Um barco de pesca russo afundou-se no Mar de Barents, sendo que 17 dos 19 membros da tripulação que seguia a bordo estão desaparecidos, informou o Ministério russo para Situações de Emergência.
De acordo com as autoridades, duas pessoas das 19 que compunham a tripulação foram resgatadas. Em causa está o congelamento do barco, que navegava a temperaturas inferiores a -20º C. “Duas pessoas foram resgatadas”, afirmou em comunicado a entidade, acrescentando que está em curso uma busca pelos restantes membros da tripulação.
As autoridades disseram que a causa provável do naufrágio foi o congelamento do barco, uma vez que a zona onde o barco navegava registava temperaturas inferiores a 20 graus abaixo de zero.
O navio de pesca, registado no porto de Murmansk (noroeste da Rússia) sob o nome “Onega”, afundou-se perto do arquipélago de Nueva Zembla.
“Quando começou a afundar, enviou vários SOS, automática e manualmente”, disse uma fonte citada pela agência de notícias Interfax.
Vários barcos de pesca que operavam na zona vieram em auxílio da “Onega” e conseguiram salvar dois dos tripulantes, acrescentou.
// Lusa