Barcelona vai entrar em campo…sem adversário?

Alejandro Garcí­a/EPA

Marcos Alonso e Robert Lewandowski em treino do Barcelona

Uma decisão polémica sobre Lewandowski fez o plantel do Espanhol ponderar a participação em nova edição do dérbi de Barcelona.

Um dérbi de Barcelona só com uma equipa em campo? Estranho.

Primeiro, o contexto.

Ainda em Novembro, Robert Lewandowski foi suspenso por três jogos. O Comité de Competição justificou a decisão: o avançado do Barcelona faltou ao respeito ao árbitro Gil Manzano quando foi expulso contra o Osasuna.

O Barcelona já tinha protestado a decisão na altura e apresentou uma medida cautelar no Tribunal Administrativo do Desporto (TAD) e no Tribunal Central Contencioso de Madrid.

O TAD não deu razão ao clube e parecia, por isso, que o castigo iria manter-se. Mas o Tribunal Central Contencioso de Madrid concedeu a medida cautelar e, assim, Lewandowski pode jogar já.

Este anúncio do Barcelona surgiu nesta sexta-feira. Ou seja, na véspera do dérbi com o Espanhol.

O Espanhol reagiu logo, em comunicado: “Achamos isto insólito, a 24 horas do jogo. Não há requisitos que justifiquem esta medida cautelar. São danos irreparáveis aos adversários do Barcelona e à competição. Esta decisão de última hora condiciona totalmente esta jornada. E está aberto um precedente”.

Horas depois, novo comunicado a anunciar que não haverá qualquer director do Espanhol nas bancadas do Camp Nou, neste jogo.

E outro assunto polémico foi abordado neste segundo comunicado: nenhum adepto do Espanhol (dos que compraram bilhetes de forma individual) pode entrar no estádio do rival com camisolas, bandeiras ou cachecóis do seu clube. “Apoiaremos a equipa à distância. Vamos lutar, mais do que nunca, por algo mais do que três pontos”.

A rádio Cadena COPE indicou que a direcção do Espanhol consultou os seus advogados porque ponderou nem aparecer para jogar. O Barcelona iria entrar sozinho no dérbi.

No entanto, o jogo deve mesmo avançar. Já na manhã deste sábado, dia de jogo, o Comité de Competição reuniu-se para analisar um protesto formal do Espanhol. Mas respeitou a decisão do tribunal: “Resume-se a isto: o Comité não pode anular uma resolução judicial”.

Barcelona-Espanhol, 13h, neste sábado. O dérbi catalão mais quente dos últimos anos.

O Barcelona está no segundo lugar do campeonato, o Espanhol está no penúltimo lugar.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.