Costa está a estudar a criação de uma contribuição adicional de solideriedade sobre o setor bancário para ajudar a financiar a Segurança Social e fazer face aos custos de resposta à …

Arqueólogos encontram rara ferramenta de caça com 300 mil anos

Arqueólogos encontraram uma ferramenta de madeira utilizada na caça há 300 mil anos. É muito raro encontrar artefactos paleolíticos feitos de madeira, realça o autor do estudo. Uma equipa de investigadores da Universidade de Tübingen e …

Twitter não descarta suspender conta de Donald Trump

Um alto responsável da plataforma digital Twitter não excluiu a suspensão da conta da Donald Trump caso o Presidente norte-americano prossiga a publicação de mensagens incendiárias que transgridam as regras daquela rede social. Com 81,7 milhões …

Patrões agradados com o plano do Governo. PSD diz que "é muito fraco"

Enquanto patrões e sindicalistas ficaram bastante satisfeitos com o Programa de Estabilização Económica e Social apresentado pelo Governo, o PSD deixou duras críticas. Esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros, onde foi aprovado o plano …